Rayssa Leal encerrou o ano de 2023 com o vice-campeonato no Mundial de skate street, que ocorreu em Tóquio. Mesmo que não tenha ficado com o ouro, a jovem skatista teve um ano repleto de conquistas.
A primeira delas foi em fevereiro. A Fadinha, como Rayssa é conhecida, venceu o Mundial de Sharjah, nos Emirados Árabes.
Com a conquista, a jovem, de apenas 15 anos, somou mais 80 mil pontos no ranking para as Olimpíadas de Paris.
Rayssa Leal conquista segundo ouro em 2 meses
O segundo ouro de Rayssa em 2023 foi na Liga Mundial de Skate Street. Assim, a Fadinha terminou com o título da primeira etapa do ano da SLS em Chicago, nos Estados Unidos.
Na disputa, a brasileira, que estava em terceiro lugar, teve nota 8,4 e virou o jogo, terminando com o somatório de 31,4.
Bicampeonato no skate street do X-Games
No mês seguinte, foi a vez de Rayssa Leal brilhar no X-Games em Chiba, no Japão. Assim, a skatista brasileira superou as japonesas Momiji Nishiya e Rizu Akama e ficou com a medalha de ouro.
Inclusive, essa foi a segunda vitória da Fadinha nos X-Games. A primeira foi no ano passado e, coincidentemente, também em Chiba.
Outubro vitorioso para a Fadinha do skate
A última competição antes dos Jogos Pan-Americanos foi a etapa australiana da Liga Mundial de Skate Street, em Sydney. No entanto, Rayssa Leal foi superada pela adversária australiana, Chloe Covell, e ficou com a medalha de prata.
Na final, Chloe conseguiu virar para cima de Rayssa, após um 9,0 na última volta. Assim, terminou com 33,4, contra 31,8 da skatista brasileira.
Mas, nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, a jovem voltou ao topo do pódio. Assim, com a pontuação 236,98, Rayssa Leal garantiu a medalha de ouro para o Brasil.
Ver essa foto no Instagram
E o pódio teve mais uma atleta brasileira, Pâmela Rosa, que ficou com a prata, com 211,34 pontos.
Rayssa Leal fecha o ano com mais conquistas
Iniciando o último mês do ano, Rayssa foi campeã da SLS Super Crown, torneio da elite mundial, que foi disputado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Assim, a Fadinha venceu a etapa final da Liga Mundial de Skate Street.
Foi o bicampeonato da Super Crown, pois a skatista já havia vencido a etapa final da Liga Mundial no ano passado, que ocorreu no Rio de Janeiro.
Por fim, veio o vice-campeonato mundial em Tóquio, após derrota para a japonesa Yumeka Oda. Nas pontuações, 261,90 para Rayssa, contra 265,75 da atleta local.
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.