O surf na Olimpíada estreou na edição de Tóquio em 2021. A modalidade foi um grande sucesso e terminou coroando Italo Ferreira e Carissa Moore como os primeiros campeões olímpicos da história do esporte.

Agora, em Paris 2024, será um dos esportes mais peculiares dos Jogos. Tudo isso por conta da modalidade ocorrer no Taiti, que fica na América, a mais de 10.000 km de distância da França.

Por que o surf na Olimpíada de Paris 2024 não é na França?

Gabriel Medina
Gabriel Medina é um dos favoritos ao ouro em Paris 2024 – Divulgação/WSL

Para quem não entende nada sobre o esporte, a questão do surf na Olimpíada de Paris 2024 não acontecer na França é uma dúvida recorrente. Para te ajudar, o Esportelândia trouxe um conteúdo completo explicando o assunto.

A França não possui boas ondas para receber a competição olímpica de surf?

Os franceses têm um litoral extenso de 3.427 km. Dentro desse espaço, a onda de Hossegor é o principal destaque do país e fez parte da elite do circuito mundial da WSL por muitas temporadas.

Foi em Hossegor que um jovem brasileiro começou a trilhar um caminho de vitórias no circuito mundial. Esse surfista foi Gabriel Medina, que conquistou o evento em sua estreia, com apenas 17 anos de idade, em 2011.

Medina ainda chegaria em mais três finais e conquistaria mais dois títulos na França nas temporadas seguintes. Dessa forma, se o surf na Olimpíada de Paris fosse em Hossegor, Gabriel seria o grande favorito.

No entanto, a época do ano em que a Olimpíada acontece não coincide com boas condições em Hossegor. Dessa forma, foi necessário optar por um caminho diferente.

Teahupo'o foi a escolha óbvia

Apesar das muitas polêmicas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) optou por valorizar a história que a onda de Teahupo'o, no Taiti, tem na modalidade. Vale ressaltar que a região é maior ilha da Polinésia Francesa, colônia do país europeu.

A onda do local é considerada uma das mais perfeitas do mundo, apesar ser extremamente perigosa por conta dos corais rasos.

Teahupo'o foi palco de disputas épicas durante suas edições nas últimas décadas. Em Paris 2024, alguns dos melhores atletas do mundo vão lutar em ondas tubulares por uma medalha. Esse é o caso de Gabriel Medina e John John Florence.

A previsão em Teahupo'o é mais segura, já que existem boas ondas no local durante os meses de julho e agosto. É por conta desses motivos que o surf na Olimpíada não acontece na França e sim no Taiti, também um território francês.

Horário diferente do restante das competições será um dos aspectos do surf na Olimpíada

Como o surf na Olimpíada não vai ocorrer na França e sim no Taiti, os horários serão totalmente diferentes para os brasileiros que acompanham o evento.

Paris está cinco horas à frente do Brasil, enquanto Teahupo'o tem sete horas a menos. Dessa forma, o surf terá um horário exclusivo, pois quando o dia de competição terminar em Paris, ainda teremos provas de surf ocorrendo no Taiti.

Polêmicas com a estrutura e preocupação com atletas inexperientes

Quem pensa que a escolha por Teahupo'o foi tranquila se engana. O COI fez exigências de uma nova e moderna torre para os juízes da competição. A estrutura usada para essa construção poderia prejudicar os corais e a onda.

Etapa de Teahupo’o no Taiti: história, vencedores e curiosidades
A WSL utiliza uma estrutura de madeira que não prejudica o meio ambiente em Teahupo'o [WSL/Kirstin]
Dessa forma, manifestantes locais e ao redor do mundo fizeram petições para vetar o projeto da torre, que precisou ser alterada até ficar mais sustentável e não prejudicar a natureza.

Outro assunto que gerou polêmica foi a questão de surfistas inexperientes arriscando suas vidas em uma onda grande e de forte consequência, como no caso de Teahupo'o.

Para isso, a Associação Internacional de Surf recomendou que todos os atletas usem capacetes durante a competição e organizou viagens de treinamento para os atletas inexperientes se adaptarem ao local.

Agora que você já sabe o porquê do surf na Olimpíada ser fora da França, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: