Na estreia da esgrima em Paris 2024, Nathalie Moellhausen enfrentou a canadense Ruien Xiao, causando preocupação aos torcedores.
A atleta, de 38 anos, passou mal durante o terceiro tempo do combate, necessitando de atendimento médico.
O duelo foi interrompido por alguns minutos para que ela fosse atendida. Em fevereiro deste ano, Nathalie descobriu um tumor benigno na região do cóccix e vem enfrentando dores crônicas no local desde então.
GUERREIRA!
Nathalie Moellhausen passou mal durante o duelo de estreia na esgrima. Ela descobriu um tumor no cóccix recentemente, chegou a ser hospitalizada, mas recuperou e competiu na raça.
Toda força para a nossa esgrimista!
— Dibradoras (@dibradoras) July 27, 2024
Quem é Nathalie Moellhausen?
Nathalie Moellhausen, nascida em 1 de dezembro de 1985 em Milão, é uma esgrimista ítalo-brasileira, campeã do Campeonato Mundial de Esgrima de 2019.
Filha do alemão Philippe Moellhausen e da estilista ítalo-brasileira Valeria Ferlini, Nathalie obteve a nacionalidade brasileira e decidiu representar o Brasil em competições internacionais. Atualmente mora em Paris e é treinada por Daniel Levavasseur.
Nathalie ganhou títulos tanto no Mundial quanto no Europeu na categoria espada. Nos Jogos Pan-Americanos de 2015, ela ganhou a medalha de bronze após perder nas semifinais para a norte-americana Katharine Holmes.
Nos Jogos Olímpicos de verão de 2016, Nathalie venceu três combates e chegou às quartas de final, terminando entre as oito melhores, um feito histórico para a esgrima brasileira em Olimpíadas, igualado depois por Guilherme Toldo.
Ver essa foto no Instagram
Em 2018, foi eleita a melhor esgrimista do ano no Prêmio Brasil Olímpico. No ano seguinte, em 2019, Nathalie conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil no Campeonato Mundial de Esgrima, realizado na Hungria.
Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizados em Santiago, no Chile, Nathalie integrou a equipe brasileira de espada, juntamente com Amanda Simeão, Victoria Vizeu e Ana Beatriz Bulcão.
A equipe brasileira derrotou a Colômbia por 45 a 34 e a Venezuela por 45 a 35, antes de vencer o Canadá na final por 45 a 40, conquistando a medalha de ouro.
Essa foi a primeira medalha de ouro da esgrima do Brasil nos Jogos Pan-Americanos desde 1967 e a primeira da esgrima feminina brasileira. Nathalie anunciou que esta foi sua última competição por equipes.
Cirurgia de Nathalie Moellhausen marcada
Com o diagnóstico de um tumor benigno confirmado, Nathalie Moellhausen passará por uma cirurgia no dia 31 deste mês.
Após a derrota para a canadense Ruien Xiao por 15×11, Nathalie afirmou que não estava em condições de conversar com a imprensa e que fará isso após a cirurgia.
??Nathalie Moellhausen está com um tumor nas costas. É um tumor benigno e havia sido liberada para participar da Olimpíada. Tem cirurgia marcada para o dia 31.
Mesmo com dores, a atleta brasileira não quis desistir do sonho dos Jogos.
?: COI pic.twitter.com/m713Knizjp
— Esportelândia ? (@esportelandia) July 27, 2024
Essa não é a primeira vez que Nathalie precisou de atendimento médico. A esgrimista brasileira usou suas redes sociais para relatar os últimos dias de preparação para as Olimpíadas.
Ela ficou internada por cinco dias devido a fortes dores nas costas e precisou tomar morfina para aliviar a dor. Nathalie foi liberada do hospital poucos dias antes da competição.
Saiba mais sobre as Olimpíadas:
- Olimpíadas da Antiguidade: história e modalidades disputadas
- Medalhas olímpicas do Brasil: edições, atletas e TODOS os pódios
Repórter da Web Rádio Bate Fundo Esportivo, que conta com mais de 700 mil inscritos no YouTube. Com experiência em veículos como Futebol na Veia, SPFC 24 Horas, PL Brasil e Minha Torcida. Colabora com Lakers Brasil e Esportelândia desde 2023.