Na estreia da esgrima em Paris 2024, Nathalie Moellhausen enfrentou a canadense Ruien Xiao, causando preocupação aos torcedores.

A atleta, de 38 anos, passou mal durante o terceiro tempo do combate, necessitando de atendimento médico.

O duelo foi interrompido por alguns minutos para que ela fosse atendida. Em fevereiro deste ano, Nathalie descobriu um tumor benigno na região do cóccix e vem enfrentando dores crônicas no local desde então.

Quem é Nathalie Moellhausen?

Nathalie Moellhausen, nascida em 1 de dezembro de 1985 em Milão, é uma esgrimista ítalo-brasileira, campeã do Campeonato Mundial de Esgrima de 2019.

Filha do alemão Philippe Moellhausen e da estilista ítalo-brasileira Valeria Ferlini, Nathalie obteve a nacionalidade brasileira e decidiu representar o Brasil em competições internacionais. Atualmente mora em Paris e é treinada por Daniel Levavasseur.

Nathalie ganhou títulos tanto no Mundial quanto no Europeu na categoria espada. Nos Jogos Pan-Americanos de 2015, ela ganhou a medalha de bronze após perder nas semifinais para a norte-americana Katharine Holmes.

Nos Jogos Olímpicos de verão de 2016, Nathalie venceu três combates e chegou às quartas de final, terminando entre as oito melhores, um feito histórico para a esgrima brasileira em Olimpíadas, igualado depois por Guilherme Toldo.

Em 2018, foi eleita a melhor esgrimista do ano no Prêmio Brasil Olímpico. No ano seguinte, em 2019, Nathalie conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil no Campeonato Mundial de Esgrima, realizado na Hungria.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizados em Santiago, no Chile, Nathalie integrou a equipe brasileira de espada, juntamente com Amanda Simeão, Victoria Vizeu e Ana Beatriz Bulcão.

A equipe brasileira derrotou a Colômbia por 45 a 34 e a Venezuela por 45 a 35, antes de vencer o Canadá na final por 45 a 40, conquistando a medalha de ouro.

Essa foi a primeira medalha de ouro da esgrima do Brasil nos Jogos Pan-Americanos desde 1967 e a primeira da esgrima feminina brasileira. Nathalie anunciou que esta foi sua última competição por equipes.

Cirurgia de Nathalie Moellhausen marcada

Com o diagnóstico de um tumor benigno confirmado, Nathalie Moellhausen passará por uma cirurgia no dia 31 deste mês.

Após a derrota para a canadense Ruien Xiao por 15×11, Nathalie afirmou que não estava em condições de conversar com a imprensa e que fará isso após a cirurgia.

Essa não é a primeira vez que Nathalie precisou de atendimento médico. A esgrimista brasileira usou suas redes sociais para relatar os últimos dias de preparação para as Olimpíadas.

Ela ficou internada por cinco dias devido a fortes dores nas costas e precisou tomar morfina para aliviar a dor. Nathalie foi liberada do hospital poucos dias antes da competição.

Saiba mais sobre as Olimpíadas: