Uma recente declaração de Lionel Messi colocou praticamente um ponto final nas especulações sobre sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, atualmente com 36 anos e jogando pelo Inter Miami, esclareceu sua posição sobre o assunto em entrevista onde comentou sobre as dificuldades de conciliar o torneio olímpico com seus compromissos na Copa América e as exigências físicas que sua idade coloca.
Lionel Messi deixa claro que são poucas as chances de disputar Paris 2024
Messi explicou que a Copa América, marcada para o meio de 2024, será uma prioridade na sua carreira.
O craque argentinou ainda abriu o jogo sobre a complexidade de se manter em alto nível competitivo por um período longo, o que incluiria a sequência entre a Copa América e os Jogos Olímpicos.
É difícil porque estamos na Copa América. Seriam dois, três meses seguidos sem estar no clube e, mais do que tudo, não tenho idade para estar em todas. Tenho que escolher com cuidado.
A ausência prolongada de Messi também teria um impacto dentro do clube que joga, o Inter Miami, da liga americana de futebol.
A participação nos Jogos Olímpicos, além da Copa América, significaria uma ausência longa dos treinos por parte do argentino. Isso poderia acabar afetando a campanha do time na Major League Soccer (MLS).
O Inter Miami, que é considerado um dos melhores da liga desde a chegada de Messi, conta com sua presença para manter o momento positivo. Ou seja, a ausência de dois a três meses poderia influenciar negativamente a equipe, algo que Messi está claramente ciente.
Copa América pode ser o último torneio internacional
A possível decisão de não participar dos Jogos Olímpicos também pode ser vista como uma visão a respeito da longevidade da carreira de Messi.
Aos 36 anos, ele continua sendo um jogador chave tanto para seu clube quanto para a seleção argentina. Por outro lado, a necessidade de priorizar certas competições sobre outras é uma realidade para qualquer atleta que está vendo uma luz no fim do túnel quando o assunto é aposentadoria.
Messi, que já conquistou quase todos os títulos disponíveis no futebol, incluindo a Copa do Mundo de 2022, a Liga dos Campeões, e múltiplos campeonatos nacionais, está agora em uma fase onde a carreira engatinha para os passos finais.
Ver essa foto no Instagram
Assim, sua escolha de focar na Copa América em vez dos Jogos Olímpicos é algo estratégico para prolongar sua carreira e continuar contribuindo em alto nível ao invés de se arriscar disputando um calendário insano por três meses.
Veja também: À la Messi, Darlan estabelece recordes nunca vistos na Superliga Masculina
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.