O curling é um esporte realizado em pistas de gelo e formado por equipes de duas ou quatro pessoas, que têm como objetivo lançar pedras o mais próximo possível do alvo.
A modalidade é praticada desde o século XVI nos lagos congelados da Escócia. O primeiro clube de curling surgiu em 1716, o Kilsyth Curling Club. No século XIX, as primeiras regras foram criadas. Ele fez parte da primeira edição dos Jogos de Inverno, em 1924, mas só retornou ao programa olímpico em 1998.
O Brasil tem um histórico pequeno no Curling, possui equipe nacional só em 2009, o Brasil já participou de mundiais e também realizou campeonatos nacionais. Mas se movimenta para mudar isso, pois desde 2020 conta com um espaço para prática da modalidade, em São Paulo. O investimento total ficou entre R$ 2 milhões e R$ 2,5 milhões, todo privado. O local conta com três pistas de curling de tamanho oficial, as primeiras da América Latina.
Ver esta publicação no Instagram
História de Giulia Rodriguez no Curling
Giulia Rodriguez concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia durante a COB Expo e comentou sobre o começo do curling em sua vida:
Cheguei na Arena como patinadora e a minha mãe jogava Curling, enquanto me esperava. Um dia ela me disse pra experimentar. Nunca mais larguei! Ela fez me encantar pelo esporte”
Quando perguntada sobre a experiência de participar da exposição, Giulia Rodriguez comentou:
Amei a experiência desse evento, conhecer esportes que não conhecia antigamente. Tudo é muito importante. É muito orgulho poder divulgar o nosso esporte, que é pouco conhecido.”
Siga no Esportelândia e confira nossos outros conteúdos sobre a COB Expo.
- Hortência opina sobre o cenário do Basquete e chances em Paris 2024
- Medalhista Olímpica no vôlei, Virna aponta favoritos para a Superliga 2023
- Presidente da CBBoxe aponta preocupação para o Pan-Americano
- Maicon Andrade mira Olimpíada histórica para o Taekwondos brasileiro em 2024
- CBK sobre apoio financeiro: “Alguns estados não contribuem em nada… isso faz uma grande diferença”