Esta semana, entre os dias 25 e 29 de setembro, ocorre a COB EXPO. O evento é uma iniciativa que visa aproximar o movimento olímpico aos fãs, assim reúne gestores, atletas, ex-atletas, indústria, praticantes e fãs do esporte no mesmo local, Desse modo, impulsiona todas as modalidades.

O objetivo é levar ao público toda a emoção que envolve os esportes olímpicos e evidenciar a importância deles para o desenvolvimento social e econômico do país. A COB EXPO – A Feira de Todos os Esportes, é o 1º parque temático esportivo que irá propiciar experiências, relacionamento, educação, performance e negócios.

Como não podia deixar de acontecer o Esportelândia marcou presença no evento para trazer o melhor conteúdo possível. Sendo assim, o repórter Gilvan Alves conversou com Maicon Andrade, o primeiro medalhista do Taekwondo brasileiro, sobre a importância da COB EXPO, o futuro do esporte e psicologia esportiva. Confira!

A COB EXPO

Como dito anteriormente, o evento visa aproximar os fãs do esporte e seus praticantes. Além disso, a feira vai contar com palestras, cursos, quadras poliesportivas, pista de skate, de corrida, arenas de artes marciais, quadras de basquete, tudo que envolve o esporte Olímpico.

A lista de palestrantes e convidados conta com várias personalidades ligadas as federações, a organização de eventos esportivos, comunicação, entre outros. Alguns deles são: Adalberto Almeida, CEO da Squadra Unique Sports, Alaor Gaspar, Presidente da CBTM, Alberto Cavalcante, Presidente da CBTKD, Alessandra Menga, Fundadora da Alessandra Menga Marketing e Agenciamento.

Assim também, Álvaro José, Jornalista do Grupo Band, Anderson Varejão, Embaixador Global do Cleveland Cavaliers, André Azeredo, Analista de Desempenho do COB, Andrea Lopes, Campeã PAN-AMERICANA de Surf, Beatriz Baby, Membra da Comissão de Atletas do COB, Camila Ferezin, Treinadora da Seleção Brasileira de Conjunto, Carla Di Piero, Psicóloga do COB e Carol Barcellos, Repórter do Grupo Globo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @cob_expo

Maicon Andrade e a fomentação esportiva

Um dos atletas brasileiros que marcaram presença na COB EXPO foi Maicon Andrade, o primeiro medalhista Olímpico do Taekwondo do país. O atleta conquistou o bronze no evento Rio 2016. Ao Esportelândia, Andrade demonstrou toda a alegria de fazer parte da iniciativa e como contribui para o atleta:

É maravilhoso, acho que o COB EXPO tinha que acontecer mais vezes. É importante ter essa integração do atleta de alto rendimento com as pessoas, as crianças, jovens, isso ajuda a fomentar o esporte, a acender uma chama no coração das pessoas.

Isso ajuda até a mim, que sou atleta do alto rendimento, poder vim aqui distrair, brincar, falar da minha história, treinar com os meninos, ensinar um pouco do Taekwondo e convido todos, para vim ao C
OB EXPO, que é maravilhoso, e aqui no nosso estande do Taekwondo”.

Maicon Andrade também pontuou como eventos desse porte podem ajudar a fomentar e a disseminar ainda mais o esporte no Brasil:

É algo tão lindo que não dá para mensurar o quão grande é. Eu sempre bato na mesma tecla, é primeira vez que eu venho e eu acredito que tem que ter mais no nosso país. Isso que falta para gente, ter mais eventos assim, ter mais aglomeração.

Trazer mais os atletas de alto rendimento para vim aqui interagir com todo mundo, brincar, tirar foto, dar risada, ver as tecnologias, o rumo que o esporte está criando, ver as coisas novas que estão chegando, o conhecimento das regras gerais de todas as modalidades, isso é o esporte é isso cara, isso é lindo”.

O cenário do Taekwondo Brasileiro

A arte marcial foi responsável por 21 medalhas para o Brasil na história dos Jogos Pan-americanos, sendo quatro ouros, seis pratas e 10 bronzes. Já nas Olímpiadas foram duas medalhas: Flávia Falavigna, bronze em Pequim 2008, e Maicon Andrade, bronze na Rio 2016.

Quando questionado por Gilvan Alves, repórter do Esportelândia, sobre o momento do Taekwondo do país, o medalhista Olímpico mostrou otimismo. Além disso, já colocou uma meta para Paris 2024:

Com certeza. Tanto masculino quanto feminino estão na correria e na briga da vaga direta pela classificação Olímpica. Agora é a nossa reta final, e com a graça de Deus, acho que o Taekwondo vai trazer essas vagas Olímpicas e vamos no nosso futuro poder trazer essa medalha. Então, todo mundo trabalhando duro, todo mundo dedicado, semana que vem a gente já embarca para a China, a perspectiva em alta”.

A importância da psicologia no esporte

Maicon Andrade também foi perguntado sobre a ajuda psicológica no esporte. Dessa maneira, o atleta apontou a importância dos profissionais para o melhor desenvolvimento da pessoa:

É importante para aquele atleta que passa por momentos difíceis na carreira e não sabe lidar. Alguns falam que é um tabu, outros falam que é uma situação difícil, mas é aquilo é muito bom, é muito importante você ter uma mente boa. Porque às vezes não é só treinar, não é só chutar, não é só correr, não é só pular, não é só bater a meta. Isso o técnico pode ensinar, vamos passar isso para você, mas a vontade de ganhar é você que tem que ter, se você não tiver você nunca vai ganhar”.

Assim também, Andrade contou como a parte mental é muito importante para a performance atlética de alto rendimento, mas também na vida cotidiana:

Por exemplo, se eu tenho uma dificuldade para lutar com certo adversário, tenho dificuldade com tal país. Então, vamos quebrar esse bloqueio emocional e vamos corrigir aqui, se é um problema mental, vamos corrigir, porque o que manda muito é a mente, se a mente está boa, está blindada.

Muitos atletas já tem isso naturalmente e outros que precisam, mas não sabem. Então, fica, se tudo aquilo que é para somar em positivo para você, que vai te ajudar na sua carreira como atleta, profissional ou não, ou na sua vida, acho bom fazer, ir atrás, isso é importante. A psicologia esportiva também é muito importante, ajudou muitos atletas”.