O 41° Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica irá pisar pela primeira vez em solo brasileiro, um marco significativo no cenário esportivo nacional. Além disso, será o primeiro Mundial de ginástica sediado em toda a América do Sul.
A novidade divulgada nesta semana pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), pelo Ministério do Esporte do Brasil e pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), confirma a escolha do Rio de Janeiro para sediar o evento nove anos após os Jogos Olímpicos.
Premiando a Ginástica Rítmica brasileira
O anúncio vem justamente no ápice da modalidade brasileira e acaba sendo uma espécie de premiação indiretamente, destacando o prestígio internacional conquistado pelo país.
A FIG também definiu e divulgou as datas escolhidas para as disputas e serão de 20 a 24 de agosto de 2025, o anfitrião pretende proporcionar uma plataforma única para atletas de todo o mundo da ginástica rítmica e não de decepcionar nesta estreia.
Visto que essa oportunidade histórica não apenas consolida a posição do Brasil como anfitrião de eventos esportivos, mas também destaca o crescimento e a ascenção alcançados pelo país na modalidade.
Entusiasmo brasileiro
Com seis medalhas olímpicas na ginástica artística, o Brasil vem realizando campanhas notáveis, destacando a conquista de todos os ouros nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 e posições alcançadas no Mundial de 2023.
Diante do anúncio da cidade sede do Campeonato Mundial reflete não apenas a importância do evento para a comunidade esportiva global, mas também ressalta o papel crucial desempenhado pelo Brasil na promoção e desenvolvimento contínuo da ginástica rítmica na América Latina.
Enquanto Cuba e Porto Rico já receberam eventos de ginástica, o Brasil se prepara para escrever um novo capítulo esportivo, buscando impulsionar o esporte em toda a região.
Palavra de quem entende
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende falou da evolução do país na modalidade esportiva e disse que o fato de sediar o evento internacional é
Ao longo deste período de 14 anos, já obtivemos grandes conquistas, como medalhas olímpicas e de Mundiais de todas as cores. O Brasil se firmou primeiro como potência reconhecida da ginástica artística e esse mesmo processo se repete com a ginástica rítmica. Mas devo dizer que receber o direito de organizar, em solo brasileiro, me dá uma emoção diferente.
https://x.com/cbginastica/status/1727751630055997833?s=20
O Ministro do Esporte do Brasil, André Fufuca celebrou o anúncio inédito da cidade do país como sede e prevê que será uma oportunidade de mostrar a grandiosidade das atletas brasileiros.
É com muito orgulho que podemos dizer que o Brasil ganhou o direito de ser sede do Mundial de Ginástica Rítmica de 2025, que será realizado na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro. Mostraremos, nas figuras de nossas ginastas, toda a grandiosidade, dedicação e competência da mulher brasileira.
De acordo com o vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Ginástica (Consugi), Ricardo Resende pontuou que o evento inédito é algo de imensa importância para o país.
Este é um momento histórico, não só para a ginástica do Brasil, mas também de toda a América do Sul. Termos um Mundial de Ginástica Rítmica pela primeira vez em nossa região é um acontecimento que se reveste de uma importância incomensurável.
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.