Depois de conquistarem uma histórica medalha de prata no Campeonato Mundial de 2023, a equipe feminina de ginástica artística do Brasil almejava ansiosamente seu primeiro ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizados em Santiago, Chile.
Entretanto, na final que ocorreu neste domingo, 22 de outubro, o Brasil repetiu a conquista da medalha de prata, não contando com a presença de Rebeca Andrade.
Rebeca Andrade é poupada na disputa contra os EUA
🥈🥈🥈PRATA
Equipe feminina fica com a prata na ginástica artística com 161,564 contra 165,196 dos 🇺🇸USA
🇧🇷BRA sofreu sem o solo da Rebeca e com passagem ruim nas barras.
BRA segue sem este ouro em Jogos Pan-Americanos pic.twitter.com/qUc8JF3e4G
— Os Olímpicos (@osolimpicos) October 22, 2023
Poupando Rebeca Andrade na apresentação do solo, a equipe brasileira realizou sua performance na última subdivisão, conquistando um total de 161.564 pontos.
A seleção dos Estados Unidos, que não contou com a presença de Simone Biles, mas teve Jordan Chiles, medalhista de prata em Tóquio 2020, garantiu o ouro com 165.196 pontos. Enquanto isso, o Canadá assegurou o bronze, totalizando 154.230 pontos.
Embora o ouro não tenha sido conquistado, a segunda posição alcançada nesta edição do Pan-Americano iguala o melhor resultado da equipe feminina na história da competição, que ocorre após 16 anos.
Em 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil também conquistou a medalha de prata, mais uma vez ficando atrás das norte-americanas. Além disso, a equipe brasileira possui um histórico de cinco medalhas de bronze (1983, 1999, 2003, 2015 e 2019).
Você ama outros esportes? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Ginástica brasileira e Rebeca Andrade seguem em destaque no cenário mundial
View this post on Instagram
Além disso, a chance de conquistar o ouro permanece viva nas finais individuais. Rebeca Andrade se qualificou para a final do salto com a nota mais alta e ocupa a segunda posição nas barras assimétricas e na trave.
Flávia Saraiva avançou com a terceira melhor nota no solo, na trave e no individual geral, e ocupa a quinta colocação nas barras assimétricas. Júlia Soares conquistou o quarto lugar no solo, enquanto Jade Barbosa também se classificou para a final do individual geral.
Esta foi a segunda medalha do Brasil na ginástica artística nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
No último sábado, dia 21, a equipe masculina garantiu a medalha de bronze com 245.394 pontos. Os Estados Unidos conquistaram o ouro e o Canadá a prata.
As finais do individual geral estão programadas para segunda-feira, dia 23, com os homens competindo às 13h e as mulheres às 18h, horário local e de Brasília.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e saber mais da modalidade? Confira aqui no Esportelândia:
- Brasil cria recorde HISTÓRICO contra Estados Unidos no Pan 2023
- Jogos Pan-Americanos 2023: Brasil bate próprio recorde no 1º dia
- Veja todos os brasileiros medalhistas no Jogos Pan-Americanos 2023
- Veja o quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos 2023
- Raducanu expõe a verdade por rodízio de técnicos e choca fãs
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.