fbpx
Futebol de campo, Futsal, Futebol de areia, Bossaball, Rush goalie e muito mais! Conheça os principais tipos de futebol ao redor do mundo!

Principal entidade de futebol do mundo, a Fifa organiza as principais competições de diferentes versões do esporte mais popular. Além do futebol de campo, a entidade controla o futsal e o futebol de areia. Mas esses não são os únicos tipos de futebol praticados ao redor do planeta.

Você sabia que há competições de futebol de pântano? E o bossaball, você sabe como funciona?

Não se preocupe se você não conhecia essas modalidades. Estamos aqui para te explicar todos os detalhes dos diferentes tipos de futebol. Confira!

Infográfico: conheça os 11 tipos de futebol

Infográfico Tipos de Futebol

Quais são os tipos de futebol?

  • Futebol de campo
  • Futsal
  • Futebol de areia
  • Bossaball
  • Futevôlei
  • Futebol society
  • Showbol
  • Futebol paralímpico
  • Rush goalie
  • Futetênis
  • Futebol de pântano

Tipos de futebol: variações vieram desde o início da história

No início de sua história, as regras do futebol eram bem diferentes do que acompanhamos hoje nas principais competições.

Ainda no começo do século 19, o esporte era similar ao rugby e permitia que todos os jogadores agarrassem a bola com as mãos. Foi somente em 1863 que as primeiras regras do football association foram estabelecidas.

Desde então, as regras do futebol mudaram diversas vezes e o esporte foi modernizado. Além disso, surgiram diversos outros tipos de futebol, principalmente em consequência do local onde seria praticada a modalidade.

Para que o futebol fosse disputado em quadras e ginásios, como o vôlei ou o basquete, nasceu o futebol de salão. Já na areia, surgiu o beach soccer. Em campos menores, é disputado o futebol society.

E outras variações não param de surgir.

Veja, a seguir, quais são os tipos de futebol praticados ao redor do mundo.

Futebol de campo

Esporte mais popular do mundo, o futebol de campo é disputado por 11 jogadores e é a modalidade mais tradicional entre os diferentes tipos de futebol já criados.

É no futebol de campo que estão os principais times, as grandes estrelas e o principal evento esportivo: a Copa do Mundo.

Messi e Cristiano Ronaldo futebol de campo

Porém, a competição mais antiga do futebol é a Copa da Inglaterra. O torneio da terra da rainha foi disputado pela primeira vez em 1871, 8 anos depois de as regras do futebol serem unificadas pela Football Association (FA) e 59 anos antes de ser disputada a primeira Copa do Mundo.

Futsal

Se a Copa do Mundo de futebol de campo é disputada desde 1930, o Mundial de Futsal foi realizado pela primeira vez em 1989.

Porém, o futsal nasceu como futebol de salão na década de 1930. A adaptação para as quadras tem equipes formadas por 5 jogadores e surgiu no Uruguai, pouco antes de chegar ao Brasil.

O futebol de salão foi criado pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM (Associação Cristã de Moços), de Montevidéu. Já em 1935, os professores João Lotufo e Asdrúbal Monteiro, também da ACM, trouxeram a modalidade para as quadras brasileiras.

Falcão Futsal

Além de ser jogado por times de 5 atletas, o futsal é disputado em dois tempos de 20 minutos cada, com o cronômetro parando toda vez que a bola não está em jogo.

Desde 1990, o futsal está sob a chancela da Fifa.

Futebol de areia

Outro tipo de futebol que está nas mãos da Fifa é o futebol de areia, ou beach soccer. Essa versão nasceu nas praias brasileiras e a oficialização de suas regras aconteceu apenas no início da década de 1990.

Em 1992, Brasil, Estados Unidos, Itália e Argentina disputaram um torneio em Miami Beach, com os brasileiros saindo campeões.

Futebol de areia

O futebol de areia é disputado com times de 5 jogadores. Cada partida tem três tempos de 12 minutos, e o jogo é paralisado cada vez que é marcada uma falta.

Desde 2004, a Fifa passou a organizar a Copa do Mundo de beach soccer.

Futebol society

Popularmente chamado de futebol society, o futebol de 7 é uma das variações mais praticadas, com equipes formadas por 7 jogadores e disputada em campos de grama natural ou sintética.

Futebol society

A grande diferença entre o futebol society e o futebol de campo está nas dimensões do campo.

Diferentes federações ao redor do mundo organizam campeonatos e já há grandes equipes, inclusive no Brasil, que mantêm equipes desse tipo de futebol, com atletas profissionais.

Showbol

O showbol é similar ao futebol society, mas tem algumas particularidades que merecem destaque. A principal delas é ter um campo cercado por paredes de acrílico. Quando a bola bate nas paredes laterais, a bola segue em jogo.

Showbol

Oficialmente, os campos de grama sintética têm 42 metros de comprimento por 22 metros de largura, e os jogos são disputados em dois tempos de 25 minutos.

A primeira versão do showbol foi criada em 1969 pelo ex-jogador de campo húngaro Joe Martin, que atuou pelo Ferencváros e pela seleção húngara. Porém, esse tipo de futebol se tornou mais popular no Brasil, apenas na década de 1990, com disputas entre times formados por estrelas que passaram pelos campos, como Djalminha.

Futebol de pântano

Se o futebol de campo foi criado na Inglaterra, o futebol de pântano começou na Finlândia.

Futebol de pântano

O esporte foi criado em 1997 por esquiadores finlandeses, que treinam nos pântanos durante o verão. Há registros de mais de 200 times dessa modalidade ao redor do mundo.

A prática na lama tem forte exigência física. O campo tem 25% do espaço do futebol de campo, as partidas duram dois tempos de 13 minutos, e os times são formados por 6 jogadores.

Futebol paralímpico

Assim como acontece com o basquete em cadeira de rodas, por exemplo, o futebol paralímpico é uma versão do futebol para pessoas com algum com algum comprometimento físico-motor.

As duas principais versões do futebol paralímpico são o futebol de cinco, para jogadores com deficiências visuais, e o futebol de sete, para atletas com paralisia cerebral.

Futebol paralímpico

As regras do futebol de campo são utilizadas como referência para o futebol paralímpico, com mudanças em relação ao campo de jogo, equipamento e número de jogadores.

As adaptações são feitas, principalmente, para o que esporte esteja adequado às limitações enfrentadas pelos atletas que o disputam.

Rush goalie

O rush goalie é uma variação do futebol society em que o papel do goleiro é mais flexível que o normal.

Qualquer jogador pode assumir a função de goleiro, mas um por vez. Na prática, quem estiver mais próximo da trave será o responsável por defender o gol e terá a autorização para usar as mãos.

Quando sua equipe retomar a posse de bola, o jogador que era o goleiro volta a jogar na linha.

Esse tipo de futebol é mais comum entre crianças e não tem competições formais, como as citadas anteriormente.

Futevôlei

Prática comum nas praias de todo o litoral brasileiro, o futevôlei, como indica o próprio nome do esporte, é uma mistura das regras do futebol com o vôlei. Mas mais do que o voleibol de quadra, a modalidade é similar ao vôlei de praia.

Futevôlei

Do futebol, vem a proibição de usar as mãos. Os jogadores utilizam, principalmente, os pés e a cabeça, embora seja comum vermos toques de peito e de coxa.

Do vôlei de praia, são herdadas as quadras com dimensões similares e as redes. Além disso, as equipes podem dar apenas três toques antes de passar a bola para o lado da quadra adversária, sendo que um jogador não pode dar dois toques consecutivos.

O futevôlei pode ser disputado por duplas, trios ou times de quatro jogadores.

Futetênis

O futetênis é outro tipo de futebol que nasceu da mistura com outro esporte, dessa vez o tênis.

Futetênis

Em uma quadra como a de tênis, cada uma das duas equipes deve passar a bola por cima da rede utilizando a cabeça ou os pés.

A altura da rede é variável, e o esporte pode ser praticado tanto individualmente quanto por duplas.

Bossaball

Muito mais do que a mistura de dois esportes, o bossaball envolve um pouco de futebol, ginástica, vôlei e capoeira.

Bossaball

Disputado por duas equipes, o bossaball é praticado sobre uma quadra inflável, com dois trampolins separados por uma rede.

O belga Filip Eyckmans foi o responsável pela criação do bossaball no início do século 21.

Com o impulso dos trampolins, os jogadores podem utilizar os pés para “cortarem” a bola como em jogos de vôlei e em movimentos similares aos feitos na capoeira.

Seja no campo, na quadra, na areia ou até mesmo em um pântano, futebol será sempre um esporte com muitos praticantes ao redor do mundo.

Agora que você conhece vários tipos de futebol, aproveite para saber tudo sobre as principais competições no Brasil, na América do Sul e na Europa:

Ficha Técnica
Título
Campo, quadra ou areia: conheça os 11 tipos de futebol!
Resumo
Foi somente em 1863 que as primeiras regras do football association foram estabelecidas.Desde então, as regras do futebol mudaram diversas vezes e o esporte foi modernizado. Além disso, surgiram diversos outros tipos de futebol, principalmente em consequência do local onde seria praticada a modalidade.
Autor

Comentários

Salvar