Marcelo, Philipp Lahm, Roberto Carlos e mais: descubra qual é o melhor lateral-esquerdo do mundo na atualidade e na história!

Quem é o melhor lateral-esquerdo do mundo na atualidade?

Quem foi o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos?

Perguntas difíceis, né? Mas fique tranquilo que a gente te ajuda! Destrinchamos os principais campeonatos de futebol para selecionar os 10 melhores laterais-esquerdos da história e da atualidade.

São duas listas com dez atletas cada. E detalhe importante: os nomes estão em ordem alfabética e não em formato de ranking. Justamente para você elencar o seu top 10 preferido nos comentários. Pode ser? Então bora!

10 melhores laterais-esquerdos do mundo

  • Álex Grimaldo
  • Alex Sandro
  • Alex Telles
  • Andrew Robertson
  • David Alaba
  • Jordi Alba
  • Layvin Kurzawa
  • Lucas Digne
  • Marcelo
  • Nicolás Tagliafico

Álex Grimaldo

alex grimaldo
Grimaldo foi um dos destaques da base espanhola em 2012

Abrimos nossa lista de melhor lateral-esquerdo do mundo com Alex Grimaldo. O defensor se destacou nas categorias de base do Barcelona e compôs o time ideal da Euro Sub-19 em 2012, quando a Espanha sagrou-se campeã.

Hoje, Grimaldo é titular absoluto do Benfica. Já conquistou três títulos da Primeira Liga, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga. Suas principais características são a agilidade, a destreza e o apoio ofensivo.

Camisas de Futebol

Alex Sandro

alex sandro juventus
Alex Sandro é um dos principais laterais-esquerdos brasileiros no mundo

Escolhemos vários representantes brasileiros para figurarem nessa lista de melhores laterais-esquerdos em atividade e o primeiro é Alex Sandro, da Juventus. O defensor é conhecido pela força física, explosão, velocidade e bons cruzamentos.

Alex Sandro foi revelado na base do Athlético Paranaense, despontou com a camisa do Santos e rapidamente se transferiu para a Europa. Na Vecchia Signora, faturou quatro títulos da Serie A e três Copas da Itália.

Alex Telles

alex telles porto
Alex Telles é o titular absoluto da posição no Porto

Outro brasileiro que está arrebentando – e merece convocação para a seleção brasileira – é Alex Telles. O defensor é o dono da posição no Porto.

O jogador é ágil, inteligente, criativo e exímio cruzador. Se destacou por Grêmio, Galatasaray e agora pela equipe portuguesa. Foi um dos grandes destaques do título da Primeira Liga na temporada 2017/18.

Andrew Robertson

melhor lateral esquerdo do mundo robertson
Robertson foi o melhor lateral-esquerdo do mundo em 2019

Andrew Robertson foi o melhor lateral-esquerdo do mundo em 2019, quando realizou temporada grandiosa pelo Liverpool. O escocês é um dos principais pilares do time treinado por Jürgen Klopp.

Robbo, como é carinhosamente conhecido pela torcida vermelha, é dono de uma intensidade absurda dentro de campo. Veloz, explosivo e sempre se apresenta para atacar. Assim como o parceiro Alexander-Arnold, também possui ótimo passe.

David Alaba

melhor lateral esquerdo do mundo alaba
Alaba é um dos grandes símbolos do Bayern na última década

David Alaba é um dos grandes símbolos do Bayern de Munique na última década. Embora esteja jogando atualmente como zagueiro, foi na lateral esquerda que o austríaco se revelou ao mundo. É certamente um dos melhores da posição na atualidade!

O jogador é completo: excelente marcador e prolífico apoiador. Também sabe cobrar faltas de média e curta distância. É octacampeão da Bundesliga, tetracampeão da Copa da Alemanha, campeão da Champions League e campeão do Mundial de Clubes.

Jordi Alba

jordi alba barcelona
Alba é um dos melhores laterais-esquerdos dos últimos tempos

Jordi Alba é outro grande lateral-esquerdo dos últimos tempos. O titular do Barcelona corrigiu a carência da posição tanto no clube catalão quanto na seleção espanhola e se tornou um grande vencedor.

O defensor é dono de cinco títulos da La Liga, quatro Copas do Rei, uma Champions e um Mundial. Já pela Fúria, faturou a Euro de 2012 e a Copa das Confederações de 2013.

Layvin Kurzawa

Layvin Kurzawa
Kurzawa é uma válvula de escape ofensiva do PSG

Layvin Kurzawa é um dos jogadores mais intensos e explosivos do Paris Saint-Germain. Não à toa, tem grande identificação com a torcida parisiense.

Dentro de campo, o lateral-esquerdo se tornou uma das válvulas de escape do clube francês na fase ofensiva. Tem revezado a posição com Juan Bernat, outro bom nome da atualidade.

Lucas Digne

lucas digne
Digne é um do jogadores mais consistentes do Everton na atual temporada

O Everton é inconstante na atual temporada – melhorou um pouco com a chegada do técnico Carlo Ancelotti – e apenas alguns jogadores estão mantendo performances constantes no clube de Liverpool. E um deles é Lucas Digne.

Contratado junto ao Barcelona em 2018, o lateral-esquerdo francês se adaptou rapidamente à Inglaterra e tomou conta da posição. Digne se destaca pela liderança e cobranças de bola parada – principalmente faltas.

Marcelo

melhor lateral esquerdo do mundo marcelo
Marcelo tornou-se um multicampeão no Real Madrid

Quando está saudável e em forma, Marcelo ainda é um dos melhores laterais-esquerdos da atualidade. O brasileiro foi revelado nas categorias de base do Fluminense, chegou ao Real Madrid em 2007 e, desde então, tornou-se um multicampeão.

Veloz, técnico e extremamente habilidoso, Marcelo se destaca pelo drible e capacidade de infiltração nas defesas adversárias. Com os Merengues, foi tetracampeão da La Liga, da Champions League e do Mundial de Clubes.

Nicolás Tagliafico

Nicolás Tagliafico
Tagliafico é o lateral-esquerdo titular do Ajax

Nicolás Tagliafico foi uma das gratas surpresas do Ajax que realizou belíssima campanha na temporada 2018/19. O lateral-esquerdo argentino se firmou na posição e foi titular durante a maioria dos confrontos até aqui.

Junto ao clube holandês, Tagliafico venceu um título da Eredivisie e uma Copa da Holanda. É bom marcador, tem facilidade para distribuir passes e entende taticamente o seu papel dentro de campo.

Que tal ler mais textos sobre futebol?

10 melhores laterais-esquerdos da história

  • Ashley Cole
  • Eddie Hapgood
  • José Antonio Camacho
  • Júnior
  • Karl-Heinz Schnellinger
  • Nilton Santos
  • Paul Breitner
  • Philipp Lahm
  • Roberto Carlos
  • Silvio Marzolini

Ashley Cole

melhor lateral esquerdo do mundo ashley cole
Cole fez sucesso com as camisas de Arsenal e Chelsea

Abrimos nossa lista de melhores laterais-esquerdos da história com Ashley Cole. O inglês é considerado por muitos um dos melhores defensores de sua geração. Fez sucesso, sobretudo, com as camisas de Arsenal e Chelsea.

Cole esteve nos Invencíveis de 2003/04. Depois, se transferiu para o rival londrino em uma negociação que gerou polêmicas. Na nova casa, foi campeão da Premier League novamente e levantou a tão sonhada taça da Champions.

Eddie Hapgood

Eddie Hapgood
Hapgood foi capitão do Arsenal e da Inglaterra

Continuando na Inglaterra, é hora de falar de Eddie Hapgood. O jogador britânico foi capitão do Arsenal e do English Team durante os anos 30 e 40. Conquistou cinco títulos do Campeonato Inglês e duas taças da FA Cup.

Hapgood disputou 440 partidas pelos Gunners e marcou dois gols. O lateral-esquerdo se destacava pela força física e pelo poder de marcação.

José Antonio Camacho

jose camacho real madrid
Camacho foi o titular do Real Madrid entre os anos 70 e 90

Partindo para a Espanha, chegou a vez de apresentarmos José Antonio Camacho. O espanhol foi o lateral-esquerdo titular do Real Madrid entre os anos 70 e 90. Faturou nove títulos da La Liga, cinco Copas do Rei e duas Copas UEFA.

Se destacou pela parceria com o ponta-esquerdo Rafael Gordillo, foi um grande marcador dentro de campo e nunca deixou de se entregar ao clube Merengue. Pela Fúria, Camacho acumulou 81 partidas e duas Copas do Mundo.

Júnior

melhor lateral esquerdo do mundo junior flamengo
Júnior é um dos maiores ídolos da história do Flamengo

O primeiro brasileiro da lista de melhores laterais-esquerdos de todos os tempos é um velho conhecido da torcida Rubro-Negra: Maestro Júnior. O defensor vestiu as camisas de Flamengo, Torino e Pescara. Começou a carreira em 1974 e aposentou-se em 1993.

Júnior tinha como principais características o passe, o cruzamento e a visão de jogo. Graças a sua técnica refinada, sabia organizar jogadas ofensivas como ninguém. Em seu currículo estão títulos da Libertadores, Brasileirão, Mundial e Carioca.

Karl-Heinz Schnellinger

Karl-Heinz Schnellinger
Schnellinger levantou as principais taças do futebol com o Milan

Karl-Heinz Schnellinger foi um dos melhores laterais-esquerdos do mundo. O alemão combinava força, versatilidade e resistência. Não à toa, foi apelidado de “Volkswagen”.

Schnellinger atuou entre 1958 e 1975. Sua equipe de maior destaque foi o Milan, por onde faturou um título da Serie A, três Copas da Itália, uma Champions League, um Mundial e uma Recopa Europeia. Na seleção, foi vice-campeão do mundo em 1966.

Nilton Santos

melhor lateral esquerdo do mundo nilton santos
Nilton Santos foi o melhor lateral-esquerdo brasileiro da história

Nilton Santos foi o melhor lateral-esquerdo brasileiro de todos os tempos. O craque jogou a vida inteira no Botafogo (1948-1964) e revolucionou os esquemas táticos da época, se tornando um dos primeiros defensores a participar da fase ofensiva.

Conhecido como “Enciclopédia”, Nilton Santos era um profundo conhecedor do jogo. Sabia marcar, atacar e dar passes. Com a seleção, venceu as Copas de 1958 e 1962.

Paul Breitner

Paul Breitner
Breitner foi campeão do mundo em 74 com a Alemanha

Outro alemão de destaque na posição foi Paul Breitner, que assumiu a titularidade deixada por Karl-Heinz Schnellinger na seleção. O lateral-esquerdo atuou profissionalmente entre 1970 e 1983, com passagens brilhantes por Bayern de Munique e Real Madrid.

Polêmico fora dos gramados e habilidoso dentro dos estádios, Breitner também jogava no meio-campo. Conquistou a Copa do Mundo de 1974 – marcando gol na final – e a Euro de 1972. Já em 1981, foi eleito o segundo melhor jogador do planeta.

Philipp Lahm

melhor lateral esquerdo do mundo Philipp Lahm
Lahm é considerado um dos melhores laterais-esquerdos do futebol moderno

Opa! Mais um alemão por aqui. Philipp Lahm foi um dos melhores laterais-esquerdos da era moderna do futebol. Com exceção de um empréstimo ao Stuttgart no começo dos anos 2000, trilhou a carreira profissional inteira no Bayern de Munique.

Lahm conquistou tudo o que tinha que conquistar nos Bávaros: Bundesliga, Copa da Alemanha, Champions League, Mundial e por aí vai. Pela seleção, teve a honra de levantar o troféu da Copa do Mundo em 2014 como capitão.

Roberto Carlos

roberto carlos real madrid
Roberto Carlos foi dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol

O último brasileiro da lista é o glorioso Roberto Carlos. Ídolo do Real Madrid – por onde disputou 370 partidas e marcou 57 gols – foi dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol. Suas faltas de longa distância eram espetaculares.

Pelos Merengues, Roberto Carlos levantou troféus da La Liga (4x), Champions League (3x) e Mundial (2x). Pela seleção, foi o titular absoluto da posição na campanha que culminou em título da Copa do Mundo de 2002.

Silvio Marzolini

Silvio Marzolini argentina
Marzolini foi o melhor lateral-esquerdo que a Argentina já viu

Fechamos a lista com o melhor lateral-esquerdo que a Argentina já viu! Estamos falando de Silvio Marzolini, que jogou entre 1959 e 1972 com as camisas de Ferro Carril Oeste, Boca Juniors e seleção. Venceu cinco títulos do Campeonato Argentino e uma Copa da Argentina.

E aí? Faltou algum nome nesse texto especial sobre o maior lateral-esquerdo do mundo? Deixe sua opinião nos comentários e venha debater conosco!

Leia mais:

*Última atualização em 20 de março de 2020

Comentários

Salvar
27 Compart.
Compartilhar2
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin25