O influenciador Gorgonoid, bastante conhecido no fisiculturismo, trouxe à tona uma questão crucial que respondem uma das perguntas mais feitas sobre o universo do fisiculturismo natural.
Em suas análises, ele aponta para um fator que impede o pleno crescimento desse segmento em comparação ao fisiculturismo convencional, que faz uso de esteroides anabolizantes.
Segundo Gorgonoid, o principal obstáculo enfrentado pelo fisiculturismo natural é a falta de atratividade e reconhecimento em relação ao cenário convencional.
Ele argumenta que atletas com genéticas privilegiadas, capazes de alcançar ganhos imensos de massa muscular, muitas vezes optam por migrar para o bodybuilding convencional, onde o uso de recursos ergogênicos é mais comum. Mas tudo tem um porquê.
Veja também: Rafael Brandão revela sonho no Arnold Ohio e confessa seu maior pesadelo
Por que o fisiculturismo natural não dá certo?
A justificativa para essa migração está na visibilidade e nas oportunidades oferecidas pelo circuito convencional, onde não há doping.
Enquanto o fisiculturismo natural enfrenta uma visibilidade limitada e uma história pouco relevante no cenário esportivo, o bodybuilding convencional oferece aos atletas a chance de competir em eventos de grande importância, como o Olympia, considerado o ápice da modalidade.
Dessa forma, os competidores com potencial para se destacar optam por seguir o caminho que lhes oferece as melhores oportunidades de sucesso e reconhecimento.
No bodybuilding convencional, eles têm a possibilidade de almejar o topo do pódio em eventos de grande importância, o que impulsiona suas carreiras e os coloca em destaque no cenário esportivo. Além de financeiramente ser mais atrativo em termos de premiações e patrocínios.
De fato, a ausência de incentivos e reconhecimento faz com que os atletas mais talentosos busquem outras oportunidades fora do nicho natural, prejudicando ainda mais o crescimento e desenvolvimento do fisiculturismo sem o uso de drogas.
Ver essa foto no Instagram
Uma saída interessante para esse cenário seria criar um ambiente propício para o surgimento de novos talentos e proporcionar oportunidades reais de crescimento e sucesso dentro desse segmento.
Algumas marcas, como a Max Titanium, estão investindo no esporte. Porém, vale esperar os meses se passarem para ver se o investimento resultará em crescimento no fisiculturismo natural.
Veja também: Essa é a academia mais cara do mundo e vale mais de MEIO BILHÃO de reais
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.