A ginástica rítmica do Brasil fez história neste domingo (7). A Seleção Brasileira composta por Giovanna Silva, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira e Victória Borges, garantiu o ouro na prova de cinco arcos na etapa de Portugal da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica.

Brasileiras fazem história na ginástica rítmica

Após conseguirem um bronze inédito na prova geral em uma etapa da Copa do Mundo em março, a ginástica rítmica do Brasil segue quebrando marcas e alcançando resultados expressivos.

De fato, agora as brasileiras conquistaram simplesmente uma medalha dourada inédita para o país na prova dos cinco arcos. Uma das mais difíceis da ginástica rítmica, necessitando de muito entrosamento entre as atletas.

A Seleção Brasileira entrou confiante ao som de “I Wanna Dance With Somebody”, clássica canção de Whitney Houston. Dessa forma, a equipe conseguiu uma apresentação inspirada, acertando todas as colaborações de aparelhos e fazendo bonito perante a torcida portuguesa.

As ginastas deixaram a quadra em comemoração, sabendo da boa apresentação, no entanto, quando a nota brasileira saiu, a festa foi geral. O Brasil conquistou 34,600 pontos, deixando para trás Espanha (34,450) e Itália (33,800), medalhistas desta mesma prova no mundial do ano anterior.

Ouro inédito! Ginástica rítmica do Brasil faz história em Portugal
As meninas da ginástica rítmica brasileira fizeram história. Divulgação CBG

Classificatória sem brilho do Brasil

Na fase classificatória, a Seleção Brasileira passou sem muito brilho, na sétima colocação. Porem, nesta tarde de domingo (7),  as ginastas surpreenderam em Portugal, dando um show e desbancando as favoritas para ficar com o ouro inédito:

Estamos muito felizes e realizadas de conseguir cumprir a nossa série neste último dia. Muito obrigada pela torcida e voltar a trabalhar para os próximos objetivos”, afirmou Eduarda Arakaki.

O Brasil ainda busca uma vaga nas Olimpíadas, as meninas da ginástica artística competem no mundial de Valência, na Espanha, com o sonho de disputarem os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.