Escândalo no esporte! Na última semana, o portal espanhol Relevo informou uma das maiores bombas do universo esportivo nos últimos anos. De acordo com o periódico, a Agência Antidoping da Espanha cometeu uma série de irregularidades.
Segundo as informações, o órgão espanhol permitiu que vários atletas se dopassem sem sofrer as devidas punições. Confira agora todos os detalhes desse caso que está chocando o mundo dos esportes ao redor do planeta.
Caso não é exclusivo da Agência Antidoping da Espanha
Escândalos de doping na Espanha
Conforme publicado pelo portal Relevo, a Agência Antidoping da Espanha permitiu que vários atletas se dopassem sem aplicar punições. O jornal afirma que para a entidade conseguir isso, houve uma série de erros nos processos de controle.
A princípio, a transparência dos casos, que deve ser obrigatória para que todos tenham ciência, se mostrou ausente. Outro ponto fundamental, foi uma série de tratamentos requintados na fissuras da burocracia documental, permitindo uma série de equívocos.
Quais esportes você ama? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Como o sistema foi burlado?
De acordo com a publicação, uma das principais formas de agir da entidade espanhola era deixar para comunicar o infrator no último momento possível. Por exemplo: se o limite para notificar o atleta de que ele foi pego no antidoping era de um ano, a entidade enviava o aviso por e-mail no último dia possível, e por correio.
Dessa forma, o atleta só recebia a notificação após o prazo estipulado. Sendo assim, entrava na justiça e ganhava a causa devido a demora da entidade. Assim, não sofria punição alguma.
Outra forma utilizada pela Agência Antidoping da Espanha, é justificar por meio de prescrição médica que o atleta estava apto a consumir algumas substâncias proibidas. Em caso de um resultado adverso, as prescrições também são concedidas em situações excepcionais.
Punição para entidade
Se confirmadas as acusações presentes nesse escândalo, a Espanha pode sofrer as punições e sanções muito parecidas com as que Rússia sofreu, onde o país não pode utilizar uniformes e bandeiras oficiais em evento esportivos.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Paris 2024 vai tomar medidas drásticas em relação à cerimônia de abertura no Rio Sena
- Olimpíada de Inverno da Juventude 2024 pode ter primeira atleta refugiada da história
- Brasil bate recorde de atletas para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024
- Incentivo ao esporte! Comitê Brasileiro de Clubes triplica número de atletas em 2023
- Atleta brasileiro é pego no doping e perde medalha de ouro do Pan 2023
- Ginástica Artística: história, regras, movimentos e aparelhos
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.