Draft da NBA de 2023 está marcado para o dia 22 de junho. Após a loteria definir a ordem das escolhas, as franquias da liga terão a oportunidade de contratar novas promessas para a próxima temporada.

Dessa forma, falaremos um pouco sobre o armador Tyger Campbell, que estará presente no Draft da NBA e se inspira em um polêmico nome do esporte norte-americano.

A promessa Tyger Campbell

Campbell é filho de Jennifer e Tony Campbell, que jogou basquete no Luther College. Eles deram ao filho o nome de Tiger Woods, lenda do Golfe. Campbell cresceu em Cedar Rapids, Iowa.

Ele frequentou a Escola La Lumiere em La Porte, Indiana, que ele credita por sua “entrada na masculinidade”, acrescentando: “é um lugar onde você pode aprender a ser um bom companheiro de equipe”.

De La Lumiere para o campeonato Dick's Sporting Goods e um recorde de 29–1, com média de 11,3 pontos e 7,8 assistências por jogo.

Após sua segunda temporada, Campbell foi reclassificado para a turma de 2018 porque estava à frente academicamente e sentiu que estava pronto para o basquete universitário.

Como sênior, Campbell teve uma média de 15,5 pontos e 7,2 assistências por jogo. Campbell inicialmente se comprometeu com DePaul em 8 de maio de 2017, mas retirou seu compromisso em setembro. Em fevereiro de 2018, ele assinou com a UCLA.

Começo difícil e superação no College

Durante um treino antes do início de sua temporada de calouro, Campbell sofreu uma lesão no joelho. Uma ressonância magnética revelou ser um ACL rompido e ele foi forçado a ficar de fora da temporada em que os Bruins terminaram por 17–16.

Ele foi liberado para jogar em setembro de 2019, mas foi forçado a usar uma joelheira por alguns meses. Em sua estreia universitária em 9 de novembro, Campbell marcou 15 pontos em uma vitória por 69–65 sobre o Long Beach State.

Em 3 de fevereiro de 2020, Campbell marcou 22 pontos, o recorde da temporada, na vitória sobre o Utah. Este desempenho foi parte de uma sequência de três jogos em que Campbell obteve uma média de 15,7 pontos por jogo, que ele creditou ao técnico Mick Cronin instando-o a ser mais agressivo ofensivamente.

Após postar seu primeiro duplo-duplo de 15 pontos e 11 assistências na vitória por 70 – 63 sobre o Colorado, Campbell foi nomeado o calouro da semana do Pac-12 em 24 de fevereiro. Como calouro redshirt, Campbell teve uma média de 8,3 pontos e 5,0 assistências por jogo.

Em 2021–22,  Tyger manteve o nível acima da média, com pontuações históricas e reportório invejável. Assim, o desempenho encaminhou o atleta a voos mais altos em sua promissora carreira.

Trajetória sênior

Como sênior em 2022–23, Campbell foi nomeado para a lista de observação de 10 jogadores no meio da temporada para o Prêmio Cousy.

Ele ganhou sua terceira seleção consecutiva do All-Pac-12 para o primeiro time, e recebeu menção honrosa como um All-American da Associated Press. Nas semifinais do torneio Pac-12, ele marcou 20 de seus 28 pontos, o recorde de sua carreira, no segundo tempo em uma vitória sobre o Oregon. UCLA avançou para o Sweet Sixteen do torneio NCAA de 2023.

Após a temporada, ele se declarou para o Draft de 2023 da NBA, abrindo mão do ano extra de elegibilidade concedido devido à pandemia de COVID-19.

Campbell encerrou sua carreira em segundo lugar na história do Bruins em assistências de carreira (655), atrás de Pooh Richardson (833). Ele teve apenas 217 turnovers para uma proporção de assistência para turnover de 3,02 para 1. Ele começou todos os 133 jogos e teve média de 11,1 pontos.

Homenagem a Tyger Woods

Como citado anteriormente, o nome de Tyger Campbell é uma homenagem ao atleta de Golfe Tyger Woods.

Em entrevista ao Los Angeles Times, a mãe de Tyger, Jennifer Campbell, explicou o motivo da homenagem ao golfista.

Eu estava assistindo ESPN quando estava dando à luz e pensei: ‘Qual seria um nome legal para ser ouvido quando um locutor de esportes está chamando seu nome?

Estávamos dizendo nomes em voz alta e escolhemos Tiger, e obviamente estávamos assistindo Tiger Woods e pensamos, ‘Tiger, duh, é um ótimo nome”, disse Jennifer.

O torneio que eles estavam assistindo era o Campeonato Mercedes de 2000 em Kapalua, que Woods venceu em um playoff contra Ernie Els. Foi a 16ª vitória do PGA Tour em sua jovem carreira. Hoje, esse número é de 82 vitórias. O pai de Campbell, Tony, foi quem teve a ideia de trocar o “i” por “y” para diferenciar o nome.