Nelson Piquet é um dos maiores pilotos de Fórmula 1 da história, mas não é muito popular entre fãs e pilotos pelo seu jeito de ser. Recentemente deu uma declaração polêmica sobre dois dos ícones da categoria: Ayrton Senna e Michael Schumacher.
Em uma entrevista, o brasileiro afirmou que ambos eram, em sua opinião, os pilotos mais “sujos” da Fórmula 1, referindo-se a suas atitudes e manobras agressivas nas pistas.
Piquet, conhecido por sua franqueza, compartilhou detalhes de uma disputa tensa com Senna na Hungria, que ilustram a natureza impiedosa dessas corridas.
Tinham dois pilotos da Fórmula 1 muito sujos. Um deles era o Seu Schumacher, que fazia cada coisa… Ele era desproporcional. E o outro era Ayrton Senna.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
A disputa intensa de Nelson Piquet e Ayrton Senna na Hungria
Nelson Piquet relembrou um episódio marcante da temporada de 1986, quando estava disputando o título do Campeonato Mundial de Fórmula 1 com Ayrton Senna.
Durante a corrida no Circuito de Hungaroring, Piquet estava atrás de Senna e tentava ultrapassá-lo. No entanto, Senna, como era de seu estilo, impôs uma forte resistência, utilizando uma tática agressiva.
“Ele me empurrava para a parte suja da pista”, contou Piquet, detalhando o confronto e o risco que ele enfrentou ao tentar ultrapassar o piloto brasileiro.
O Senna cercava de tudo que é jeito. Empurrava você para fora de tudo que é jeito. Eu vim atrás dele para ultrapassar ele na Hungria. E ele foi me espremendo para a parte suja da pista.
O troco de Nelson Piquet em Ayrton Senna
Piquet revelou que, em determinado momento, Senna se afastou de sua linha de corrida e forçou o adversário para uma área mais escorregadia da pista. Isso quase causou a saída de Piquet da pista, mas ele não desistiu e logo buscou uma segunda chance.
Senna largou na minha frente, passei ele. Nós fizemos o pit stop. Os caras me atrasaram e ele saiu na frente. Eu vim para passar ele na primeira vez e, quando eu saí para passar, ele foi me empurrando na parte suja da pista. Ele me espremeu.
Você pode ver, ele saiu da linha dele e foi me espremendo. Aí, na freada, eu escorreguei, e ele me passou. Eu estava disputando o título do campeonato, ele não. Limpei os pneus a volta seguinte inteira atrás dele.
Aí eu falei: “Vou de novo e vou botar do lado dele. Se ele for me espremer, eu vou mandar ele lá na arquibancada”. Mas eu vou com tudo! Acabo com a minha corrida, mas esse cara vai aprender a não fazer sacanagem.
Senna e Schumacher: manobras controversas
Para Piquet, tanto Senna quanto Schumacher usavam de táticas “sujas” para garantir vitórias e manter a liderança nas corridas.
A manobra descrita por Piquet, onde Senna lhe pressionou contra a parte suja da pista, foi uma demonstração de como o piloto utilizava sua agressividade para evitar ultrapassagens e manter o controle. No entanto, Piquet não hesitou em retaliar de forma igualmente ousada.
A agressividade de Senna foi contrabalanceada pela experiência e astúcia de Piquet, que soube usar suas próprias táticas para conseguir a ultrapassagem sem causar um grande acidente.
Um bom exemplo da vigarice de Michael Schumacher foi presenciada por Rubens Barrichello em 2010, curiosamente também no GP da Hungria de Fórmula 1.
Continue por dentro de tudo sobre Fórmula 1! Veja mais notícias no Esportelândia:
- “Ayrton Senna me disse que não conseguia se manter motivado com aqueles caras”
- “Ayrton Senna ficou irritado porque comecei melhor que ele na Fórmula 1”
- Nem Schumacher, nem Senna! Prost compara Verstappen com outra lenda da Fórmula 1
- “Senna não era apenas o melhor piloto, também fazia Prost, Berger e Mansell serem melhores na F1”
- “Michael Schumacher era ótimo na Fórmula 1, mas também deu muita sorte”