Pierre Gasly é um piloto de Fórmula 1, nascido em 7 de fevereiro de 1996, em Rouen, na França. Na temporada atual, o piloto está competindo pela Alpine.
Veja abaixo todas as informações sobre a carreira de Pierre Gasly no automobilismo, incluindo curiosidades, informações e trajetória do piloto francês.
Os primeiros passos de Pierre Gasly no automobilismo
Pierre Gasly começou no karting, onde rapidamente se destacou. Sua carreira avançou para outras competições dentro do automobilismo, incluindo a Fórmula Renault, onde competiu na Fórmula Renault 2.0 Eurocup e na Fórmula Renault 3.5 Series.
Em 2014, Gasly disputou a Fórmula Renault 3.5 Series com a Arden, parte do programa Red Bull Junior Team, e terminou como vice-campeão, consolidando sua reputação como um piloto promissor.
Em 2016, Pierre Gasly competiu na GP2 Series (agora conhecida como Fórmula 2), pilotando para a Prema Racing. Sua performance foi notável, conquistando o título de campeão da GP2 Series. Esse sucesso foi crucial para sua transição para a Fórmula 1.
Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Pierre Gasly na Fórmula 1
Toro Rosso (2017–2018)
Dando os primeiros passos da Fórmula 1 em 2017,Pierre Gasly estreou no GP da Malásia de com a Toro Rosso, substituindo Daniil Kvyat.
Por outro lado, no Grande Prêmio do Bahrein de 2018, Gasly conquistou seus primeiros 12 pontos na Fórmula 1 ao terminar em um impressionante quarto lugar, sendo um dos principais destaques da etapa.
Red Bull Racing (2019)
Em 20 de agosto de 2018, foi anunciado que Gasly iria se transferir para a Red Bull Racing para disputar a temporada de 2019, tornando-se companheiro de equipe de Max Verstappen, após a saída de Daniel Ricciardo para a Renault F1 Team.
Scuderia Toro Rosso (2019)
No mesmo ano, entretanto, a Red Bull anunciou que Gasly voltaria para sua equipe B, a Toro Rosso. A equipe julgou que o piloto não foi competitivo. Assim, trocou de lugar com Alexander Albon após o Grande Prêmio da Hungria de 2019.
Scuderia AlphaTauri (2020-2022)
Em 12 de novembro de 2019, a Toro Rosso anunciou que Gasly permaneceria na equipe, que foi rebatizada para AlphaTauri, ao lado de Kvyat, para a disputa da temporada de 2020.
Por fim, em 6 de setembro de 2020, fez história ao conquistar sua primeira vitória na categoria no Grande Prêmio da Itália, sendo esta também a primeira vitória da equipe AlphaTauri.
Foi também a primeira vitória de um piloto francês na Fórmula 1, desde o triunfo de Olivier Panis no Grande Prêmio de Mônaco de 1996. Atualmente, Pierre Gasly continua na AlphaTauri
Scuderia Alpine (2023-)
Contratado pela Alpine em 2022, Pierre Gasly disputou a Fórmula 1 2023 pela equipe britânica. Uma das principais promessas do automobilismo, o piloto francês segue buscando seu espaço na categoria, querendo conquistar grandes feitos no mundo da velocidade.
Ver essa foto no Instagram
Marcas importantes de Pierre Gasly no automobilismo
- 1 vitória na Fórmula 1: Grande Prêmio da Itália de 2020
- Campeão da GP2 Series em 2016
- Vice-campeão da Fórmula Renault 3.5 Series em 2014
- Vice-campeão da Super Fórmula Japonesa em 2017
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Stock Car 2023: regras, calendário, campeões, equipes e pilotos
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.