Antes de mais nada, John Michael Hawthorn, ou simplesmente Mike Hawthorn, é um ex-piloto de automóveis inglês que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Ferrari. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1952, no GP da Bélgica, pela Cooper. Na ocasião, ele terminou na 4ª colocação.
O COMEÇO DA CARREIRA
O britânico fez sua estreia no automobilismo em 1950 no seu 1934 Riley Ulster Imp, KV 9475, vencendo a categoria de carros esportivos de 1.100 cc no Brighton Speed Trials.
No ano seguinte, dirigindo um 1+Com 1 ⁄ 2 litros TT Riley, entrou no Motor Sport Brooklands Memorial Trophy, uma competição que durou toda a temporada em Goodwood, ganhando por um ponto. Além disso, faturou o Ulster Trophy Handicap no Dundrod e o Leinster Trophy em Wicklow naquele ano.
Em 1952, Hawthorn mudou para monopostos e durante aquela temporada venceu sua primeira corrida em um Fórmula 2 Cooper-Bristol T20 em Goodwood. Sucessos posteriores se seguiram, o que o chamou a atenção de Enzo Ferrari, que lhe ofereceu uma unidade de trabalho.
A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1
Hawthorn aceitou o convite de Enzo Ferrari e se juntou a equipe italiana. Essa parceria fez grande sucesso. O inglês foi o vencedor do campeonato de Fórmula 1 de 1958.
Com apenas uma vitória no ano contra quatro de Stirling Moss, foi beneficiado pelo cavalheirismo do seu compatriota Moss no Grande Prêmio de Portugal.
Depois de ser desclassificado por empurrar seu carro contra o regulamento da entidade, Moss intercedeu e Hawthorn pode manter seu 2º lugar, o que contribui para a vitória no campeonato um ponto à frente de Moss.
Depois de ganhar o título, Hawthorn imediatamente anunciou sua aposentadoria da Fórmula 1. Dos sete campeonatos disputados, apenas no campeonato de 1955 ele não marcou nenhum ponto embora tenha terminado três provas pela Ferrari.
Naquele ano, a equipe Mercedes venceu seis das sete provas. Foi o domínio do time prateado. No mesmo ano, Hawthorn foi o vencedor das 24 Horas de Le Mans, apesar de estar envolvido num horrível acidente que matou 82 espectadores e mutilou 76.
CURIOSIDADES DE MIKE HAWTHORN
Em Farnham , a cidade onde viveu até a época de sua morte, há uma rua chamada Mike Hawthorn Drive;
Além disso, há uma colina e uma curva com seu nome em Brands Hatch e uma curva no circuito de corrida Croft em Croft-on-Tees em North Yorkshire;
Por fim, o Hawthorn Memorial Trophy foi concedido ao piloto de Fórmula 1 britânico ou da Commonwealth de maior sucesso todos os anos desde 1959.
Foto destaque: Reprodução/ Globoesporte
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.