Não há como negar, Gabriel Bortoleto é o nome do momento no automobilismo. Depois da saída de Felipe Massa, em 2017, o Brasil nunca esteve tão perto de ter um piloto titular na Fórmula 1 como está agora. As chances são grandes de pintar na Audi em 2025.

Campeão da Fórmula 3 em sua temporada de estreia, o brasileiro também está fazendo bonito na F2, logo na sua primeira participação, ocupando o 2º lugar da classificação do campeonato, até o momento.

Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, o atleta revelou o segredo dos grandes campeões em uma modalidade tão difícil como o automobilismo e ainda usou o ídolo Ayrton Senna como exemplo, exaltando o seu legado.

Assista ao trecho da entrevista de Gabriel Bortoleto ao Esportelândia, falando sobre Ayrton Senna

Referência ao maior ídolo do automobilismo brasileiro

Em entrevista ao Esportelândia, Gabriel Bortoleto foi perguntando sobre o grande diferencial dos pilotos que se dão bem dentro do automobilismo.

Nomes importante para o cenário nacional, como Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello, Felipe Massa e Ayrton Senna possuíram características em comum, que os levaram ao desempenho de alto nível.

O atual campeão F3 acredita que o fato de correr sem medo de errar era determinante anos atrás, principalmente para grandes competidores.

Eu diria que com os anos isso foi mudando bastante. Na época do Senna, você podia testar muito mais os carros de Fórmula 1 do que você pode hoje em dia, então talvez a rápida adaptação não era algo tão importante quanto hoje.

Acho que na época do Senna [o diferencial] seria mais você não ter medo, isso é verdade. Você não ter medo, você senta no carro e coloca ele no limite. Eu acho que era nisso onde o Senna era realmente especial.

Sobre o maior ídolo da história do automobilismo brasileiro, Gabriel Bortoleto exaltou as suas principais qualidades e disse ficar impressionado em ver o que o astro era capaz de fazer dentro das pistas.

Você vê que ele fazia umas voltas totalmente no limite de bater, em Mônaco e em todas as outras pistas também, e o cara parecia que não tinha medo.

Eu acho que isso era muito especial na época dele, porque era muito comum de acidentes fatais acontecerem. E ele conseguir pilotar daquele jeito, com aquela confiança, sem medo, era algo, acredito, muito diferenciado dos outros pilotos.

Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto é o atual campeão da Fórmula 3 e um dos candidatos ao título da F2 em 2024 (Icon Sport)

A luta por uma vaga na elite do automobilismo

No entanto, quando o assunto é o atual cenário do automobilismo, Gabriel Bortoleto destaca que as coisas mudaram um pouco e, só o fato de não ter medo, já não é suficiente para se sair bem.

De acordo com o promissor piloto brasileiro, para um atleta se destacar nas principais categorias do esporte a motor, ele deve se adaptar e mostrar serviço muito rápido.

Hoje em dia, eu diria que é a rápida adaptação, porque você tem muito pouco treino e, para você se manter numa categoria como a Fórmula 1, você precisa ser muito rápido no seu primeiro ano, já de cara.

Você não pode demorar um, dois anos para você se adaptar com o carro, porque senão você vai ser demitido, essa é a verdade.

Cotado para uma vaga de titular na Fórmula 1 em 2025, Gabriel Bortoleto avisa que a adaptação é a melhor forma para se chegar na elite do esporte.

Mas nao só para chegar, se a meta é se manter entre os melhores do mundo, o bom desempenho logo de cara fará toda a diferença para garantir o seu lugar e almejar voos maiores.

Para você chegar até a Fórmula 1, você precisa principalmente andar muito bem nos seus primeiros anos de categoria. [Fazer] o primeiro ano de Fórmula 3, primeiro ano de Fórmula 2 e andar bem.

Eu acredito que isso é a rápida adaptação. É você estudar, você entender rápido o carro. Quando está na pista vai entendendo cada curva que você vai fazendo, você vai entendendo como o carro funciona e não demora dias e dias para entender.

Eu acredito que isso é a parte mais importante hoje e, é lógico, continuar com a ideia de que você não pode ter medo para fazer esse esporte.

Mentalidade de campeão para chegar na Fórmula 1

Se alguns ainda se perguntam se Gabriel Bortoleto é o nome certo para alcançar uma vaga na Fórmula 1 e se tornar um ídolo brasileiro, o próprio responde deixando clara a sua mentalidade vencedora.

É um esporte que você tem que ser tudo ou nada! Você não vai para pista pensando ‘e se eu bater?’. Não, não tem essa. Você vai para pista e se você bater, bateu. É isso. Não tem muito segredo.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: