Na manhã desta sexta-feira (23), os fãs e torcedores do automobilismo acordaram com a triste notícia da morte de ninguém menos que Wilson Fittipaldi Júnior, ex-piloto de Fórmula 1, irmão de Emerson Fittipaldi, fundadores da escuderia Fittipaldi.

Apesar de ter participado apenas de 38 corridas, sendo 35 largadas, e nunca ter vencido sequer uma prova, Wilsinho, como era conhecido, fez história na principal categoria do automobilismo mundial devido a um outro motivo: a sua equipe brasileira na F1.

Conheça a história da escuderia Fittipaldi na Fórmula 1

Escuderia Fittipaldi deixou a Ferrari para trás

Cinco anos depois da sua fundação, que acontece em 1975, a Escuderia Fittipaldi fez aquele que pode ter sido o melhor ano de sua existência na disputa do campeonato mundial de Fórmula 1.

Fazendo uma comparação direta com a Ferrari, que na época já possuía enorme tradição dentro do automobilismo, a única escuderia brasileira da história da F1 se saiu muito bem. Em 1980, a dupla de pilotos da equipe era formada por Emerson Fittipaldi, um dos fundadores da equipe, e o finlandês Keke Rosberg.

Superando o time italiano em seis corridas no ano, a Escuderia Fittipaldi terminou a classificação geral no torneio de construtores na 8ª posição, tendo somado 11 pontos ao fim da competição.

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Outros feitos importantes

Ao passo que a Ferrari, que tinha como pilotos o sul-africano Jody Scheckter e o canadense Gilles Villeneuve terminou o ano em 10º, com apenas oito pontos somados.

No entanto, deixar a Ferrari para trás não foi o único feito que a equipe conseguiu. Dois antes, a Escuderia Fittipaldi terminou a temporada da Fórmula 1 na frente de McLaren, Williams, Renault e Arrows.

A última corrida da escuderia formada por Wilson Fittipaldi fez a sua última corrida em 1982, depois de buscar apoio para seguir adiante, mas não obter sucesso.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: