Na manhã desta sexta-feira (23), os fãs e torcedores do automobilismo acordaram com a triste notícia da morte de ninguém menos que Wilson Fittipaldi Júnior, ex-piloto de Fórmula 1, irmão de Emerson Fittipaldi, fundadores da escuderia Fittipaldi.
Apesar de ter participado apenas de 38 corridas, sendo 35 largadas, e nunca ter vencido sequer uma prova, Wilsinho, como era conhecido, fez história na principal categoria do automobilismo mundial devido a um outro motivo: a sua equipe brasileira na F1.
Conheça a história da escuderia Fittipaldi na Fórmula 1
Escuderia Fittipaldi deixou a Ferrari para trás
Cinco anos depois da sua fundação, que acontece em 1975, a Escuderia Fittipaldi fez aquele que pode ter sido o melhor ano de sua existência na disputa do campeonato mundial de Fórmula 1.
Fazendo uma comparação direta com a Ferrari, que na época já possuía enorme tradição dentro do automobilismo, a única escuderia brasileira da história da F1 se saiu muito bem. Em 1980, a dupla de pilotos da equipe era formada por Emerson Fittipaldi, um dos fundadores da equipe, e o finlandês Keke Rosberg.
Superando o time italiano em seis corridas no ano, a Escuderia Fittipaldi terminou a classificação geral no torneio de construtores na 8ª posição, tendo somado 11 pontos ao fim da competição.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Outros feitos importantes
Ao passo que a Ferrari, que tinha como pilotos o sul-africano Jody Scheckter e o canadense Gilles Villeneuve terminou o ano em 10º, com apenas oito pontos somados.
No entanto, deixar a Ferrari para trás não foi o único feito que a equipe conseguiu. Dois antes, a Escuderia Fittipaldi terminou a temporada da Fórmula 1 na frente de McLaren, Williams, Renault e Arrows.
A última corrida da escuderia formada por Wilson Fittipaldi fez a sua última corrida em 1982, depois de buscar apoio para seguir adiante, mas não obter sucesso.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Vazam as primeiras informações do game EA Sports F1 24
- POLÊMICA! Günther Steiner denuncia plano de Gene Haas: “Queria acabar com tudo!”
- Campeão pela Ferrari, Daniel Serra fala a verdade sobre ida de Hamilton para a escuderia
- [Exclusivo] Felipe Drugovich abre o jogo sobre titularidade para 2025
- Galvão Bueno fala a verdade que ninguém teve coragem sobre ida de Hamilton à Ferrari
- Felipe Massa prepara ofensiva legal contra silêncio da FIA por título da F1
- Recordes de Verstappen: Barrichello é o único com coragem de falar a verdade
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.