A chegada do brasileiro Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 ainda tem dado o que falar sem ao menos ter disputado uma corrida pela sua nova scuderia, a Sauber.

Franz Tost, ex-lider da AlphaTauri, antiga Toro Rosso, comentou sobre a chegada do brasileiro na Fórmula 1, o elogiando, mas fazendo criticas sobre a sua contratação.

Ex-chefe da Red Bull critica contratação de Bortoleto

Gabriel Bortoleto foi anunciado pela Sauber como companheiro de Nico Hulkenberg para a temporada 2025 da Fórmula 1, decisão que agradou boa parte dos fãs. Contudo, o ex-diretor da Red Bull, Franz Tost, se manifestou contrariamente à promoção do piloto brasileiro.

Em entrevista a F1 inside, Tost, que comandou a AlphaTauri (antiga Toro Rosso), equipe secundária da Red Bull, até a temporada anterior, quando foi substituído por Laurent Mekies, mostrou-se insatisfeito com a escolha da Sauber de contratar Gabriel Bortoleto, atual líder da Fórmula 2. Embora reconheça o talento do brasileiro, Tost classificou a decisão como “altamente infeliz” e destacou Oliver Bearman e Franco Colapinto como alternativas que poderiam ter sido consideradas.

“Oliver Bearman saiu da pista repetidamente e parecia sobrecarregado [em Interlagos]. Franco Colapinto sofreu dois acidentes sérios [no Brasil], o que custou milhões à Williams. Politicamente, também seria uma decisão extremamente infeliz (optar por Bortoleto)”, 

“Mick ainda é jovem e venceu as duas principais categorias de base, algo que Bortoleto ainda não alcançou. Além disso, ele é muito rápido, apresentou uma evolução constante durante seus dois anos na Haas e, atualmente, em seu papel de piloto de testes, acumula vasta experiência com os carros atuais da Fórmula 1″

Confira mais textos sobre automobilismo aqui no Esportelândia: