Teddy Riner é amplamente reconhecido como o maior judoca masculino da atualidade e de todos os tempos. Com sua vitória em Paris 2024, ele se tornou tricampeão olímpico. Além disso, foi merecidamente escolhido para acender a pira olímpica na Olimpíada de Paris 2024.
E está fazendo história nesta edição das Olimpíadas. Já que conquistou duas medalhas de ouro. A primeira foi na categoria acima de 100kg e a segunda, na categoria equipes mistas.
A vitória na categoria por equipes, inclusive, foi digna de cinema, com direito a rival que tentava a revanche e virada épica e Teddy Riner decidindo a favor dos franceses.
Ficou interessado na história do lutador? Então vem com a gente! Você encontrará, a seguir, todas as informações de Teddy Riner: biografia, início no judô, medalhas conquistadas na carreira e as principais curiosidades.
Quem é Teddy Riner?
Teddy Pierre-Marie Riner é um judoca francês da categoria pesada (+ de 100kg). Ele nasceu na cidade de Les Abymes, no arquipélago de Guadeloupe, em 7 de abril de 1989.
O atleta possui graduação superior no 6º dan (rokudan) e ostenta a faixa coral (vermelha e branca) de oito anos. Ele tem 2.04m de altura, 2.12m de envergadura e pesa 130kg.
Considerado um dos maiores da história e o melhor da atualidade, Riner acumulou várias medalhas na carreira. Seus principais feitos foram: quatro ouros em Jogos Olímpicos, nove no Mundial e cinco no Campeonato Europeu.
Ele ficou invicto de setembro de 2010 a fevereiro de 2020. A sequência de vitórias foi quebrada recentemente pelo japonês Kokoro Kageura.
Como Teddy Riner começou no judô
Teddy Riner foi inscrito em um clube de esportes em Paris aos cinco anos e, desde cedo, demonstrou talento para diversas modalidades, como natação, futebol, judô, golfe, tênis e escalada.
Aos seis anos, ele se dedicou ao futebol e ao judô, destacando-se no primeiro como defensor que marcava muitos gols. Seu pai, Moïse, comentava sobre seu talento em ambas as áreas.
No entanto, Riner decidiu seguir carreira nas artes marciais, preferindo o judô por ser um esporte em que o atleta depende apenas de si. Aos 14 anos, ingressou na equipe do Pôle Espoirs de Rouen, onde foi treinado por Dominique Paolozzi.
Um ano depois, voltou a Paris para se integrar ao INSEP, o Instituto Nacional de Esporte, Especialização e Desempenho, onde foi orientado por Benoît Campargue, um dos treinadores da seleção nacional de judô.
Quantos títulos tem Teddy Riner?
Teddy Riner tem 18 títulos de grande expressão divididos em Jogos Olímpicos, Mundial, Campeonato Europeu e Jogos Mediterrâneos.
-
- 9x Mundial – 2007, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014, 2015, 2017 e 2023
- 5x Campeonato Europeu – 2007, 2011, 2013, 2014 e 2016
- 4x Jogos Olímpicos – 2012, 2016, 2020 e 2024
- 2x Mundial Aberto – 2008 e 2017
- 1x Jogos Mediterrâneos – 2009
Ver essa foto no Instagram
Teddy Riner nas Olimpíadas
Teddy Riner já conquistou seis medalhas em Jogos Olímpicos: quatro ouros e dois bronze.
A primeira participação de Teddy Riner foi em Pequim, onde ele venceu Anis Chedli (Tunísia) e Yeldos Ikhsangaliyev (Cazaquistão) nas rodadas iniciais. Nas quartas de final, foi derrotado por Abdullo Tangriev (Uzbequistão).
Riner seguiu para a repescagem, onde derrotou Andreas Tölzer (Alemanha) e João Schlittler (Brasil). Na disputa pelo bronze, superou o georgiano Lasha Gujejiani.
Em Londres 2012, Teddy conquistou a medalha de ouro após vencer, em sequência, Janusz Wojnarowicz (Polônia), Faïcel Jaballah (Tunísia), Óscar Brayson (Cuba), Kim Sung-min (Coreia do Sul) e Alexander Mikhaylin (Rússia) na grande final.
No Rio de Janeiro 2016, Riner teve outra campanha vitoriosa, derrotando Mohamed-Amine Tayeb (Argélia), Rafael Silva (Brasil), Or Sasson (Israel) e o japonês Hisayoshi Harasawa na final.
Por fim, na Olimpíada de Tóquio 2020, Teddy Riner conquistou mais duas medalhas, uma de ouro, na categoria de equipes mistas e um bronze na sua categoria, no +100 kg.
Já em Paris 2024, o francês faz excelente campanha em casa. Na final, superou Kim Minjong, com um incrível ippon, conquistando sua terceira medalha de ouro na categoria pesada.
Na disputa por equipes, mais uma medalha de ouro conquistada. Assim, a França foi bicampeã olímpica ao vencer o Japão na grande final. Inclusive, as duas seleções reeditaram a final de Tóquio 2020, e novamente com vitória francesa.
Quantas vezes Teddy Riner perdeu?
Teddy Riner foi derrotado apenas nove vezes em torneios internacionais de grande escalão.
- Óscar Brayson e Andreas Tölzer – 2006
- Paolo Bianchessi e Yury Rybak – 2007
- Yasuyuki Muneta, Abdullo Tangriev e Grim Vuijsters – 2008
- Daiki Kamikawa – 2010
- Kokoro Kageura – 2020
- Tamerlam Bashaev – 2020
Curiosidades sobre Teddy Riner
Entre 2010 e 2020, Teddy Riner permaneceu invicto, acumulando 154 vitórias consecutivas, até que sua sequência foi interrompida pelo japonês Kokoro Kageura.
Riner faz parte da equipe nacional francesa de judô desde os 15 anos. Ele passou por clubes como Paris Judo, Judo Club Bolivar, Lagardère Paris Racing e Levallois Sporting Club antes de se unir ao PSG.
Ao longo de sua carreira, Riner foi treinado por Alain Perriot, Dominique Paolozzi, Serge Dyot, Christian Chaumont e Benoît Campargue.
Na Olimpíada de Pequim, o judoca levou uma foto de seu melhor amigo, que na época lutava contra leucemia, para o pódio.
Em 2018, Teddy Riner tirou um período sabático e ficou o ano inteiro sem treinar. Ele retornou aos tatames com o objetivo de conquistar sua quarta medalha olímpica, o que o tornaria o único judoca a alcançar tal feito na história do esporte.
Seus apelidos são: “Teddy Bear” e “Big Ted”.
Recordes de Teddy Riner
- Judoca mais novo a vencer um Mundial (18 anos e 5 meses)
- Maior vencedor da história do Mundial (10 títulos)
- Maior vencedor da categoria pesada em Olimpíadas (3 ouros no +100kg e 1 por equipes)
Amplie seu conhecimento sobre artes marciais:
- Melhores karatecas do mundo: veja o top 10 da história
- Filmes de artes marciais: os 20 melhores de todos os tempos!
- Floyd Mayweather: títulos, cartel e biografia do pugilista
- Conor McGregor: biografia, títulos, recordes e curiosidades
- Conheça Manny Pacquiao: história, recordes e títulos no boxe