Você sabia que Teddy Riner é o maior judoca masculino da atualidade? O craque francês, atualmente no Paris Saint-Germain, estava invicto desde 2010, mas perdeu a invencibilidade de quase uma década no início de 2020.
Independente da derrota para o japonês Kokoro Kageura, o atleta é considerado uma lenda do esporte. Venceu dois ouros em Olimpíadas, dez mundiais e cinco torneios europeus.
Ficou interessado na história do lutador? Então vem com a gente! Você encontrará, a seguir, todas as informações de Teddy Riner: biografia, início no judô, medalhas conquistadas na carreira e as principais curiosidades.
O que você vai conferir neste post:
Quem é Teddy Riner?

Teddy Pierre-Marie Riner é um judoca francês da categoria pesada (+ de 100kg). Ele nasceu na cidade de Les Abymes, no arquipélago de Guadeloupe, em 7 de abril de 1989.
O atleta possui graduação superior no 6º dan (rokudan) e ostenta a faixa coral (vermelha e branca) de oito anos. Ele tem 2.04m de altura, 2.12m de envergadura e pesa 130kg.
Considerado um dos maiores da história e o melhor da atualidade, Riner acumulou várias medalhas na carreira. Seus principais feitos foram: dois ouros em Jogos Olímpicos, dez no Mundial e cinco no Campeonato Europeu.
Ele ficou invicto de setembro de 2010 a fevereiro de 2020. A sequência de vitórias foi quebrada recentemente pelo japonês Kokoro Kageura.
Como Teddy Riner começou no judô

Teddy Riner foi matriculado em um clube de esportes de Paris com apenas cinco anos de idade. Desde cedo ele mostrou aptidão para a vida de atleta, se destacando em várias modalidades como natação, futebol, judô, golf, tênis e escalada.
Com seis anos, se especializou no futebol e no judô. No primeiro, jogava como defensor, mas se destacava por marcar muitos gols. Seu pai, Moïse, costumava dizer que ele era talentoso em ambas as modalidades.
Riner, entretanto, resolveu seguir carreira nas artes marciais, pois as lutas são esportes em que o atleta depende apenas de si mesmo. Aos 14 anos, entrou para a equipe do Pôle Espoirs de Rouen e foi treinado por Dominique Paolozzi.
Um ano depois, retornou à Paris para integrar ao INSEP, o Instituto Nacional de Esporte, Especialização e Desempenho. Por lá, teve como mentor Benoît Campargue, um dos técnicos da delegação nacional de judô.
Quantos títulos tem Teddy Riner?
Teddy Riner tem 18 títulos de grande expressão divididos em Jogos Olímpicos, Mundial, Campeonato Europeu e Jogos Mediterrâneos.
- 8x Mundial – 2007, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014, 2015 e 2017
- 5x Campeonato Europeu – 2007, 2011, 2013, 2014 e 2016
- 2x Jogos Olímpicos – 2012 e 2016
- 2x Mundial Aberto – 2008 e 2017
- 1x Jogos Mediterrâneos – 2009
Teddy Riner nas Olimpíadas

Teddy Riner já conquistou três medalhas em Jogos Olímpicos: dois ouros e um bronze.
A primeira participação do judoca foi em Pequim. O francês venceu Anis Chedli (Tunísia) e Yeldos Ikhsangaliyev (Cazaquistão) nas primeiras rodadas. Nas quartas, foi derrotado por Abdullo Tangriev (Uzbequistão).
Riner foi para a repescagem e derrubou dois adversários: Andreas Tölzer (Alemanha) e João Schlittler (Brasil). No duelo pela medalha de bronze, superou o georgiano Lasha Gujejiani.
Em Londres, 2012, Teddy derrotou, em sequência, Janusz Wojnarowicz (Polônia), Faïcel Jaballah (Tunísia), Óscar Brayson (Cuba), Kim Sung-min (Coreia do Sul) e Alexander Mikhaylin (Rússia) na grande final.
Por fim, no Rio de Janeiro, em 2016, outra campanha vitoriosa. Teddy Riner venceu Mohamed-Amine Tayeb (Argélia), Rafael Silva (Brasil), Or Sasson (Israel) e o japonês Hisayoshi Harasawa na final.
Amplie seu conhecimento sobre artes marciais:
- Melhores karatecas do mundo: veja o top 10 da história
- Filmes de artes marciais: os 20 melhores de todos os tempos!
- Floyd Mayweather: títulos, cartel e biografia do pugilista
- Conor McGregor: biografia, títulos, recordes e curiosidades
- Conheça Manny Pacquiao: história, recordes e títulos no boxe
Quantas vezes Teddy Riner perdeu?
Teddy Riner foi derrotado apenas nove vezes em torneios internacionais de grande escalão.
- Óscar Brayson e Andreas Tölzer – 2006
- Paolo Bianchessi e Yury Rybak – 2007
- Yasuyuki Muneta, Abdullo Tangriev e Grim Vuijsters – 2008
- Daiki Kamikawa – 2010
- Kokoro Kageura – 2020
Curiosidades sobre Teddy Riner

No período em que ficou invicto, entre 2010 e 2020, Teddy Riner acumulou 154 vitórias seguidas. A sequência foi quebrada pelo japonês Kokoro Kageura.
O atleta é membro da equipe nacional francesa de judô desde os 15 anos de idade. Ele já passou por clubes como Paris Judo, Judo Club Bolivar, Lagardère Paris Racing e Levallois Sporting Club antes de chegar ao PSG.
Riner já foi treinado pelos técnicos Alain Perriot, Dominique Paolotzi, Serge Dyot, Christian Chaumont e Benoît Campargue.
Na Olimpíada de Pequim, o judoca levou para o pódio a fotografia de seu melhor amigo que, na época, enfrentava leucemia.
Teddy Riner tirou um período sabático e ficou 2018 inteiro sem treinar. O francês voltou aos tatames para tentar buscar a sua quarta medalha olímpica. Caso consiga, será o único judoca a realizar tal feito na história do esporte.
Seus apelidos são: “Teddy Bear” e “Big Ted”.
Recordes de Teddy Riner
- Judoca mais novo a vencer um Mundial (18 anos e 5 meses)
- Maior vencedor da história do Mundial (10 títulos)
- Maior vencedor da categoria pesada em Olimpíadas (2 ouros)
Chegamos ao fim desta biografia sobre Teddy Riner! Agora você sabe tudo sobre o fenômeno francês: história, títulos, curiosidades e recordes. O que achou do texto? Deixe sua opinião nos comentários!
Aproveite e continue por aqui! Também falamos de outros esportes:
- Campeonato Cearense: dados, história, campeões e artilheiros
- Ruiter Silva: história, medalhas e trajetória do nadador
- Copa da Itália: história, campeões, artilheiros e recordes
- Tudo sobre Haaland: títulos, biografia e times do atacante
- Como jogar Free Fire em 10 passos: regras, armas e mapas
*Última atualização em 17 de fevereiro de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!
Comentários