A primeira rodada da Superliga Feminina de Vôlei 22/23 segue com altas emoções e já com nível altíssimo, mesmo sendo apenas os primeiros jogos desse grande campeonato. A saber, Sesi e Maringá se enfrentaram na noite desta terça-feira (1), em Bauru. Após as paranaenses abrirem 2 x 0, a equipe paulista empatou em 2 x 2. Porém, o time visitante foi quem decidiu e levou a primeira vitória na competição.
Unilife Maringá x Sesi Bauru- Melhores momentos
1º set: Inúmeros bloqueios de Maringá
Inicialmente, a partida manteve-se bastante equilibrada. Apesar de ser início da temporada na Superliga, ambos os times já jogaram nos seus respectivos campeonatos estaduais. Assim, adquiriram bom ritmo de jogo.
Vale destacar a maestria dos bloqueios de Maringá. A saber, em 8 x 8, já foram 5 pontos nesse fundamento para as visitantes.
Sendo assim, Sesi apostou em fazer mais largadas como forma de escapar da parede paranaense. De fato, funcionou. Mas logo a equipe de Maringá se ajustou.
Como resultado de um bom início de jogo de ambos os times, o equilíbrio se manteve durante toda a parcial. Até que, na segunda metade do set, o time visitante abriu 3 pontos de vantagem em 19 x 16. Apesar disso, Sesi aproveitou de um erro de saque adversário e encostou no placar. Valdez, Fran Tomazoni e Karol Tormena se destacaram pelo lado de Maringá. Enquanto isso, Mayhara, Karina e Leia pelo lado de Bauru.
Por fim, o bom sistema defensivo e contra ataque do time visitante prevaleceram e as paranaenses fecharam em 25 x 23.
2º set: Vitória tranquila de Maringá
Diferentemente do primeiro set, este segundo começou com vantagem maringaense em 9 x 4. Por certo, o sistema de bloqueio e defesa contribuem para esse avanço. Vale ressaltar a longa passagem de Valdez no saque.
A saber, a ponteira Karol Tormena tem sido o nome desse segundo set. Como Valdez permaneceu bastante tempo no fundo, Karol esteve muito tempo na rede. E, de fato, aproveitou muito bem cada contra ataque.
Técnico do Sesi tentou fazer substituições e que colocou Jaque e Sabrina. Além disso, Karina e Thaisinha também tentaram manter Bauru vivo no jogo com ataques bastante fortes. Porém, a quantidade de pontos paulistas nesse fundamento são apenas 3. Isso se deve ao alto nível de volume de jogo que Maringá imprimiu desde a primeira parcial.
Vale ressaltar também a boa distribuição da levantadora paranaense Fran Tomazoni. Como resultado de uma boa construção de set, o time do Unilife fechou em 25 x 16.
3º set: Mudanças acertadas no Sesi
A quadra do Sesi iniciou diferente nessa terceira parcial: Lorena no lugar de Mayhara e Sabrina no lugar de Ivna. A oposta, por sua vez, já começou com 2 pontos de saque. Além disso, o sistema de jogo paulista cresceu consideravelmente. As defesas voltaram a aparecer, os ataques retornaram a ter efeito, e o ritmo de Bauru aumentou bastante. Como resultado, abriu 13 x 4.
Vale destacar a boa entrada de Sabrina. Houve uma troca de líberos em Maringá e Jéssica entrou no lugar de Tifany. Além da inversão de 5 x 1 com Laura e Laiza. A quantidade de bloqueios paranaenses caiu nesse terceiro set. Em contrapartida, a eficiência no contra ataque de Bauru foi essencial para o time avançar no placar.
Vale destacar novamente as ponteiras Karina e Thaisinha, as quais despojaram potência nos ataques e confirmaram um maior número nesse fundamento. Dessa forma, fecharam o set em 25 x 14.
4º set: Bauru se mantém vivo
Igualmente ao primeiro set, este quarto começou bastante equilibrado. Sabrina se manteve em quadra e já pontuou em todos os fundamentos pelo Sesi. Enquanto isso, Valdez reapareceu com ataques firmes por Maringá. Destacou-se também a líbero Leia, com um altíssimo aproveitamento nos passes.
Pelo time paranaense, Laiza retornou como titular e voltou com outra postura. Por outro lado, Mayhara voltou no lugar de Mayany. A saber, Lorena – que permaneceu em quadra – foi uma troca acertada. Marcou ponto em ataques e saque.
Por certo, o equilíbrio se manteve até 16 x 16. Até que, por um erro de saque de Maringá, Sesi alavancou e chegou em 23 x 16 até que a equipe visitante conseguiu marcar novamente. Apesar disso, o time da casa venceu esse quarto set por 25 x 17.
5º set: Maringá confirmou boa apresentação
Maringá retornou com outra postura no início deste tie break. Por certo, a mesma dos dois primeiros sets. A equipe paranaense abriu 4 x 0.
Como reação paulista, Bauru encosta em 5 x 7. Sem dúvidas, essa parcial estava quase como um confronto direto entre Valdez e Sabrina. As duas jogadoras eram as definidoras de seus times nesse momento do jogo.
Na metade do tie break, surgiram muitos erros de saque de ambos os times. O técnico da equipe do Paraná investiu na inversão de 5 x 1, a qual deu muito certo. Além de um ace, o saque da levantadora Laura quebrou o passe de Bauru. Assim, facilitou a construção de bons contra ataques.
Com destaque também para as centrais Fran Jacinto e Jussara, Maringá fechou o set em 15 x 11. A saber, a ponteira venezuelana Valdez ganhou o troféu Viva Vôlei.
Ufa! 🥵🏐
A primeira rodada do turno da SuperligaFeminina 1XBET chegou ao fim do jeito que a gente gosta!
Teve estreia em grande estilo do atual campeão Gerdau Minas, atuação segura do Pinheiros e cinco sets de emoção em Bauru, no duelo eletrizante entre Thaisinha e Valdez. pic.twitter.com/UdqIRNbwvU
— CBV (@volei) November 2, 2022
Unilife Maringá e Sesi Bauru – E agora?
Por fim, Sesi já tem o próximo confronto nesta sexta-feira (4). As paulistas enfrentarão o Osasco às 19h, noginásio José Liberatti. Por outro lado, Maringá terá a próxima partida em casa – no ginásio Chico Neto – contra o Pinheiros. Será na segunda-feira (7), às 20h. Ambos no horário de Brasília.
Foto destaque: Marcelo Ferrazoli/Sesi-SP
Jornalista em formação. Escolhi esse curso porque gosto muito da área de comunicação, sempre gostei de ler e escrever e me identifico com essa profissão. Tenho experiência com trabalho em equipe e com mídias sociais. Atuante na escrita com produção de textos multimídia e a adaptação destes conforme os diferentes públicos-alvo. Igualmente operante no setor audiovisual com fotografias, vídeos e edição. Integrante da equipe de comunicação da Atlética UniCarioca. Também fui responsável pelo campo administrativo e criativo da página exclusiva do voleibol. Fui componente de um programa de rádio sobre o setor cinematográfico e integro um grupo especializado em imagens: Estudo avançado em Fotografia- EAF. Já desempenhei a função de monitora de fotografia e faço parte da pastoral da comunicação- PASCOM.
Tenho objetivo de crescer como profissional e aproveitar todo aprendizado. Possuo comprometimento, proatividade e busca constante por conhecimento.