A grande final da Superliga Feminina teve partida digna de fechamento da edição 2022/23. Um duelo mineiro que já domina a principal competição do Brasil há alguns anos teve novo capítulo nesse confronto direto.
Gerdau Minas buscava seu quarto título em sequência, mas o time comandado por Paulinho voltou ao topo do Brasil após um disputado 3 x 0 que parecia mais um tiebreak. Confira mais a seguir.
Primeiro set
Em resumo, o Dentil Praia Clube teve destaque com melhor aproveitamento dos bloqueios. O início da equipe do Paulinho também foi arrasador, abrindo um 11 x 8 e ainda depois chegando a uma absurda vantagem de 18 x 10.
No entanto, surpreendentemente, as tricampeãs ainda buscaram um empate em 22 x 22. Porém, ficava aí um detalhe que faltou durante a maior parte da partida para o Gerdau Minas, inteligência emocional.
A equipe de Nicola Negro não conseguiu manter o ritmo e virar o placar. Invés disso, tentou um saque mais ousado que deu o 23 x 22 Praia Clube, alimentando o fechamento do primeiro set em 25 x 22.
Segundo set
Passada a tensão do início de jogo, o Praia Clube voltou para o segundo set melhor ainda. Dessa vez as meninas do Praia que abriram o placar e não demorou muito para criar uma vantagem de 8 x 5 no set.
Em um rally mais empolgante para o público presente no Sabiázinho, Minas e Praia revezaram na liderança do placar boa parte da partida após o 1º pedido de tempo realizado por Paulinho. No entanto, em situação parecida, o Minas chegou a perder por um ponto (21 x 20) e não conseguiu sustentar a chance de virar.
Nem mesmo o pedido de tempo do técnico italiano ajudou a equipe, perdendo novamente o set por 25 x 22.
Terceiro set; Praia Clube bicampeão da Superliga Feminina
Bloqueio, inteligência emocional e sorte. Como dizem, a sorte acompanha os campeões. Gerdau Minas é um time e tanto, um dos melhores do país. No entanto, o Praia Clube teve um grande foco durante todo o jogo. Até quando o Minas parecia virar ao empatar por 15 x 15 e depois em 24 x 24, o Praia não se apavorou.
Nesse momento, a equipe de Paulinho provou grande preparação e, de fato, sua equipe é que jogou melhor, não que as Minastenistas tenham jogado mal. Uma partida praticamente impecável, com um muro estendido quase todo o jogo, impedindo que o sonho do Tetra viesse nessa tarde de domingo (7) em pleno Sabiázinho.
Divulgada a Seleção da Superliga Feminina 2022/23
- MVP – Kisy (Minas)
- Melhor oposta – Kisy (Minas)
- Melhor levantadora – Brie King (Sesc Flamengo)
- Melhores ponteiras – Roni Perry (Sesc Flamengo) e Yonkaira Peña (Minas)
- Melhores centrais – Carol (Praia Clube) e Thaísa (Minas)
- Melhor líbero – Nyeme (Minas)
- Melhor técnico – Paulo Coco (Praia Clube)
- Jogadora revelação – Maiara Basso (Barueri)
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.