Após oito rodadas da Superliga de Vôlei, podemos perceber que, tanto na masculina, quanto na feminina, há a predominância dos times de Minas Gerais na ponta da tabela.

No feminino, o Gerdau Minas lidera a competição, com 21 pontos. Enquanto o Dentil Praia Clube é o terceiro colocado, com apenas um ponto a menos. Já no masculino, o líder é o Sada Cruzeiro, com 24 pontos e o Itambé Minas vem em terceiro lugar, com 15 pontos.

Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, o presidente do Praia Clube, Carlos Augusto Ribeiro Braga, contou a que se deve o sucesso do vôlei no estado mineiro.

Nós acreditamos que esse sucesso do vôlei em Minas Gerais se deve muito ao trabalho da Federação Mineira de Vôlei, que é a federação mais atuante no Brasil em relação a buscar eventos, trazer eventos para o nosso estado, isso gera um círculo virtuoso“, disse o presidente do Dentil Praia Clube.

Sucesso contagia outras equipes de Minas Gerais

Além das quatro equipes que figuram no topo da Superliga de Vôlei e também nos Campeonatos Mundiais, o estado de Minas Gerais também é representado por outras equipes, inclusive, na elite do vôlei brasileiro.

Na Superliga Masculina, por exemplo, há o Araguari Vôlei, o Monte Carmelo e o MOC América. Já na Superliga B, há o JF Vôlei, no masculino também, e o Mackenzie, no feminino.

Várias equipes participando, campeonatos acontecendo. Os clubes como Minas, Praia Clube, Sada Cruzeiro com estruturas muito boas para o desenvolvimento do vôlei. Isso fomenta em outras equipes, outras cidades, a também terem as suas equipes. Como Monte Carmelo, Montes Claros, a cidade de Araguari também na Superliga A. A Juiz de Fora Vôlei agora chegando à Superliga B, além do Mackenzie.

O papel da Federação Mineira na valorização das equipes do estado

Por fim, Carlos Augusto Ribeiro Braga enalteceu, mais uma vez, a Federação Mineira:

Então, isso é um trabalho que eu acredito que a Federação Mineira que conseguiu colocar Minas Gerais aí no ápice do vôlei nacional“, encerrou.