A Superliga Feminina de Vôlei é o principal campeonato da categoria no Brasil. Dessa maneira, a grande final do torneio está marcada para 7 de maio, às 10h, no Sabiazinho, em Uberlândia.

O Gerdau Minas vai enfrentar o Dentil Praia Clube na finalíssima. A saber, a decisão é disputada em jogo único, diferente das outras fases dos play-offs da Superliga que são definidas em séries melhor de três.

O Minas venceu o Osasco por 3 x 0, na UniBH Arena. Desse modo, a equipe minastenista fez 2 x 0 na série semifinal contra o time paulista. Sendo assim, a equipe mineira se credenciou para a sua quarta final de Superliga Feminina seguida. 

Nicola Negro fala sobre o triunfo

Após o término da partida Nicola Negro, o técnico do Minas, falou um pouco sobre a temporada da equipe. Em entrevista coletiva o treinador pontuou a diferença da escalação titular de um ano atrás:

Foi uma campanha disturbada, no começo da temporada foi muito disturbada por fatores externos. É um time que mudou muito em respeito a um ano atrás. Nos apresentamos a final com cinco jogadoras diferentes do line-up (escalação) titular. Uma coisa incrível, que é verdade que o Minas chega pela quarta vez consecutiva, mas o time tem cinco jogadoras diferentes do set final de um ano atrás. Totalmente outro line-up.”

Além disso, Nicola Negro citou outros percalços enfrentados pelo Gerdau Minas ao longo da temporada.

O infortúnio sério de Carol Gattaz e a lesão de Pri Daroit, ela está jogando com uma lesão. Outro problema físico, que é claro, não declaramos, mas os últimos dois meses foram muito difíceis, mas felizmente chegaram quando o time já estava com um equilíbrio. Com uma concrescência de jogos que construímos, fizemos isso fechando em nós ainda no ginásio e deixando que a gente falasse sem critério, e isso é uma grande resposta. Estamos lá, conquistamos a chance de jogar por este título. Sabemos que será difícil, não sei se vai chegar o Praia que dominou a temporada até agora. Não sei se chega o Rio que está crescendo muito na última parte jogou muito bem, um grande voleibol. Nós amanhã prepararemos a nossa final e vamos lá jogar essa nossa possibilidade.”

O segredo da vitória

Sobre a série semifinal contra o Osasco São Cristóvão Saúde, o treinador contou como foi o panorama do jogo e a chave do triunfo:

No primeiro jogo e hoje, a chave foi fazer break. Nosso saque obrigou o Osasco a um jogo bastante descontado, foram diferenciais o bloqueio e a defesa. Porque o nosso ataque  não brilhou nos dois jogos. Tanto em Osasco e nem hoje, especialmente no primeiro set. Depois cresceu no segundo, mas a fase break foi decisiva. Agora não lembro mais, mas no segundo set fechamos com nove bloqueios. é uma marca importante, acho que é a chave da nossa vitória.”