O oposto Aboubacar Dramé atualmente defende o Tours, equipe de vôlei da França. Mas, anteriormente, também teve passagem pelo vôlei italiano, no Tonno Callipo Volley. Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, o atleta de vôlei falou sobre a experiência de atuar no exterior.

Entre as diferenças entre o vôlei brasileiro e o do exterior, o atleta, de 29 anos, destacou a agressividade. Segundo Dramé, o vôlei europeu é mais agressivo no saque e bloqueio comparado com o Brasil.

Primeira experiência fora do Brasil

Abouba, como é conhecido, estava no Vôlei Natal quando despertou o interesse europeu. Pela equipe brasileira, o atleta conquistou o título da Superliga Brasileira A e a quarta posição na Copa Libertadores de Vôlei antes de se transferir para o clube italiano.

Minha primeira experiência fora do Brasil e logo jogando em um campeonato muito forte, no começo sofri um pouco com a adaptação, mas depois consegui me adaptar bem“, disse Abouba.

Desafios no início da temporada na França

Em 2021, a pedido do técnico Marcelo Fronckowiak, com quem já havia atuado na Seleção Brasileira, Abouba acertou sua transferência para o Tours, da França.

No entanto, antes do início do Campeonato Francês, Aboubacar Dramé sofreu a ruptura total do tendão de Aquiles direito. A lesão o afastou das quadras por 1 ano. O atleta contou como foi o momento.

Foi um momento difícil, mas me mantive positivo e focado na minha recuperação, e a lesão me ensinou a conhecer e escutar mais o meu corpo e os sinais que ele dá.

E completou falando em que aspectos a temporada no Tours diferiu das suas expectativas, considerando sua lesão e o retorno após o tempo parado.

Consegui voltar com o mesmo nível que estava antes de me lesionar, e ser campeão logo após a lesão foi algo muito gratificante.

Títulos conquistados na França

Abouba voltou às quadras em outubro de 2022. E na temporada 2022/23 conquistou dois títulos pelo Tours, Liga A e a Copa da França.

Ter sido campeão da copa e MVP da final foi algo gratificante e vencer o campeonato após ter perdido o primeiro jogo da final, foi algo de cinema!“, encerrou Aboubacar Dramé.