O mundo dos esportes é diverso e dinâmico. Dessa maneira, a lista de categorias é extensa, assim alguns são mais conhecidos que outros, por exemplo: futebol, natação, vôlei, tênis, atletismo, basquete, entre outros. Assim também, existem os esportes que desafiam os limites de cada pessoa, sendo atleta profissional ou amador.

Nesse contexto, abordaremos o Triatlo. Essa prática envolve a combinação de três atividades físicas distintas: natação, ciclismo e corrida. Portanto, o Triatlo apresenta diversas categorias de competição, incluindo o Triatlo Sprint e o Ironman, que representam os extremos opostos das provas.

Assim, no triatlo, o competidor deve percorrer uma distância previamente estabelecida na seguinte sequência: começa com a natação, segue para a bicicleta no meio do trajeto e conclui a prova com a corrida.

Início do Triatlo

O triatlo teve sua origem nos primeiros anos da década de 1970, sendo concebido pelo San Diego Track Club, um clube de atletismo nos Estados Unidos.

Nesse sentido, era prática comum oferecer treinamentos aos atletas antes dos períodos de férias, envolvendo atividades como exercícios de natação e ciclismo, permitindo-lhes manter a forma sem a obrigatoriedade de praticar atletismo.

Mais tarde, ao encerrar as férias, os treinadores conduziam avaliações com a equipe para determinar quem tinha se dedicado adequadamente durante o intervalo nos treinamentos.

Os testes consistiam em uma sequência de 500 metros de natação, seguidos por 12 km de ciclismo e concluídos com 5 km de corrida. Essas avaliações rapidamente conquistaram a preferência dos atletas, tornando-se cada vez mais frequentes e melhor organizadas.

Ao longo dos anos, as competições passaram por ajustes nas distâncias. Consequentemente, o esporte ganhou crescente popularidade, transformando-se eventualmente em uma modalidade olímpica.

Distâncias atuais do Triatlo

No presente, há distintos níveis nas competições de triatlo. Em resumo, a única variável é a distância das modalidades, mantendo-se inalterada a ordem de execução. Conheça cada uma delas:

Sprint: Considerado o modo rápido do esporte consiste em:

  • 750 metros de natação
  • 20 km de ciclismo
  • 5 km de corrida

Triatlo Olímpico: São as medidas das disputa nas Olímpiadas,  assim são percorridos:

  • 1,5 km de natação
  • 40 km de ciclismo
  • 10 km de corrida

Meio-Ironman ou Ironman 70.3: Como o próprio nome sugere, a distância do percurso consiste na metade do da prova Ironman.

  • 1.9 km de natação
  • 90 km de ciclismo
  • 21 km de corrida

Ironman:

  • 3,8 km de natação
  • 180 km de ciclismo
  • 42 km de corrida

Ultraman: é a única prova realizada em três dias

  • 10 km de natação
  • 421 km de ciclismo
  • 84 km de corrida

Duplo Ultra Triatlo:

  • 7,6 km de natação
  • 360 km de ciclismo
  • 84 km de corrida

Triplo Ultra Triatlo:

  • 11,4 km de natação
  • 540 km de ciclismo
  • 126 km de corrida

Quíntuplo Ultra Triatlo:

  • 19 km de natação
  • 900 km de ciclismo
  • 211 km de corrida

Deca Ultra Triatlo:

  • 38 km de natação
  • 1800 km de ciclismo
  • 422 km de corrida

História Olímpica

Conforme mencionado anteriormente, o triatlo nem sempre fez parte do rol olímpico. Dessa forma, a modalidade fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 e permaneceu no programa olímpico de verão desde então.

Adicionalmente, em Tóquio 2020, uma prova de revezamento misto foi acrescentada ao programa olímpico, na qual equipes compostas por quatro atletas, sendo duas mulheres e dois homens, competiram pelo ouro.

Ao longo da história olímpica do triatlo, somente um indivíduo conquistou duas medalhas de ouro: Alistair Brownlee, o atleta do Reino Unido que triunfou nas provas masculinas em 2012 (Londres) e 2016 (Rio). Em contrapartida, na competição feminina, três atletas acumulam duas medalhas: Nicola Spirig, Georgia Taylor-Brown e Katie Zaferes.

Na competição individual, Spirig obteve duas medalhas: ouro em 2012 e prata em 2016. Por sua vez, Taylor-Brown conquistou a prata na prova individual em 2021, mas garantiu o ouro na competição mista na mesma edição.

Zaferes ficou com o bronze na prova individual e a prata na prova mista, ambas nas competições de 2021. Vale ressaltar que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram realizados em 2021 devido à pandemia.

 

Confira todos os medalhistas Olímpicos da história:

Prova masculina

Olímpiada Medalha de Ouro Medalha de Prata Medalha de Bronze
Sydney 2000 Simon Whitfield (Canadá) Stephan Vuckovic (Alemanha) Jan Řehula (República Checa)
Atenas 2004 Hamish Carter  (Nova Zelândia) Bevan Docherty (Nova Zelândia) Sven Riederer (Suíça)
Pequim 2008 Jan Frodeno (Alemanha) Simon Whitfield
(Canadá)
Bevan Docherty
(Nova Zelândia)
Londres 2012 Alistair Brownlee (Reino Unido) Javier Gómez Noya (Espanha) Jonathan Brownlee (Reino Unido)
Rio 2016 Alistair Brownlee (Reino Unido) Jonathan Brownlee (Reino Unido) Henri Schoeman (África do Sul)
Tóquio 2020 (2021) Kristian Blummenfelt (Noruega) Alex Yee
(Reino Unido)
Hayden Wilde
(Nova Zelândia)

Prova Feminina

Olímpiada Medalha de Ouro Medalha de Prata Medalha de Bronze
Sydney 2000 Brigitte McMahon
(Suíça)
Michellie Jones
(Austrália)
Magali Messmer
(Suíça)
Atenas 2004 Kate Allen
(Áustria)
Loretta Harrop
(Austrália)
Susan Williams
(Estados Unidos)
Pequim 2008 Emma Snowsill
(Austrália)
Vanessa Fernandes
(Portugal)
Emma Moffatt
(Austrália)
Londres 2012 Nicola Spirig
(Suíça)
Lisa Nordén
(Suécia)
Erin Densham
(Austrália)
Rio 2016 Gwen Jorgensen
(Estados Unidos)
Nicola Spirig
(Suíça)
Vicky Holland
(Reino Unido)
Tóquio 2020 (2021) Flora Duffy
(Bermudas)
Georgia Taylor-Brown (Reino Unido) Katie Zaferes
(Estados Unidos)

Prova Mista

Olímpiada Medalha de Ouro Medalha de Prata Medalha de Bronze
Tóquio 2020 (2021) Jessica Learmonth
Jonathan Brownlee
Georgia Taylor-Brown
Alex Yee
(Rino Unido)
Katie Zaferes
Kevin McDowell
Taylor Knibb
Morgan Pearson
(Estados Unidos)
Léonie Périault
Dorian Coninx
Cassandre Beaugrand
Vincent Luis
(França)

 

Brasil sendo representado no Triatlo Olímpico

O país contou com competidores no triatlo desde a inaugural edição em Sydney 2000. Nesse contexto, na categoria individual masculina, Leandro Macedo, Juraci Moreira Junior e Armando Barcellos alcançaram as 14ª, 22ª e 39ª posições, respectivamente. No evento feminino, Sandra Soldan obteve a 11ª colocação, enquanto Mariana Ohata e Carla Moreno não finalizaram a prova.

Em Atenas, os competidores masculinos foram Leandro Macedo, 31º, Paulo Miyashiro, 34º, e Juraci Moreira Junior, 41º. Na categoria feminina, o trio se repetiu, mas Mariana Ohata conquistou a 37ª posição, enquanto Sandra Solda e Carla Moreno não completaram a prova.

Nas duas edições olímpicas subsequentes, o Brasil apresentou três competidores. Em Pequim 2008, Juraci Moreira Junior conquistou a 26ª posição, enquanto Reinaldo Colucci ficou em 37º.

Na prova feminina, Mariana Ohata alcançou a 39ª colocação. Nos Jogos Olímpicos de Londres, Reinaldo Colucci ficou em 36º lugar, e Diogo Sclebin obteve a 44ª posição. Na competição feminina, Pamella Oliveira ficou na 30ª colocação.

Na Rio 2016, Diogo Sclebin foi o 41 º colocado, na prova masculina. Na feminina, Pamella Oliveira ficou na 40ª posição.

Por fim, em Tóquio, Manoel Messias, ficou na 28ª colocação, Vittoria Lopes, ficou na mesma posição, só que na prova feminina. Luisa Baptista completou o trio de brasileiros e ficou na 32ª posição. O Brasil não competiu no revezamento misto.

Curiosidades sobre o Triatlo

  • Tempo de prova: a competição de Triatlo não possui um tempo estipulado de prova. Desse modo, ela termina quando o competidor cruza a linha de chegado após ter realizado todo o percurso.
  • Disputa em Paris 2024: As provas de triatlo vão acontecer ser realizadas em Pont d'lena. Dessa maneira, o individual masculino e feminino vai ocorrer nos dias 30 e 31 de julho. Já o revezamento misto será realizado no dia 5 de agosto.
  • Flora Duffy é a atual campeã Olímpica e Mundial feminina. A atleta foi responsável pela primeira medalha de ouro das Bermudas na competição individual.
  • A Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri) é responsável pelo esporte no país, foi criada em 1991. No Brasil, a modalidade passou a ser praticada em 1981, e a primeira competição oficial foi realizada no Rio de Janeiro, em 1983.
  • União Internacional de Triathlon é a entidade que administra o esporte ao nível mundial. A organização foi fundada em março de 1989, em Avignon, França.