O Brasil disputou o Mundial por Equipes de Tênis de Mesa 2024, em Busan, e teve grande atuação no feminino. Isso porque chegou às oitavas de final da competição, feito que nunca tinha atingido.

No entanto, nesta fase, a equipe brasileira perdeu para a Coreia do Sul, por 3 x 1, e foi eliminada. Mesmo assim, a equipe mostrou evolução e segue a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.

Campanha da equipe brasileira no Mundial por Equipes de Tênis de Mesa

A equipe brasileira fez parte do grupo 2 no Mundial por Equipes de Tênis de Mesa e, ao superar o Irã, na última rodada da fase de grupos, conseguiu a classificação para a sequência do torneio, de forma inédita.

Nas oitavas de final, o desafio foi contra a Hungria e o Brasil venceu, por 3 x 1. Assim, se garantiu entre as 16 melhores da competição. O adversário na fase seguinte foi a Coreia do Sul.

No duelo contra a Coreia do Sul, o Brasil começou com Bruna Takahashi, a 22ª no ranking mundial, e venceu Shin Yubin, por 3 x 2 (7/11, 11/7, 11/9, 6/11 e 11/8).

Mas as sul-coreanas dominaram na sequência. Assim, Jeon Jihee venceu Giulia Takahashi, enquanto Lee Zion bateu Bruna Alexandre e, por fim, Jeon Jihee superou Bruna Takahashi.

Presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa exalta campanha da equipe feminina

Após o fim da participação da equipe brasileira, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Alaor Azevedo, elogiou a equipe.

Segundo ele, a participação da equipe trouxe orgulho para o país, pois enfrentou grandes adversários da Europa e em igualdade.

Estou extremamente orgulhoso com a participação do Brasil neste Mundial – no caso do feminino, a melhor da História. Enfrentou de igual para igual a poderosa equipe da Coreia, produziu uma virada fantástica contra Luxemburgo, além de também bater Hungria, uma das potências da Europa.

Brasil está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris no tênis de mesa masculino e feminino

As equipes brasileiras garantiram vaga nos Jogos Olímpicos através dos Jogos Pan-Americanos. Isso porque a equipe masculina ficou com a medalha de ouro e a feminina, com a de prata.

Na competição, o trio masculino, formado por Hugo Calderano, Eric Jouti e Vitor Ishiy, venceu os três duelos no quadrangular final, contra Canadá, Chile e Porto Rico. Foram campeões e garantiram a vaga para as Olimpíadas.

No feminino, a equipe formada por Bruna Takahashi, Bruna Alexandre, Giulia Takahashi e Laura Watanabe venceu Chile e Porto Rico no quadrangular final. Mas perdeu para os Estados Unidos.

Assim, a equipe feminina ficou com a medalha de prata, mas conquistou a segunda vaga para os Jogos Olímpicos.