O mundo do tênis possui diversos jogadores que encantaram o circuito e o mundo, um deles é Novak Djokovic. O tenista sérvio é o recordista masculino de Grand Slam, com 23 troféus da categoria.

O atual número dois do ranking da ATP viveu grande rivalidade com Roger Federer e Rafael Nadal ao longo de sua carreira. Com a aposentadoria do suíço e eminente retirada de Nadal, o assunto também cerca Djokovic. Aos 36 anos, o sérvio não se pronunciou sobre o assunto, mas seu pai, Srdjan Djokovic, abordou o tema e fez uma grande revelação. Confira!

A carreira de Novak Djokovic

O tenista se profissionalizou em 2003, desde então seguiu uma evolução absurda no seu nível de tênis apresentado. Ao longo desses 20 anos no circuito profissional da ATP, Djokovic se tornou o maior campeão de Grand Slam, o jogador com mais semanas como número um do ranking da categoria, com 389 ao todo e 122 seguidas, além de várias outras marcas interessantes.

Sendo assim, dos 23 títulos de Majors do sérvio, 10 são do Australian Open (2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2019, 2020, 2021 e 2023), três em Roland-Garros (2016, 2021 e 2023) e US Open (2011, 2015 e 2018), e sete na grama sagrada de Wimbledon (2011, 2014, 2015, 2018, 2019, 2021 e 2022). Além disso, Djokovic possui 38 títulos de Masters 1000, venceu todos os torneios da categoria, conquistas de ATP 500 e 250 e um título de duplas, assim totaliza 94 troféus na carreira.

O desejo de Srdjan Djokovic para a carreira do filho

A carreira de um tenista exige muitos sacrifícios e batalhas ao longo de sua trajetória, visto que o esporte cobra muito física e mentalmente do atleta. Dessa maneira, quando se chega na idade de Djokovic, muitas pessoas já começam a ver a aposentadoria como uma saída.

Mesmo que Nole nunca declarou nada sobre a sua retirada do circuito profissional, Srdjan Djokovic, pai do tenista, deu sua opinião sobre o assunto para o documentário “Novak Djokovic – Untold Stories”, do jornal sérvio Sportal. A saber, o material conta a carreira do tenista sérvio. O pai do ex-número um do mundo deseja a aposentadoria para o próximo ano:

Imagino que seja uma despedida lenta, porém, segura. O final ainda não chegou, mas pode chegar dentro de um ano e meio. O meu desejo como pai é que dentro de um tempo possa deixar de trabalhar neste esporte tão difícil e sacrificado. Para o corpo e a mente é um desafio constante, muito exigente, algo que esteve focado durante 30 anos sem tirar o pé do acelerador, sem muito tempo para pensar em outras coisas da vida.

A opinião de Srdjan é a mesma de Dijana Djokovic, a mãe do tenista sérvio. Segundo ela, seu filho já conquistou tudo que poderia na carreira:

Tudo depende dele. No que me diz respeito, ele pode se aposentar agora mesmo – ele ganhou tudo.

A rivalidade de Novak Djokovic e Rafael Nadal

Um dos grandes adversários do sérvio durante sua carreira foi o espanhol Rafael Nadal. Os dois tenistas foram responsáveis por grandes duelos no circuito ATP ao longo de quase 15 anos seguidos. Neste sentido, foram 59 encontros entre eles, com 30 triunfos de Djokovic e 29 de Nadal.

De todas essas partidas, 29 foram em decisões de torneios. Assim, ao se desafiaram, os dois marcaram o nome na história do esporte e na memória dos fãs. Se foi em forma simbólica ou não, o desejo de Srdjan Djokovic é que o filho se aposente no mesmo ano que o grande rival. Para finalizar o assunto, o pai do tenista elogiou a carreira do filho e deseja que ele seja reconhecido por toda sua história:

A respeito aos meus desejos para ele, diria que já cumpriu todos há sete ou oito anos. Tudo o que veio depois foi um incrível bônus. O tênis só é segmento da sua vida, mas não representa toda a sua vida, por isso, espero que seja reconhecido pelas coisas que fez depois de terminar a sua carreira, as coisas que vai fazer uma vez que se retire do tênis, algo que espero que aconteça no próximo ano.