Wimbledon, o torneio mais prestigiado e jogado sobre a grama está chegando. A chave principal da 136ª edição do campeonato vai começar no dia 3 de julho e a grande decisão está marcada para o dia 16 do mesmo mês. A saber, o Grand Slam ocorre no All England Club, na cidade de Londres, na Inglaterra. 

Desse modo, com a aproximação de Wimbledon 2023 os atletas que vão anunciando se vão disputar a competição ou não. Neste sentido, nesta sexta-feira (23) Karen Khachanov, um dos grandes nomes da edição, comunicou que não vai poder estar na disputa, Confira!

A temporada de Karen Khachanov

O tenista russo é o atual 11ª colocado do ranking da ATP. Sendo assim, era um dos grandes cotados a ir bem na grama sagrada de Wimbledon. Khachanov não conquistou títulos no ano ainda, mas mesmo assim fez grandes campanhas em vários torneios ao longo desses primeiros meses.

Dessa maneira, no Australian Open e Roland-Garros, os outros dois Grand Slam disputados, o talentoso tenista russo chegou na semifinal e nas quartas, respectivamente. Além disso, também chegou longe nos Masters 1000 que jogou, fez semifinal em Miami e quartas em Roma. Por outro lado, Khachanov não vai poder repetir o desempenho na Inglaterra.

Khachanov conta sobre lesão

O 11º colocado do ranking não disputa Wimbledon desde 2021, já que na edição passada atletas russos e bielorrussos foram impedidos de participar. Assim, o tenista estava com grande expectativas de jogar o campeonato. Mas através de sua rede social, Khachanov contou sobre sua lesão sofrida em Roland-Garros e anunciou sua desistência de Wimbledon 2023:

Esta não é uma declaração fácil para eu escrever, mas tenho que informá-lo sobre minha retirada do próximo campeonato em Wimbledon. Devido a uma lesão infeliz que contraí no Aberto da França (fratura por estresse e fratura parcial no osso sacro S1), não poderei participar de Wimbledon pelo segundo ano consecutivo. A decisão de desistir não foi fácil e esperei até o final dessas semanas que pudesse me recuperar, mas minha equipe médica me garantiu que no meu caso não era possível”.

Sobre o tempo de recuperação, Karen Khachanov estipulou que fará de tudo para estar pronto em agosto e que pretende usar a lesão como motivação:

Por mais difícil que seja, agora vou focar na minha recuperação, trabalhando arduamente para ficar saudável e voltar aos torneios em agosto. Continuo comprometido e usarei este revés como motivação para voltar e espero continuar alcançando o que desejo”.

O substituto do russo na chave

Quando um tenista anuncia desistência antes da disputa começar, a vaga na chave principal vai para um atleta não classificado anteriormente. Dessa maneira, com a ausência de Khachanov, o argentino Juan Manuel Cerundolo, 110º no ranking, entrou no lugar do russo.

Assim também, o próximo da lista é o italiano Matteo Arnaldi. Ou seja, se acontecer mais uma baixa para Wimbledon 2023, Arnaldi vai entrar na chave principal.