Em final contra Learner Tien, tenista americano, o brasileiro João Fonseca venceu e conquistou o título no US Open juvenil 2023. No penúltimo dia da competição, o jovem de 16 anos fez história.

A vitória veio em três sets, virando o resultado. Essa é a terceira conquista de uma brasileiro em Grand Slam, com Thiago Wild vencendo o US Open em 2018 e Tiago Fernandes o Australian Open em 2010. Com o título, o carioca agora assume a liderança do ranking mundial juvenil.

Partida contra Tien

Devido às condições climáticas em Nova York, a partida sofreu certo atraso. Pois, as quadras dos confrontos juvenis não são cobertas.

Mesmo enfrentando um jogador da casa, o brasileiro não se deixou abater. Perdendo o primeiro set por 4/6, João Fonseca conseguiu virar o placar, vencendo os dois próximo sets por 6/4 e 6/3.

O jogo foi bastante equilibrado em todos os sets, mas o brasileiro mostrou mais agressividade. E sem se mostrar intimidado por sair perdendo, o brasileiro mostrou coragem e paciência para conseguir reverter o resultado. Com uma grande técnica, o jovem carioca vem rapidamente se tornando uma esperança para o tênis brasileiro.

Apesar de o jogo ser contra um americano, a torcida brasileira ainda deu um show. Como de costume, os torcedores apoiaram do começo ao fim, abafando os americanos ao longo do confronto.

Campanha de João Fonseca

O brasileiro disputou tanto no simples como em duplas. Na chave individual, João Fonseca era o 7º cabeça de chave e havia eliminado Mees Rottgering, 6/3 e 6/4, Patrick Schoen, 6/3 e 6/2, Fabio de Michele, 6/3 e 6/4, Cooper Williams, 7/6 (8), 3/6 e 6/3, e Federico Cina, 6/4, 3/6 e 6/3.

Dessa forma, a final foi o único jogo de João Fonseca em que o carioca saiu perdendo. Mesmo assim, o tenista brasileiro continuou mostrando a mesma coragem que o fez passar por Cina, na semifinal da competição.

Brasileiro agora é número 1

Com a grande vitória conquistada, João Fonseca se torna o número 1 do ranking juvenil. Essa foi apenas a primeira final de simples do tenista em um Grand Slam, que já havia chegado em duplas. Ao lado de Alexander Blockx, João foi vice-campeão do Australian Open deste ano.

Ao ser campeão, o brasileiro agradeceu o grande apoio que recebeu no jogo. Afirmou que se inspirou em Bia Haddad e que sua carreira no juvenil está encerrada. Terminou seu discurso como campeão falando “aqui é Brasil, por**!”