O carioca de 16 anos vem atraindo olhares esperançosos no Tênis brasileiro, com uma carreira promissora já conquistou um título histórico para o Brasil na Copa Davis Juvenil 2022!
Conheça a trajetória promissora do jovem tenista!
| Título histórico na Copa Davis Junior 2022
Em 2022 Fonseca integrou a equipe do Brasil na Copa Davis Junior, ao lado dos compatriotas Pedro Rodrigues e Gustavo Almeida, comandados por Rodrigo Ferreiro, conquistaram um título inédito tornando-se a primeira seleção brasileira campeã do torneio, após superarem o time Norte-Americano na final por 2 a 0, em Antalya, Turquia.
Anteriormente derrotaram as seleções de Marrocos, Paraguai e França ainda na primeira fase, seguindo por Austrália e Itália chegando na Final contra Estados Unidos.
Esta foi a segunda vez que uma equipe sul-americana ergueu a taça da Copa Davis Júnior, tendo apenas o Chile como campeão anteriormente, em 2001.
Brilliance from Brazil 🏆🇧🇷📹
Catch up on an historic Davis Cup Juniors edition at the Megasaray Tennis Academy#DavisCup | @cbtenis pic.twitter.com/FC8eS9EJVV
— ITF (@ITFTennis) November 7, 2022
[…] Fazer história para nosso país é algo que ficará na memória por muito tempo.
[…] Saber que o processo de desenvolvimento como jogador está funcionando, e o título é uma grande parte disso, significa muito. Com esse time, torna a conquista ainda mais especial!
Comenta o tenista carioca.
| Vice-campeão no Australian Open Juvenil
O brasileiro iniciou a temporada de 2023 com significativos resultados ao disputar o primeiro Grand Slam da carreira, no Australian Open Juvenil, Fonseca chegou as quartas de final, mas acabou derrotado de virada pelo belga Alexander Blockx que, coincidentemente, foi seu parceiro no torneio nas disputas em duplas.
Juntos avançaram para a grande final em duplas com os norte-americanos Learner Tien e Cooper Williams do outro lado da rede, e acabaram como vice-campeões após 1h03 de jogo, finalizado em 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4.
Com estes resultados, o carioca atingiu o 13° no ranking Mundial em Duplas (atual 830 em simples), sua melhor marca na carreira se tornando também, o brasileiro com melhor posição no ranking da ITF, atualmente. Seguido pelo paranaense Gustavo Almeida, no 160º lugar, e o mineiro Pedro Rodrigues em 170º.
| Convite e participação inédita no Rio Open
João Fonseca é mais um brasileiro na chave principal do Rio Open!
Ele recebe o convite da nossa parceria com a IMG que já contemplou grandes nomes como Alcaraz, Auger-Aliassime e Ruud. 🎾
Vem mais uma grande estrela por aí? 🤔 pic.twitter.com/9bhsnkyNoy
— Rio Open (@RioOpenOficial) January 22, 2023
João Fonseca foi convidado para participar da chave principal na nona edição do Rio Open, o maior torneio de Tênis do Brasil, que ocorrerá entre os dias 18 a 26 de fevereiro de 2023, no Jockey Club Brasileiro, Rio de Janeiro.
O Rio Open é o primeiro torneio ATP que eu vi na minha vida. É um torneio muito especial pra mim, por ser no Rio, a minha cidade […] no ano passado tive a oportunidade de ser sparring, de ver os jogadores um pouco mais de perto, de treinar com caras como o Schwarzman e agora vai ser um sonho jogar o Rio Open!
Após sua participação, João se tornará o primeiro carioca a entrar na chave principal do Rio Open, e terá a chance de jogar, pela primeira vez na carreira, nessa posição em um ATP 500.
Estou pronto para dar o meu melhor no torneio que sempre sonhei jogar.
Seguimos atentos com estes promissores tenistas e na torcida, para um retorno glorioso do Tênis brasileiro nas quadras ao redor do Mundo! Fique por dentro de todos os detalhes do seu esporte preferido aqui, na Esportelândia!
Imagem destaque: Divulgação/Esportelândia
Fabrizia Dalafiori é estudante de Jornalismo apaixonada por esporte e educação, acredita que uma boa comunicação e informações precisas mudam histórias.