fbpx
Quais equipamentos comprar, as regras básicas e principais técnicas… Saiba tudo que precisa para começar a aprender a jogar tênis

Um dos esportes mais populares do mundo, o tênis sempre atrai novos praticantes. Mas, para os iniciantes, é comum ficar a dúvida sobre como jogar tênis corretamente.

Antes de aprender a jogar, é importante entender as regras básicas do esporte e comprar os equipamentos adequados para iniciar os treinamentos. A partir daí, é hora de passar a dominar os fundamentos.

Se você tem dúvidas sobre os equipamentos que deve comprar, quais são as principais regras e as técnicas do tênis, não se preocupe. Nós vamos te ajudar!

Fique com a gente e saiba tudo sobre como jogar tênis, começando pelos equipamentos que você deve comprar!

Como jogar tênis: equipamentos

Assim como em qualquer outro esporte, para jogar tênis, é necessário ter os equipamentos adequados. É preciso ter atenção para comprar o material certo e também evitar gastos desnecessários.

Para quem quer jogar tênis, o primeiro equipamento a ser comprado é a raquete. 

Raquete de tênis

Apontar qual é a melhor raquete de tênis não é uma missão simples, principalmente porque há uma infinidade de modelos com características que tendem a ser mais indicadas para determinados estilos de jogo. 

Também deve ser avaliada a maturidade do tenista. É claro que a raquete de tênis para iniciantes não será a mesma para os profissionais. Com este Guia dos tipos de raquete de tênis, você poderá compreender todos os detalhes a serem observados antes de fazer a compra.

A seguir, apresentamos três dos melhores modelos de raquetes.

Raquete Head Challenge Lite

Raquete de tênis Head para iniciantes

Uma das principais fabricantes de raquetes do mundo, a Head fornece a Challenge Lite, uma ótima alternativa para tenistas iniciantes.

Feito de grafite, esse modelo é mais leve e proporciona um estilo mais lento, o que ajuda o tenista iniciante a aprender com mais tranquilidade sobre a forma correta de realizar os movimentos.

Justamente por ser desenvolvida para iniciantes, a raquete Challenge Lite tem preço mais acessível do que outros modelos da Head.

Para ter sua raquete Challenge Lite, basta usar este link!

Raquete Head Graphene Speed Pro

Raquete de tênis Head Graphene

A Graphene Speed Pro é um modelo de raquete Head indicado para tenistas de nível avançado e profissionais que buscam controle. 

Com a tecnologia Graphene 360, ela proporciona maior estabilidade e transferência otimizada de energia, gerando maior potência. Seu material é mais resistente e mais leve, o que gera uma redistribuição de peso que facilita uma batida mais sólida e rápida na bola em cada jogada.

Esse é o modelo utilizado por grandes nomes do circuito mundial, como Novak Djokovic e Alexander Zverev!

Para comprar a raquete Head Graphene Speed Pro, basta usar este link!

Raquete Wilson Blade 98 L Reverse

Raquete de tênis Wilson

Entre as fabricantes de raquetes, a Wilson é uma das marcas mais conceituadas em todo o  mundo. O seu modelo Wilson Blade 98 L Reverse foi desenvolvido para aprimorar o contato com a bola. 

Essa é uma ótimo opção para o jogador que bate esquerda com duas mãos. Ela tem maior capacidade de resposta e aumento do ponto doce (área ideal para bater na bola). 

Esse modelo da Wilson pode ser uma boa opção para tenista intermediários ou avançados.

Compre a raque Wilson Blade 98 L Reverse neste link!

Tênis para jogar tênis

Além de uma boa raquete, é preciso comprar tênis adequados para jogar tênis. Para definir o melhor modelo, é preciso analisar alguns fatores.

Qual o tênis ideal para não escorregar demais no saibro? E o melhor tênis para evitar que o impacto em quadras duras deixe dores nas articulações?

Todas essas questões devem ser analisadas por quem vai comprar um par de tênis para jogar tênis. 

Abaixo, relacionamos três ótimas opções. Também temos um Guia com os melhores tênis para jogar tênis.

Nike Air Zoom Vapor X

Nike Air Zoom Vapor X

Você pode até não ter golpes tão precisos quanto Roger Federer, mas jogar com os mesmos tênis que o suíço é uma missão fácil de alcançar.

O Nike Air Zoom é o tênis de Roger Federer. Foi desenhado para proporcionar o máximo desempenho em quadras rápidas, oferecendo estabilidade e conforto.

Se quer um tênis com alta tecnologia e qualidade, essa é uma ótima opção! Seu cabedal é feito em TPU e couro, permitindo conforto extremo e ótima respirabilidade, independentemente da temperatura da quadra.

Este tênis também dá suporte para cada giro e para a movimentação em quadra. Seu sistema de amarração é o Dynamic Fit, tecnologia conhecida por envolver o pé como uma luva, proporcionando o ajuste perfeito.

O nome Air Zoom é uma referência ao amortecimento, eficaz mesmo em quadras de concreto.

Para comprar o seu Nike Air Zoom Vapor X basta clicar neste link!

Asics Gel Resolution 7

O Asics Gel Resolution é uma ótima alternativa para jogar tênis em quadras rápidas, oferecendo alta performance para qualquer tenista. Porém, você pode encontrar também a versão Asics Gel Resolution Clay, desenhada especificamente para jogar tênis no saibro.

Este tênis da Asics oferece suporte para os calcanhares e flexibilidade para os movimentos em quadra. Seu amortecimento em geral dá maior estabilidade.

Para quem quer um tênis de alta qualidade para jogar tênis, o Asics Gel Resolution deve ser uma das primeiras opções na lista!

Para comprar o seu Asics Gel Resolution 7 basta clicar neste link!

Adidas Barricade Club

Tênis para jogar tênis Adidas Barricade Club Clay

Bastante popular entre os tenistas, o Adidas Barricade Club permite que você se movimente sem qualquer restrição em quadras de saibro.

Ele possui biqueira ADITUFF para proteção contra arraste durante momentos decisivos da partida, como durante saques, voleios e movimentos laterais extremos. Além disso, uma lâmina de 360 graus em TPU e TORSION 3D na entressola gera estabilidade nos ralis mais disputados.

Se você se preocupa com a transpiração durante o jogo, esse tênis é uma ótima opção. O cabedal leve de mesh arejado para ventilação máxima.

O solado ADIWEAR oferece máxima durabilidade em áreas de alto desgaste. Esse solado é específico para quadra de saibro, com padrão espinha de peixe.

Para comprar o seu Adidas Barricade Club clique neste link!

Bola de tênis

Bolas de tênis

Tão importante quanto a raquete ou os tênis adequados é a bola de tênis. Embora todas apareçam iguais, há diferentes tipos de bola de tênis, cada um mais adequado a um tipo de superfície.

As bolas de tênis fabricadas para quadras lentas possuem maior quantidade de lã artificial, que é mais “lisa”. Assim, essas oferecem menos atrito e tornam o jogo mais rápido.

Já a bola de tênis para quadra rápida, em sua composição, tem maior quantidade de lã natural que artificial no feltro.

Para comprar bolas de tênis das principais marcas, use os links abaixo:

Roupas de tênis

Para jogar tênis, é importante usar uniformes confortáveis e com boa absorção de suor. Camisetas, shorts e meias com tecnologia dry fit são ótimas opções para se vestir adequadamente para o esporte.

No tênis feminino, muitas atletas, em vez de usar camisetas e shorts, preferem usar saias ou vestidos. Não há uma alternativa mais adequada, essa escolha depende do gosto pessoal da jogadora.

Para comprar as melhores roupas para jogar tênis, basta usar este link!

Rede de tênis

Como escolher rede de tênis

Se o seu objetivo é jogar em uma escola ou em um clube, não é preciso se preocupar em comprar uma rede de tênis. Já se você pretende ter sua própria quadra, é importante ter atenção à rede que será adquirida.

Embora a regra do tênis defina padrões de dimensão para a rede de tênis, há diferentes modelos disponíveis no mercado. Aqueles que têm mais lonas, por serem mais reforçados, costumam ser os mais caros.

Nas principais lojas de materiais esportivos, os preços das redes de tênis variam entre R$ 300 e R$ 800.

A seguir, vamos te ajudar a escolher o ideal para o que você precisa.

Rede de tênis Saque Duplo

A rede de tênis Saque Duplo é vendida com um reforço em sua área superior, o que ajuda a suportar o impacto das boladas mais fortes em um jogo tênis, que são justamente as dos serviços dos tenistas.

Há modelos com uma lona e preços mais acessíveis. Tenha atenção especial no momento da compra, pois a faixa central e o cabo de aço podem ser vendidos separadamente, o que demandará um investimento maior.

Compre uma rede de tênis Saque Duplo usando este link!

Rede de tênis Spin Profissional – 4 lonas

A Rede de Tênis Spin Profissional é a utilizada em jogos da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

Esse é o modelo de rede de tênis ideal para grandes eventos, clubes ou academias por se tratar de uma rede de ótima qualidade e dentro dos padrões exigidos pela ITF (International Tennis Federation).

Para comprar a rede de tênis Spin Profissional – 4 lonas, basta usar este link!

Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Como jogar tênis: regras básicas

Um jogo de tênis pode ser disputado individualmente ou por duplas, com o uso de raquetes e uma pequena bola. O seu objetivo é fazer com que a bola toque o chão por duas vezes do lado adversário antes de ser rebatida, o que determina a marcação de um ponto.

O ponto é sempre iniciado com um saque ou serviço. O tenista tem duas chances para sacar. Se no serviço, a bola tocar a rede e cair dentro da área de saque, acontece o “let”, com a repetição do saque. Já se o jogador errar as duas chances de saque, ele comete uma “dupla falta” e, assim, perderá o ponto.  

As partidas de tênis são divididas em pontos, games e sets. Geralmente, um jogo de tênis é disputado em 3 sets (quem ganhar dois será vencedor). Mas, nos quatro principais torneios (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open), conhecidos como Grand Slams, as partidas são disputadas em 5 sets.

Contagem do placar no tênis

A contagem dos pontos no tênis é feita por 15, 30, 40 e game. Ou seja:

  • Primeiro ponto: 15
  • Segundo ponto: 30
  • Terceiro ponto: 40
  • Quarto ponto: “game”

Caso os jogadores ou duplas empatem por 40 a 40, acontece o que é chamado de “deuce”, e o game somente será definido quando houver dois pontos de vantagem.

Para vencer um set, o tenista ou a dupla precisa vencer 6 games, com vantagem de dois games sobre o adversário (6/4, 6/3, 6/2, 6/1 ou 6/0). 

Se o set chegar ao empate por 5 a 5, ele terminará quando um jogador ou uma dupla vencer 7 games (7/5). Contudo, se houver empate por 6 a 6, o set será decidido no game de desempate, conhecido como tie-break, com outro formato de contagem de pontos.

Tie-break no tênis

O tie-break tem contagem de pontos diferente dos demais games do tênis. Os pontos são contados de um em um, e o vencedor será aquele que atingir 7 pontos primeiro, desde que haja dois pontos de vantagem (7/5, 7/4, 7/3, 7/2, 7/1 ou 7/0). 

Contudo, se o tie-break chegar ao empate por 6 a 6, o jogador ou a dupla vencedora será aquela que conseguir abrir dois pontos de vantagem sobre seu adversário.

Você pode conferir todos os detalhes sobre as regras do tênis neste Guia! 

Vá além do Tênis! Confira também outros conteúdos da Esportelândia:

Como se joga tênis: dicas e técnicas

Movimentação de pés

Split Step Tênis

O primeiro passo para começar a jogar tênis efetivamente é saber como se posicionar em quadra. 

Para receber um saque ou na troca de bolas, é necessário manter a raquete centralizada à frente do corpo, com as pernas levemente flexionadas e o peso corporal distribuído entre as duas pernas. 

Toda a vez antes de se movimentar para atacar a bola, o tenista deve fazer o “split step”, um pequeno salto para armar o golpe.   

O split step deve ser feito no momento do quique da bola na quadra adversária ou quando o oponente estiver executando o seu golpe.

Para a execução correta, é preciso cair com as pernas abertas além da linha do joelho, o corpo equilibrado e ficar na ponta dos pés.

Forehand

Forehand tênis

O forehand no tênis, chamado também de direita, é o golpe feito com a raquete com a palma da mão virada para a frente. Para os destros, ele acontece do lado direito. Já os canhotos fazem o forehand do lado esquerdo. 

Entre os diferentes tipos de empunhadura no tênis, os mais comuns para o forehand são a empunhadura eastern e empunhadura semi-western. 

Entre todos os golpes, o forehand tende a ser o mais utilizado em um jogo de tênis. Para quem está começando, não é necessário bater com força. À medida que conseguir mais controle, o tenista ganhará precisão e potência.

Antes de executar o forehand, o tenista deve girar o corpo e levar a raquete para trás de seu corpo. Assim, deve ser feito um swing em que o braço acompanhará o movimento da bola. 

Logo depois de executar o forehand, o tenista deve retornar à posição de equilíbrio e se preparar para fazer o “split step” na preparação do próximo golpe.

Backhand

O backhand, ou esquerda, é o golpe feito com as costas da mão viradas para a frente. Para os destros, ele acontece do lado esquerdo. Já os canhotos fazem o forehand do lado direito.

O backhand pode ser executado tanto com uma mão quanto com as duas. 

Tende-se a acreditar que o backhand com as duas mãos é mais fácil de ser executado. Contudo, grandes tenistas do circuito mundial, como Stefanos Tsitsipas e Dominic Thiem, finalistas do ATP Finals de 2019, e Roger Federer usam o backhand de apenas uma mão. 

Não importa qual seja sua preferência. O caminho ideal para executar o backhand corretamente é aquele que oferecer mais conforto e deixar o movimento o mais natural possível. 

A empunhadura eastern é a ideal para o backhand de uma mão.

Para executar o backhand com precisão, o braço deve ser mantido mais próximo do corpo, evitando abri-lo em excesso. Na terminação do movimento, o braço deve seguir debaixo para cima, com a raquete à frente do corpo, sem girar o tronco.

Saque

Saque tênis

Todo ponto no tênis é iniciado com um saque, ou serviço. Usualmente, quem está sacando é favorito no ponto, já que começa atacando. Por isso, esse é um fundamento muito importante.

A empunhadura mais indicada para o saque é a Continental.

A posição inicial para o saque no tênis é atrás da linha de fundo e próximo à marca central. Para os destros, o pé esquerdo deve ficar à frente. Já os canhotos posicionam o pé direito mais perto da linha de fundo.

Com a mão livre, o tenista deve segurá-la à frente do corpo e junto à raquete. Em seguida, o braço deve ser erguido à frente do corpo, para que a bola seja lançada para o alto. 

A bola deve ser lançada um pouco à frente do corpo e o golpe executado no momento em que ela estiver no ponto mais alto de sua trajetória.

Para aprender a como jogar tênis da melhor maneira, é recomendável buscar a orientação de um treinador profissional. Assim, os movimentos de saque, forehand, backhand e a movimentação de pés tendem a ser aprimorados.

Agora que você sabe tudo o que precisa para começar a jogar tênis, aproveite para ser ainda mais expert no esporte com outros conteúdos:

Ficha Técnica
Título
Como jogar tênis: equipamentos, regras e dicas para começar
Resumo
Quais equipamentos comprar, as regras básicas e principais técnicas… Saiba tudo que precisa para começar a aprender a jogar tênis
Autor

Comentários

Salvar