Aprenda como jogar tênis de mesa: conheça os fundamentos, como deve ser o saque e quais os principais golpes (e como fazê-los)

Já apresentamos as regras e a importância dos equipamentos nas partidas; chegou a hora de mostrar como jogar tênis de mesa, enfim.

A popularidade do ping pong por aqui pode levar à falsa impressão do domínio do esporte por aqueles já acostumados com as raquetes e bolinhas. Mas, entre técnicas fundamentos e posicionamentos, há sempre o que aprender.

Esses e outros aspectos estão disponíveis no texto a seguir. Nele, reunimos tudo o que você precisa para saber como jogar tênis de mesa e se garantir de verdade na próxima vez que encarar um adversário na mesa.

Como jogar tênis de mesa

Pontuação no tênis de mesa
(Macau Photo Agency/Unsplash)

Saber como jogar tênis de mesa não é necessariamente uma tarefa fácil. O esporte tem um combinação de fundamentos, regras e o manejo de diferentes equipamentos que faz com que seja necessário uma boa dose de prática para subir de nível.

Entender o jogo, no entanto, é outra história. A dinâmica da pontuação, por exemplo, é bem simples, seja a maneira de marcar pontos, seja o modo que são contabilizados. São quatro maneiras de se ganhar uma jogada durante uma partida:

  • Fazer a bola pingar duas vezes na mesa do adversário antes de ser rebatida;
  • Fazer a bola pingar no chão depois de acertar a mesa do oponente e antes de ser rebatida;
  • Acertar a bola no adversário logo depois de pingá-la em sua mesa;
  • Fazer a bola acertar a mesa do adversário de tal maneira que ele não consiga devolvê-la de maneira válida.

Lembrando que configura uma jogada válida qualquer bola que seja rebatida após no máximo um pingo na própria mesa e que acerta diretamente a área dentro dos limites (incluindo a quina) da mesa do adversário.

A contabilização, então, nem se fala: partidas disputadas em séries de melhor de sete sets. Cada um dos sets, por sua vez é vencido pelo jogador que fizer 11 pontos, desde que com ao menos dois pontos de vantagem.

Como deve ser o saque no tênis de mesa?

Não há como jogar tênis de mesa sem saber sobre como deve ser o saque, seja sua regra, seja sua execução.

Para começar, ele se alterna entre os jogadores a cada dois pontos somados na partida. Numa situação de 10 a 10 a alternância é a cada ponto marcado.

Tecnicamente falando, as regras são bastante específicas. O sacador deve sempre ter a bola visível, alçá-la pelo menos 16cm para cima e acertá-la, na descendente, atrás da linha limite da mesa.

A bolinha tem ainda de quicar uma vez na mesa do sacador antes de acertar a área adversária. A única similaridade com o tênis são as duas tentativas para acertar. Nas duplas outra similaridade, a necessidade da bola traçar uma diagonal.

Table Tennis Serve GIF - TableTennis Serve Smash - Discover & Share GIFs

Fundamentos do tênis de mesa

Tão importante quanto conhecer as principais regras e pontuações é dominar, ao menos, o básico dos fundamentos.

Afinal, num jogo de tamanha velocidade e de tão pouco espaço, qualquer movimento faz a diferença. E saber como e o porquê desses movimentos é decisivo para fazê-los da maneira correta.

Por exemplo, você sabia que é recomendado ficar pelo menos um palmo de distância da mesa durante uma partida? O espaço ajuda na sua movimentação e viabiliza ângulos melhores para os golpes.

Da mesma maneira, existem maneiras ideais de se empunhar a raquete e, claro, uma lista de golpes com técnicas específicas que tornam o jogo mais rico do que nossos olhos conseguem captar. Você confere ambos a seguir.

Como segurar a raquete de tênis de mesa?

Para saber como jogar tênis de mesa, é essencial conhecer as maneiras de segurar a raquete. Dificilmente você usará mais do que uma; o comum é optar por aquela em que você fique mais confortável.

Só que é importantíssimo conhecer os outros manuseios, entender as vantagens e desvantagens de cada um deles e montar, enfim, sua estratégia de jogo. São eles:

  • Clássico
  • Caneteiro
  • Classineta

A empunhadura clássica é a maneira mais, digamos, básica. É similar à do tênis, com a mão disposta no cabo como se segurasse um controle remoto. Dá mais segurança no golpe direto e potência no backhand.

Tradicional entre jogadores asiáticos, especialmente japoneses e chineses, o método caneteiro empunha a raquete como se fosse uma, ora, caneta. O saque, dessa maneira, é bem mais preciso, assim como as bolas de efeito.

A terceira maneira tem ganhado cada vez mais as mesas, o classineta. Sim, o nome é meio feio, mas o jogo, garantimos, fica bonito.

Meio termo entre o clássico e o caneteiro, tem maior maleabilidade quanto ao lado da raquete e consegue imprimir força no backhand e facilidade em carregar de efeitos as bolas de forehand.

Golpes de tênis de mesa

  • Forehand e backhand
  • Topspin e Backspin
  • Loop
  • Drive e Counterdrive
  • Chop
  • Harau
  • Chiquita

Forehand e backhand

Duas versões do mesmo golpe, o forehand e o backhand são as rebatidas diretas na bola, com a raquete na lateral. O primeiro tem as costas das mãos apontando para trás, o segundo, para frente.

Backhand Push In Table Tennis On Make A Gif Table Tennis GIF 2018 - LowGif

Topspin e Backspin

Topspin e backspin também são duas versões do mesmo golpe. O primeiro pega a bola enquanto a raquete sobe, girando (spin) a redondinha para cima (top). O segundo faz o oposto, golpeando a bola na descendente e fazendo-a girar (spin) para trás (back) e perder velocidade.

Table Tennis : Top Spin Forehand in Ping Pong on Make a GIF

Loop

O loop faz um movimento similar ao do topspin, golpeando a bola com a raquete subindo. Nele, porém, a bola sai mais rápida e com menos efeito.

Textbook Table Tennis DVD - Forehand Loop (Brian Pace) on Make a GIF

Drive

No drive, a bola é golpeada em seu ponto mais alto e o efeito é aplicado apenas com um leve giro do pulso.

Forehand drive table tennis lesson (in 60 seconds) on Make a GIF

Chop

chop é a famosa “fatiada”, a bola que é pega na descendente e é girada para cima. Trata-se de um golpe um tanto imprevisível tanto para quem o faz quanto para quem o defende.

Backhand Chop | PingSkills | Table Tennis GIF | Gfycat

Harau

harau é um dos mais eficientes contra-ataques do tênis de mesa. Nele, você deve “subir à rede”, trazer a raquete lateralmente e dar a direção do golpe com o punho, para surpreender o adversário.

Best Hideko Harau GIFs | Gfycat

Chiquita

O chiquita é um dos mais plásticos golpes do tênis de mesa. Nele, você acerta a bola por baixo dela, com a lâmina da raquete quase que paralela à mesa, e ainda colocando um enorme efeito na saída.

Vá além do tênis de mesa! Confira:

Como jogar ping pong?

Muita gente considera tênis de mesa e ping pong como sinônimos. Para os atletas, no entanto, não é assim. Para eles o primeiro termo se refere ao esporte, com um conjunto de regras oficiais, jogadores profissionais e competições internacionais.

O segundo, por sua vez, é a atividade recreativa, aquilo que é a “pelada” para o futebol. Em outros termos, todo mesatenista sabe como jogar ping pong, enquanto o inverso está longe de ser verdadeiro.

Para o ping pong, basta saber a lógica básica do jogo, com as rebatidas, o quiques necessários para o saque e as maneiras de pontuar. Até porque não existem regras fixadas para as demais questões. Fica a cargo de quem vai jogar.

Por isso, trazemos uma sugestão de regras que podem deixar a sua partida de ping pong dinâmica, competitiva e divertida:

  • Melhor de 3 sets;
  • 5 pontos por set;
  • Saque é dado por quem pontua, como no vôlei.

Como se joga tênis de mesa em duplas?

Os mesmos golpes, fundamentos e praticamente todas as mesmas regras do tênis de mesa simples valem para os jogos em dupla. São apenas duas as mudanças, mas que fazem enorme diferença.

Para começar, o saque. Este deve sempre ser feito do lado direito do sacador e obedecer uma ordem fixa dentro do set. Sendo a e b da mesma dupla, o serviço segue assim:

  • a saca para x;
  • x saca para b;
  • b saca para y;
  • y saca para a.

No game seguinte, trocam-se os sacadores e recebedores, no caso o a sacando para y e por aí vai.

O outro ponto importante para entender como jogar tênis de mesa em duplas é a ordem das batidas. Na modalidade, os jogadores tem de alternar os toques na bola, respeitando a mesma ordem do saque. O dinamismo (e a intensidade), assim, é alto: é golpear e se mexer incessantemente.

Agora que você sabe como jogar tênis de mesa, aproveite para conferir o funcionamento desse e de outros esportes olímpicos:

*Última atualização em 19 de abril de 2021

Salvar