O Vans Pipe Masters é um dos eventos mais tradicionais e fez parte do circuito mundial da WSL por inúmeras temporadas. No entanto, agora o evento acontece de forma separada.
Com a tradição de sempre ocorrer no mês de dezembro, o Pipe Masters deixou o calendário da WSL em 2021; no entanto, o local continuou sendo palco de uma etapa no circuito.
A grande diferença é que o Pipe Masters costumava encerrar a temporada da WSL. Com a separação dos eventos, a entidade também realiza seu campeonato em Pipeline, mas agora em janeiro, marcando o início do circuito.
Resultados ao vivo do Vans Pipe Masters, como foram os brasileiros?
Depois de vários dias de ação, o Vans Pipe Masters chegou ao fim nesta terça-feira (12) no Havaí. Quatro brasileiros participaram da competição: Lucas Chumbo, Bruno Santos, Mateus Herdy e Anne dos Santos.
Anne dos Santos, única representante do Brasil na categoria feminina, terminou na décima terceira colocação entre as vinte surfistas.
Na categoria masculina, Bruno Santos ficou em vigésimo oitavo, Lucas Chumbo em vigésimo sexto e Mateus Herdy em vigésimo.
Quem são os campeões do Pipe Masters de 2023?
De fato, na categoria feminina, Moana Jones-Wong voltou a conquistar uma etapa em Pipeline. A havaiana já tinha vencido o evento do circuito mundial como convidada em 2022.
Ver essa foto no Instagram
Moana superou duas atletas de peso do circuito mundial, Carissa Moore, que liderou a primeira fase, e Molly Picklum, além da jovem Erin Brooks.
Entre os homens, John John Florence liderou nos pontos corridos e, em uma decisão com poucas ondas, bateu seus conterrâneos Makana Pang, Seth Moniz e Billy Kemper em uma final 100% havaiana.
Ver essa foto no Instagram
John John Florence também venceu a etapa quando fazia parte do circuito da WSL, derrotando Gabriel Medina no final de 2020.
Dessa forma, Moana Jones-Wong e John John Florence são os Pipe Masters de 2023.
Qual a premiação do Vans Pipe Masters?
A edição de 2023 do Pipe Masters distribuiu cerca de US$ 420.000 em prêmios, com igualdade entre homens e mulheres. Os campeões garantiram US$ 100.000.
O campeonato também concedeu prêmios em dinheiro para os destaques diários dos dias em que as disputas ocorreram.
Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- “Vai ficar sinistro quando Medina, Italo e Filipe pararem”, Caio Ibelli faz previsão para o surf brasileiro
- Kanoa Igarashi é sincerão sobre seu ano na WSL: “Perdi de gente que ninguém conhece”
- Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira e outros se manifestam contra a torre da destruição no Taiti
- Sophia Medina defende Carissa Moore e critica formato do Finals: “É injusto por que…”
- Decisão na justiça! Campeonato Brasileiro de surf vive imbróglio na etapa final
- Australiano desbanca a Brazilian Storm e ganha prêmio de melhor estilo no surf mundial
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.