O surf é um esporte que vem em uma crescente no Brasil, com muitas estrelas do país no circuito mundial e com títulos mundiais, entre eles: Gabriel Medina e Felipe Toledo. No entanto, um surfista brasileiro pode se tornar santo nos próximos anos, trata-se de Guido Schäffer, que praticava a modalidade no Rio de Janeiro, era médico e estava prestes a se tornar padre.

No último dia 20 de maio, a Igreja Católica emitiu um comunicado pelo Vaticano nomeando Guido Schäffer como venerável e entra no processo de beatificação para se tornar um santo. A princípio, ele será o primeiro santo nascido no Rio de Janeiro e que surfava, algo que está em alta agora pela campanha dos brasileiros no surf mundial.

Quem foi Guido Schäffer?

Guido Schäffer nasceu em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, no ano de 1974. Ele viveu uma vida normal e descobriu seu amor pelo surf, Deus e a medicina. Atuava como médico e atendia como voluntário os moradores de rua, também descobriu sua vocação e estava perto de se tornar padre. Além disso, surfava nas horas vagas e acabou morrendo quando estava com um amigo na praia do Recreio, Rio de Janeiro.

No dia 1 de maio de 2009, enquanto surfava com Eduardo Martins, um amigo que comemorava sua despedida de solteiro, Guido errou uma manobra, caiu e morreu afogado. Um ponto importante era que ele estava há poucos meses de se tornar padre.

Milagres do surfista

Para alcançar o título de Santo é necessário a comprovação de milagres. Assim, alguns já foram confirmados que tiveram ajuda do Guido. Ele ajudou uma freira a se livrar de uma diabete; uma criança foi salva por hipotermia. Além disso, uma dona de casa, no qual o filho foi amigo do surfista teve a cura do marido que sofria de diverticulite através das orações do Surfista Santo.

Nicollas Almeida

Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.