John John Florence é atualmente o sexto colocado no ranking da WSL, o bom resultado em Saquarema quase rendeu ao havaiano uma vaga no top-5, porém, a vitória de Yago Dora estragou os planos.
John aproveitou a queda precoce de Medina no segundo round e ultrapassou o antigo rival, chegando na semifinal, o bicampeão mundial foi barrado por Dora, que venceu o evento e assumiu a quinta colocação.
John John Florence elogia o formato da WSL Finals

De fato, se a temporada regular acabasse nesse momento, nomes de peso como John John Florence, Gabriel Medina e Italo Ferreira estariam de fora da grande WSL Finals, evento em que o top-5 decide o título mundial.
Ainda em busca de participar de sua primeira edição de WSL Finals, Florence aproveitou para elogiar o evento e seu formato em entrevista ao jornal O Globo:
O formato é excitante, porque promove muitas mudanças durante o ano. Acho que ainda pode ter alguns ajustes finos.
Em seguida, John fez ressalvas com relação ao corte na metade da temporada, porém reafirmou seu apreço pelo formato da WSL Finals:
Talvez o corte ser movido mais para o fim. Ele me parece muito perto do começo da temporada. Aos poucos os surfistas vão entendendo como é o trabalho. Eu gosto. Acho o Finals excitante, muita gente assiste, e o surfe precisa disso”, encerrou John.
WSL Finals 2023

A WSL Finals acontece no mês de setembro em Trestles nos Estados Unidos, o evento reúne os cinco melhores da temporada em um formato de batalhas.
O quinto colocado enfrenta o quarto do ranking, quem vencer duela contra o terceiro, o ganhador desse confronto batalha diante do segundo na classificação e por fim, o líder aguarda o resultado desta última bateria para uma melhor de três.
Na temporada passada, Italo Ferreira e Stephanie Gilmore começaram na primeira bateria e chegaram na grande decisão, o potiguar perdeu diante de Filipe Toledo, enquanto a australiana derrotou Carissa Moore para conquistar seu oitavo título mundial.