Terminou agora a pouco a disputa das oitavas de final do masculino no Surf City El Salvador. O Brasil tinha cinco representantes e agora somente dois seguem na briga pelo título na etapa. Com possibilidade dos dois se encontrarem em uma semifinal.
João Chianca eliminado do Surf City El Salvador
João Chianca foi quem abriu a primeira bateria do dia enfrentando o havaiano Ian Gentil. Chumbinho começou com muita vontade, imprimindo muita velocidade nas ondas, mas não conseguindo finalizá-las.
Do outro lado, Gentil conseguiu logo uma nota alta, um 7.17, com direito a dois floateres na onda e fazendo um surf mais clássico. Em seguida, conseguiu um score ainda maior, fechando um 7.50 e a liderança na bateria com somatório de 14.67.
Infelizmente, Chumbinho não pôde ensaiar uma reação e terminou com 11.17 na soma e está eliminado do Surf City El Salvador. Foi a segunda eliminação brasileira, Yago Dora parou na repescagem na disputa contra Barron Mamiya.
Italo derrota Callum Robson e avança
Agora quem encara Ian Gentil nas quartas de final é o brasileiro Italo Fereira. O potiguar venceu o australiano Callum Robson pelo placar final de 14.83 contra 12.17. Italo começou bem a bateria, mas pecou bastante na finalização, não conseguindo conclui-las.
O campeão mundial e olímpico fez uma incrível nota: 8.33. Para delírio do público presente em El Salvador:
O ITALO FERREIRA DE-MO-LIU ESSA ONDA !!!! ??♂️ pic.twitter.com/LQ6WANokUT
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) June 11, 2023
Vitória de Filipinho
A bateria de Filipe Toledo e Rio Waida (IND) precisou ter o cronômetro reiniciado duas vezes. Isso porque não havia boa ondas. Depois de 20 minutos de espera, Filipinho pegou a sua primeira e lançou logo uma pressão para cima do surfista indonésio.
Na ocasião, o atual campeão mundial conseguiu primeiro fazer um 7.17 e depois um incrível 8.83. Na finalização, fez um layback que arrancou aplausos do surfista norte-americano a atual líder do ranking, Griffin Colapinto.
No placar final, Filipe Toledo avançou de fase com 16.00 contra 13.03 de Rio Waida.
A reação do Griffin após esse layback AVASSALADOR do Filipinho! ? pic.twitter.com/fxz4lE50nW
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) June 11, 2023
Sério, eu fiquei com PENA dessa onda. Que PAULADA foi essa, Filipe Toledo !!!!!! ???♂️ #WSLBrasil pic.twitter.com/CwR2OZkHFS
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) June 11, 2023
Caio Ibelli não consegue virada e está eliminado
O paulista Calo Ibelli começou a bateria muito bem contra o australiano Connor O’Leary, fazendo um 7.50, foi a maior nota do duelo. Entretanto, não foi o suficiente para o brasileiro conseguir avançar nas oitavas.
O’Leary conseguiu passar de Caio no somatório e o paulista teve um tempo considerado para a virada, mas ficou por isso mesmo.
Medina cai em última onda e está fora
Não deu para o tricampeão mundial, Gabriel Medina. O surfista brasileiro disputou a última bateria contra o havaiano Barron Mamiya. No início, o tricampeão mundial não conseguiu arrancar grandes notas dos juízes.
Enquanto que Mamiya somava uma nota 6.0 como a sua maior. O brasileiro então tratou de reagir com um 6.33. Com isso, assumiu a liderança, mas logo o havaiano pontuou uma nota 5.0 e passou mais uma vez de Medina no somatório.
No fim, o brasileiro precisava fazer uma nota baixa para avançar, um 4.67. Faltando 40 segundos para o término da bateria, Medina pegou uma onda, mas não conseguiu finalizá-la. Terminou conseguindo um 4.33 e está eliminado do Surf City El Salvador.
Quartas de finais definidas
Ian Gentil (HAV) x Italo Ferreira (BRA)
Kanoa Igarashi (JAP) x Filipe Toledo (BRA)
Griffin Colapinto (EUA) x Connor O’Leary (AUS)
Liam O’Brien (AUS) x Barron Mamiya (HAV)