Qual o melhor skatista do Brasil? Uma pergunta realmente difícil de responder. Há uma enormidade de talentos no país, de diversas idades, estilos, categorias e também em estágios diferentes na carreira.
Fora que a competitividade e a rivalidade no skate, pelo menos no brasileiro, é diferente da maioria dos esportes. Das pistas de parques aos circuitos internacionais, a tradição do skateboarding é muito mais de camaradagem e cumplicidade, ainda que seja uma modalidade essencialmente individual.
Por tudo isso, o texto a seguir não tem a pretensão de definir os melhores skatistas do Brasil como a FIFA elege o melhor jogador de futebol do mundo ou a ATP classifica os melhores tenistas.
No texto a seguir, mostraremos uma mescla dos maiores nomes da história do skate brasileiro com grandes promessas, independente de idade, dos títulos, se é de street, de park, de vert…
O que buscamos foi escolher aqueles que, se não seguem competindo, aos menos continuam influentes na cena. A convocação da seleção brasileira de skate para as Olimpíadas de Tóquio foi de suma importância para essa proposta.
Sem mais delongas, segue a lista com os 10 melhores skatistas do Brasil. Ah! No espaço dos comentários, sinta-se livre para discordar, concordar, adicionar, subtrair, eliminar, enfim, valorizamos demais a sua opinião.
O que você vai conferir neste post:
Melhores skatistas do Brasil
- Bob Burnquist
- Dora Varella
- Isadora Pacheco
- Kelvin Hoefler
- Letícia Bufoni
- Luiz Francisco
- Pedro Barros
- Pâmela Rosa
- Rayssa Leal
- Sandro Dias
Bob Burnquist
- Nome completo: Robert Dean Silva Burnquist
- Data de Nascimento: 10/10/1976
- Natural de: Rio de Janeiro-RJ
- Modalidade: Vert/ Diversas
- Principais conquistas: 10x campeão mundial; 30 medalhas nos X-Games, 7x o skatista do ano, Laureus Awards (2002), Hall da Fama do Skate (2010)
Ok, mesmo depois de tudo o que dissemos no começo, ousamos dizer que Bob Burnquist é melhor skatista brasileiro de todos os tempos. No mínimo o maior. O skate do Brasil simplesmente não seria o mesmo sem ele.
Um dos nomes fortes na campanha para inclusão do skate nas Olimpíadas, Bob já advogava pelo skate como produto e como esporte há muito tempo. X Games, Megarrampa, até no primeiríssimo Tony Hawk’s Pro Skater ele marcou presença.
Ele foi o cara que popularizou o switch, que bateu o recorde de medalhas no X Games, sete vezes eleito o melhor skatista do ano…enfim, é uma lenda do skate do Brasil e do Mundo.
Dora Varella
- Nome: Dora Varella
- Data de Nascimento: 31/07/2001
- Natural de: São Paulo-SP
- Modalidade: Park
- Principais conquistas: Tricampeã mundial Girls Vans Combi Pool Classic (2016, 2017 e 2018), Bicampeã pan-americana (2017 e 2018), Campeã Brasileira de Bowl (2015) e Vice-campeã Brasileira de Park (2019).
Mesmo jovem, Dora Varella já é um dos grandes nomes do skatepark brasileiro. Ainda assim, como você verá, está longe de ser a caçula da lista. Tricampeã mundial de amadoras, a paulistana foi convocada para a primeira formação da seleção brasileira de skate.
Com 18 anos e apenas dois anos como profissional, Dora já tinha alcançado a 8ª colocação do ranking da World Skate, a organização que regula o esporte no mundo. Junto de Yndiara e Isadora Pacheco (que está nesta lista), forma “liderança” da nova geração de skatistas do Brasil.
Isadora Pacheco

- Nome completo: Isadora Rodrigues Pacheco
- Data de Nascimento: 29/3/2005
- Natural de: Florianópolis-SC
- Modalidade: Park
- Principais conquistas: Campeã Brasileira Skatepark (2016, 2019) Campeã Brasileira Bowl (2016), 8ª colocada no ranking da World Skate (2018)
Como falamos, tem muita molecada nessa lista. Isadora Pacheco é uma delas, uma das maiores revelações do skate brasileiro e, porque não, mundial.
Com apenas 11 anos, já era campeã brasileira nas duas modalidades que disputou, park e bowl. Aos 13, já era Top 10 do ranking mundial de skate e integrante da seleção brasileira de skate. Aos 14, bicampeã brasileira de park. Precisa de mais?
Kelvin Hoefler

- Nome: Kelvin Hoefler
- Data de Nascimento: 10/02/1994
- Natural de: Guarujá-SP
- Modalidade: Street
- Principais conquistas: 4 medalhas no X Games, 6x Campeão Mundial o de street, 5x campeão do Dew Tour
Kelvin Hoefler é o atualmente o maior nome do street masculino brasileiro. Vencedor de mais de dez torneios mundiais na modalidade, o paulista é o principal nome da seleção brasileira de skate quando o assunto é manobras.
Competindo desde os 13 anos de idade, Kelvin foi avançando na carreira entre Mundiais, a Street League e finalmente nos X Games. Esperamos que o gosto por medalhas siga nos Jogos Olímpicos.
Letícia Bufoni

- Nome completo: Letícia Bufoni e Silva
- Data de Nascimento: 13/04/1993
- Natural de: São Paulo-SP
- Modalidade: Street
- Principais conquistas: 11 medalhas no X Games (5 de ouro), 4 medalhas no Mundial de Skateboarding (3 de ouro), 1ª colocada do ranking do World Skate (2007)
Letícia Bufoni é a skatista mais próxima de alcançar o tamanho de Bob Burnquist. É o maior nome do street brasileiro e extremamente influente no skateboarding internacional — é personagem jogável no grande remake do Tony Hawk’s Pro Skater, para e ter noção.
Para além da mídia, Letícia é tricampeã mundial e cinco vezes medalhista de ouro no X Games. Ainda que seja exatamente jovem nos padrões do skate, ainda tem muito a conquistar e evoluir. O Brasil só agradece, claro.
Curte outros esportes além do skate? Confira também:
- Conheça os mapas do Valorant: nomes, posições e mecânicas
- Como ser pro player de Fortnite: veja 8 dicas essenciais
- Pra lapidar: conheça os jogadores promissores do FIFA 21
- Sada Cruzeiro: história, títulos, recordes, elenco e ídolos
- Conheça os 20 melhores volantes do FIFA 21 para contratar
Luiz Francisco

- Nome completo: Luiz Francisco Nunes
- Data de Nascimento: 24/07/2000
- Natural de: Lorena-SP
- Modalidade: Park
- Principais conquistas: 2x Campeão Brasileiro Amador (2017), Vans Park Series Brasil (2017)
Luiz Francisco Nunes, o Luizinho é outra promessa do skate brasileiro que tem se tornado realidade. Apenas dois anos separam seus primeiros Campeonatos Brasileiros Amadores de seu primeiro vice-campeonato Mundial, em 2019.
Um ano antes, já tinha alcançado a terceira colocação no X Games de Minneapolis. Convocado para a seleção brasileira de skate para a competir no park, Luizinho é bastante versátil, tendo conquistado campeonatos no bowl e disputado no vert.
Pedro Barros

- Nome completo: Pedro Barros
- Data de Nascimento: 16/03/1995
- Natural de: Florianópolis-SC
- Modalidade: Park
- Principais conquistas: 6 medalhas de ouro no X Games (2010, 2012-2016), Campeão Mundial de Skate (2018)
Da geração de skatistas brasileiros mais consolidados, Pedro Barros é o seu maior vencedor. São seis medalhas de ouro nos X Games e um campeonato mundial. Não à toa, é considerado como o sucessor de Sandro Dias, o Mineirinho.
Confiante e um competidor nato, tendo até vencido torneio no bowl, Pedro é uma das maiores esperanças de medalha olímpica. Foi até eleito o melhor skatista do Brasil no Prêmio Brasil Olímpico.
Pâmela Rosa

- Nome: Pâmela Rosa
- Data de Nascimento: 11/07/1999
- Natural de: São José dos Campos – SP
- Modalidade: Street
- Principais conquistas: 6 medalhas de X Games (2 de ouro), Campeã Mundial da Street League Skateboarding (2019)
Pâmela Rosa é atualmente a melhor skatista do Brasil no feminino, pelo menos em termos de conqusitas. Com enorme projeção no X Games, Pâmela começou com conquistas de expressão em 2014, aos 15 anos, e não parou mais. Entre 2014 e 2019, só não levou uma medalha para casa em 2017.
“Apadrinhada” pro Kelvin Hoefler, Pâmela é uma das skatistas que mais investe seu tempo na preparação física. Como resultado, a liderança do ranking brasileiro de street e a grande expectativa por medalha com a seleção brasileira de skate.
Rayssa Leal

- Nome completo: Jhulia Rayssa Mendes Leal
- Nascimento: 2008
- Natural de: Imperatriz-MA
- Modalidade: Street
- Principais conquistas: Campeã da etapa de Los Angeles da Street League Skateboarding (2019) Campeã brasileira de street (2019)
Chegamos na “Fadinha”. Rayssa Leal, é com certeza a maior promessa brasileira do skate. Como não ser? Com apenas 11 anos já era Campeã brasileira (desbancado Pâmela Rosa) e Vice-campeã mundial de Street. Isso em 2019.
Projetada para o mundo após um vídeo em que acerta manobras difíceis com uma fantasia da fada “Sininho”, Rayssa mostrou depois que a naturalidade se estendia para campeonatos, tornando-se a mais nova campeã de uma etapa da SLS.
Sandro Dias

- Nome completo: Sandro Dias
- Data de Nascimento: 18/04/1975
- Natural de: São Paulo-SP
- Modalidade: Vert
- Principais conquistas: 6x Campeão Mundial de skate, 3x Campeão Europeu de skate, 3x Campeão Brasileiro, 10+ medalhas em X Games
Sandro Dias é sem dúvidas um dos grandes skatistas brasileiros de todos os tempo. Extremamente técnico e um exímio competidor, o “Mineirinho” foi um mestre do vertical, colecionando medalhas e títulos em sua extensa carreira.
Além das conquistas, Sandro ficou conhecido pela capacidade de acertar manobras grandiosas. Em 2004, acertou o dificílimo 900º três vezes em um só mês. É o recordista mundial de aéreo mais alto no halfpipe, com 4,20m acima da altura da rampa.
Depois de conferir a lista dos Melhores Skatistas do Brasil, aproveite para conferir outros conteúdos sobre skate:
- Como o game Tony Hawk’s Pro Skater impactou o skate no mundo
- Tudo sobre shape de skate: saiba como escolher o ideal
- Skate nos X Games: história, campeões e os momentos marcantes
- Pistas de skate: os tipos de rampas e as suas modalidades
- Regras do skate: como funcionam campeonatos e as Olimpíadas
- As 46 principais manobras de skate: como fazer (com vídeos)
*Última atualização em 23 de outubro de 2020
Jornalista formado pela UNESP, foi repórter da Revista PLACAR. Cobriu NBB, Superliga de Vôlei, A1 (Feminino), A2 e A3 (Masculino) do Campeonato Paulista e outras competições de base na cidade de São Paulo. Fanático por esportes e pelas histórias que neles acontecem, dos atletas aos torcedores.
Comentários