Na tarde da última quinta-feira (22), um dos principais nomes do skate nacional, Gui Khury se tornou o primeiro atleta da história a acertar o Kickflip Body Varial 900 durante uma sessão na Greenbox, um complexo de treinamento construído no terreno da casa da avó dele.
Essa manobra, nunca realizada na história do skate, consiste em duas voltas e meia no ar com o skate, fazendo um flip e, durante o giro, o skatista realiza a troca de base e aterrissa no chão. Uma manobra com grau de dificuldade elevado, que surpreendeu os maiores nomes da indústria, como a lenda Tony Hawk.
Gui Khury é o principal skatista brasileiro no vert
Uma das disciplinas dentro do skateboard é o vert, modalidade criada por Tony Hawk que ganhou fama nos anos 90, na primeira edição dos X Games. O estilo de rampa em formato de “U” chamou a atenção pela quantidade de manobras que poderiam ser feitas em sequência.
Gui Khury é um dos poucos skatistas brasileiros praticantes ativos do vert, ao passo que nomes como Luigi Cini e o medalhista de bronze em Paris 2024, Augusto Akio, migraram momentaneamente para o park e começaram a competir nos Jogos Pan-Americanos e campeonatos mundiais.
O jovem skatista é conhecido pela explosão das manobras, mostrando sua evolução constantemente em suas redes sociais, como foi o caso da manobra que parou o mundo do skate nesta semana.
Tony Hawk parabeniza Gui Khury pelo feito e revela que buscava a manobra há anos
O nome mais conhecido da indústria é Tony Hawk. Além de ser considerado um dos melhores skatistas da história, fez sua carreira fora das pistas de skate também – mas de certa forma, dentro delas. A série de jogos de videogame que leva o nome de Hawk arrecadou mais de US$ 1.4 bilhão em vendas.
Em seu Instagram, compartilhou o vídeo de Gui Khury acertando a manobra inédita, e revelou que o brasileiro buscava acertar o nomeado “kickflip body-varial 900”. Mas, com tudo isso, surge uma dúvida: qual será o nome da manobra, para além de especificar quais os movimentos foram feitos. No skate, é comum o autor nomear o que criou.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do skate e confira nossos outros conteúdos sobre a modalidade:
- Conheça Yuto Horigome: japonês campeão olímpico do skate street em Paris 2024
- Nyjah Huston foi roubado em Paris 2024? A polêmica do GOAT do skate street
- Skate nos X Games: história, campeões e os momentos marcantes
- Street League Skateboarding: Campeões e como funciona a SLS
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.