A saber, a Mega Rampa se tornou uma das modalidades mais disputada dos X-Games no skateboard. Dessa forma, uma das lendas do skate brasileiro se consagrou nesta modalidade, Bob Burnquist. Com um total de 30 medalhas, o skatista é o maior medalhista dos X-Games.

Como surgiu a Megarrampa

Danny Way era conhecido por seu estilo de skate incomparável. Veloz, explosivo, com manobras de tirar o fôlego no half pipe. Até então era a única modalidade fora o skate street que simula obstáculos de rua, e permitia que os skatistas fizessem manobras em alta velocidade, saindo da rampa e voltando.

Então, Way foi à uma praia na Califórnia para surfar e clarear as ideias, como ele aponta no mini documentário “Danny Way: BEING”. Até que acabou sendo atingido por uma onda e bateu sua cabeça em um barranco de areia. Com diversos problemas como dano severos à nervos, sistema neurológico e totalmente incapaz de mover as pernas por mais de um ano o skatista achava que não iria melhorar após o acidente.

Posteriormente, em 1997 Danny queria quebrar o recorde de maior salto em uma pista de skate, pulando de helicóptero em uma rampa muito similar à mega. Então, um dia entrou na sala de seu mentor Bill Nosal e desenhou uma Mega Rampa em um guardanapo e afirmou que era aquilo que ele gostaria de construir.

Por que Danny Way criou a Mega Rampa?

Como é supracitado, o atleta no ano de 1997 gostaria de quebrar o recorde de maior salto em uma rampa. Contudo, ao desenhar a Mega ele afirmou para seu mentor que poderia quebrar inúmeros recordes, como de maior velocidade em uma pista, aéreo mais alto e uma gama de possibilidades.

Além disso, Way protagonizou inúmeras ações que julgavam ser impossíveis, sendo a maior delas ter pulado a muralha da China em sua própria criação. Fora isto, maior drop de todos os tempos ao pular da guitarra símbolo do Hard Rock Hotel de aproximadamente oito metros de altura.

Danny Way Does Great Wall of China,9/07/2005 - Go Outside
Rampa montada na Grande Muralha da China em 2005. Foto destaque: Divulgação/ Go Outside

Foto destaque: Divulgação/ Red Bull

Avatar de Marcelo Cartaxo Cavalcanti
Autor Marcelo Cartaxo Cavalcanti

Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.