O Brasil venceu as Filipinas, por 71 x 60, neste sábado (6), em duelo válido pelas semifinais do Pré-Olímpico de basquete, que acontece em Riga, na Letônia. Portanto, avançou para a final do torneio que dará vaga para a Olimpíada de Paris.
Agora o Brasil espera o vencedor de Camarões x Letônia, que se enfrentam também neste sábado para saber quem será seu adversário na grande final.
A decisão será neste domingo (7), às 13h (horário de Brasília). E apenas o grande campeão vai garantir uma vaga na Olimpíada de Paris.
Brasil terá adversário duro na final
Vale ressaltar que o Brasil enfrentou a Letônia recentemente, em setembro do ano passado, pela Copa do Mundo, e perdeu, sendo eliminado da competição.
Além disso, durante a fase de classificação no Pré-Olímpico de basquete, o Brasil também perdeu para Camarões. No entanto, mesmo com o revés, a Seleção Brasileira avançou para a semifinal em 1º lugar no Grupo B.
Brasil encontra fórmula mágica para chegar à Olimpíada
Apesar da vitória, o Brasil não começou bem na partida. Inclusive, terminou o 1º quarto perdendo por uma grande diferença de pontos, 22 x 12. E no intervalo do jogo ainda estava atrás no placar, 33 x 27. Mas o Brasil voltou com outra postura para o 3º quarto.
Fomos achando o ritmo de jogo do ataque deles e do nosso. No vestiário, a gente tem muitos líderes que trazem boas instruções, os técnicos também. Então, a gente foi ajustando. Todos têm bastante experiência“, revelou Caboclo.
No segundo tempo, após bronca de Aleksandar Petrovic, técnico da equipe, no intervalo, o time voltou muito melhor e terminou o 3º quarto vencendo por 51 x 39, 12 pontos de diferença para a Letônia. Por fim, venceu, por 71 x 60.
Estou feliz que conseguimos a classificação para a decisão. A gente já alcançou um objetivo e agora é esperar o adversário na final. Independente de quem seja, será um jogo difícil“, disse Didi Louzada após a partida.
O Brasil foi com o time formado por Marcelinho Huertas, Bruno Caboclo, Didi Louzada, Georginho de Paula e Léo Meindl que o time conseguiu ter uma consistência defensiva e avançar para uma vitória sobre as Filipinas.
Coincidentemente, quatro dos cinco jogadores que se destacaram na vitória sobre a seleção das Filipinas, que representou mais um passo rumo à Olimpíada, são os jogadores da NBA.
Bruno Caboclo atuou na NBA de 2014 a 2021, passando pelas equipes Houston Rockets, Memphis Grizzlies, Raptors e Sacramento.
Huertas passou pelo Los Angeles Lakers. Foram três anos na NBA, lhe rendendo parceria, inclusive, com Kobe Bryant.
Já Didi Louzada esteve de 2021 a 2023 entre G-League e NBA. E Georginho de Paula atuou pelo Houston Rockets entre 2017 e 2018.
Ver essa foto no Instagram
Quer saber mais sobre o que acontece no basquete? Acesse nossos outros conteúdos:
- Maique Tavares fala a verdade sobre última temporada de craque no Flamengo
- CBB inicia projeto Kamilla Cardoso e busca jovens meninas que sonham com carreira no basquete
- Bronny James é recrutado pelos Lakers e pode fazer história ao lado de LeBron
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.