A medalha de bronze de Gabriel Medina foi muito comemorada pelo surfista brasileiro. Apesar de sonhar com o ouro, Medina ficou satisfeito por subir ao pódio dos Jogos Olímpicos pela primeira vez em sua carreira.
No entanto, o bronze de Medina vem sendo extremamente contestado no Peru, país de Alonso Correa, adversário do tricampeão na decisão pelo terceiro lugar.
Federação Peruana de Surf tenta reverter medalha de Gabriel Medina
A Federação Peruana de Surf (FENTA) procura recursos e vai apresentar uma reclamação para reivindicar uma medalha para Alonso Correa, derrotado por Gabriel Medina na decisão pelo bronze no Taiti.
A FENTA atendeu às reclamações de Alonso Correa após sua derrota para Medina. O peruano entrou em uma batalha de remada com o brasileiro e não gostou de quando os juízes deram a prioridade para Gabriel.
Leia aqui >>> Rival de Gabriel Medina, Alonso Correa afirma que foi prejudicado: “Foi muito estranho”
Após muita repercussão no Peru, o presidente da FENTA Jaime Gensollen, afirmou em uma entrevista à Rádio Ovación que Alonso foi roubado e que já foi feita uma reclamação sobre o assunto:
Apresentamos uma reclamação sobre a medalha de bronze, pois a prioridade era de Alonso Correa.
Estamos aguardando a resposta do Comitê Olímpico Internacional. Foi evidente o roubo cometido pelo juiz de prioridade.
Na mesma entrevista, o porta-voz da FENTA deu mais detalhes sobre a reclamação:
Medina pegou a segunda onda, e Alonso a primeira. Ele deveria ter ganho por uma boa margem de remada, mas não foi isso que aconteceu, Alonso chegou primeiro.
A onda que Medina pegou definiu a bateria, com mais de 7 pontos, o que fez a diferença. Temos todas as provas a nosso favor e queremos que o resultado seja corrigido.
Como foi a remada entre Gabriel Medina e Alonso Correa?
Em uma troca de ondas, Alonso veio na primeira, Medina entrou na seguinte e conseguiu um 7.77. Na volta o brasileiro igualou a remada e, para muitos, chegou na frente de Correa no outside (local onde os surfistas esperam as ondas).
Na câmera da transmissão, não é possível ter certeza de quem chegou primeiro para ficar com a prioridade. Porém, o peruano ficou muito irritado com a decisão dos juízes a favor de Gabriel Medina.
O GABRIEL GANHOU NA REMADA DO PERUANO E PEGOU A PRIORIDADE HAHAHAHAHHAHAHA O CARA FICOU EM CHOQUE E NÃO ENTENDEU NADA pic.twitter.com/m90C2mlHhJ
— Surf News Brasil 🌊 (@SurfNewsBrasil) August 5, 2024
Logo depois, o brasileiro aproveitou a prioridade e marcou outro 7.77 para garantir sua vitória e ficar com a medalha de bronze. Alonso também reclamou após a derrota:
Nós dois acabamos na pedra, eu consegui sair de lá antes, cheguei ao fundo antes, estou na frente dele [Gabriel Medina] e acabaram dando prioridade para ele.
Foi muito estranho. Ele pegou uma onda atrás de mim e, se você chegar assim, [a prioridade] deve ser de quem pegar a onda primeiro.
Isso mudou bastante a bateria, foi um detalhe que o juiz de prioridade resolveu dar para o Gabriel, ficou assim, não pude fazer nada, depois disso tive que esperar uma onda melhor, que não veio.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do surf e confira também:
- Piscina de ondas e Los Angeles 2028, Gabriel Medina revela planos: “Sonhar com…”
- Piscina de ondas é a solução? Filipe Toledo comenta sobre a Olimpíada: “Seria a…”
- Tatiana Weston-Webb monta o surfista dos sonhos com 17 títulos mundiais
- Algoz de Gabriel Medina, Kanoa Igarashi provoca sede olímpica de Paris: “Taiti é melhor!”
- Italo Ferreira comenta sobre a Olimpíada no Taiti: “Se eu estivesse, ia ser só porrada”
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.