O tênis brasileiro possui grandes nomes ao longo da história do esporte da bolinha amarela. Com um histórico de raça e muita entrega os atletas do país representaram os fãs e torcedores da melhor maneira possível.

Sendo assim, um desses tenista foi Fernando Meligeni e por sua causa o dia 10 de agosto é uma data muito marcante para o tênis brasileiro. Visto que foi quando Fino, como também é conhecido, conquistou a medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americano de 2003, a competição foi realizada em Santo Domingo, na República Dominicana.

No dia que o lugar mais alto do pódio completa 20 anos, relembre a campanha de Fino no torneio.

Quem foi Fernando Meligeni

Fernando Ariel Meligeni nasceu em Buenos Aires, na Argentina, ainda criança se mudou para o Brasil. Dessa maneira, quando se profissionalizou no tênis resolveu defender a bandeira brasileira. Sua melhor colocação no ranking da ATP foi a 25ª posição, em outubro de 1999.

O grande título juvenil de Meligeni foi o Orange Bowl de 1989, no ano seguinte se profissionalizou no circuito ATP. Na categoria principal foram 20 troféus levantados: 10 em simples e duplas. Individualmente, Fino levantou três canecos no nível ATP ( Bastad, Pinehurst e Praga). Já nas duplas, o brasileiro ganhou sete finais ( Santiago, Estoril, Bolonha, Stuttgart, Bogotá, Gstaad e Casablanca).

No nível Challenger, o segundo da ATP, foram sete conquistas individuais e três como parceiro. Assim, na simples triunfou em São Paulo, em três torneios diferentes, Campinas, Ribeirão Preto, Cairo, Guadalajara. Nas duplas, conquistou São Paulo, Campinas e Salinas. Além disso, foram 16 vice-campeonatos durante toda a carreira. Assim também, representou o Brasil na Copa Davis, nas Olímpiadas de Atlanta e no Pan-Americano.

A linda conquista do Pan-Americano de Santo Domingo

No ano de 2003 Fernando Meligeni anunciou sua despedida do circuito profissional do tênis. Desse modo, o último torneio de sua carreira seria o Pan-Americano de Santo Domingo. A competição de tênis foi disputada entre os dias 4 e 10 de agosto daquele ano.

O brasileiro desembarcou na República Dominicana como o número 121 do ranking da ATP. A última competição de Meligeni foi disputada no Centro Nacional de Tênis em Santo Domingo, ele foi o 3º cabeça de chave do Pan-Americano de 2003. Para conquistar a medalha de Ouro do Pan, Fino passou por cinco adversários e só perdeu um set durante toda a disputa.

Por ser cabeça de chave, Fernando Meligeni já estreou diretamente na segunda rodada. Assim, com um grande desempenho derrotou o argentino Carlos Berlocq por duplo 6/2. Na terceira rodada o brasileiro avançou por W.O, seu rival seria Gabriel Montilla, de Porto Rico, mas ele precisou desistir da competição.

Nas quartas de final, Meligeni encontrou com Jeff Morrison, o estadunidense era o 5º cabeça de chave no Pan-Americano, e se sobressaiu ganhando por 6/3 e 6/4. Na penúltima rodada do torneio, o brasileiro enfrentou Jose de Armas, representante venezuelano e 8º cabeça de chave. Após uma grande partida fez 6/4 e 6/2 e avançou para a disputa da Medalha de Ouro.

A decisão com a cara de Meligeni

Na grande final o desafio era o chileno Marcelo Ríos, ex-número um do mundo, e um rival que nunca tinha sido derrotado por Fernando Meligeni. Dessa maneira, no sexto encontro entre os dois, o brasileiro conquistou o primeiro e único triunfo sobre Ríos. Em uma verdadeira batalha de quase 3h, Meligeni lutou muito e anotou uma virada de 2 x 1, com parciais de 5/7, 7/6 (6) e 7/6 (5).

O chileno era o primeiro cabeça de chave do Pan-Americano, ou seja era o favorito para a principal medalha do torneio. Assim, na primeira parcial confirmou a fama com uma vitória  no detalhe por 7/5. No segundo set, Ríos continuou com tudo teve um 5/4 e sacou para o jogo, mas não teve êxito.

Fernando Meligeni com toda sua raça e vontade que demonstrou durante sua carreira quebrou o rival, depois venceu o tie-break por 8 x 6, fez 7/6 e empatou o jogo. Na última parcial a partida continuou nervosa e eletrizante. Mais um tie-break foi necessário para decidir quem seria o medalhista de ouro em Santo Domingo, com toda sua vontade e emoção Meligeni cresceu e fez 7 x 5 no desempate para soltar o grito de campeão.

Com uma campanha magistral na capital Dominicana, Fernando Meligeni se despediu da carreira profissional no lugar mais alto do pódio. A sua trajetória na principal categoria do tênis durou um pouco mais de 13 anos, mas foram suficientes para Fino marcar o nome na história do esporte no país e virar referência para as gerações futuras de tenistas.