A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou mudanças nas regras e na maneira de classificação para o torneio de vôlei das Olimpíadas de Paris 2024.

As alterações trazem inovações tanto na composição das equipes quanto no formato do torneio, o que visa trazer uma dinâmica diferente em relação aos Jogos Olímpicos anteriores.

Novas mudanças do vôlei a partir das Olimpíadas de Paris

Olimpíadas de Paris terão mudanças no vôlei e na maneira de classificação
Icon Sports

A principal modificação nas mudanças no vôlei é referente à inclusão de um jogador adicional como reserva nas seleções participantes.

13° atleta nas seleções

Anteriormente, as equipes eram compostas por 12 jogadores, mas agora terão a opção de convocar um 13º atleta. Porém, o jogador adicional só poderá entrar em quadra em circunstâncias excepcionais, como lesões ou doenças que impeçam a participação de um dos 12 jogadores originais.

Olimpíadas de Paris terão mudanças no vôlei e na maneira de classificação
Icon Sports

Os atletas reservas, caso não sejam utilizados durante a competição, serão designados como “atletas não-competidores”.

Mesmo credenciados para as Olimpíadas de Paris, eles só poderão entrar em ação se um dos jogadores iniciais sofrer alguma lesão ou impedimento médico. Essa substituição terá um custo, pois o jogador substituto será desclassificado para futuras participações, sendo retirado do elenco.

Além disso, o 13º atleta não terá acomodação garantida na Vila Olímpica, a menos que o respectivo Comitê Olímpico Nacional forneça apoio adicional.

Mudanças na duração das partidas e nas classificações

Olimpíadas de Paris terão mudanças no vôlei e na maneira de classificação
Icon Sports

As partidas de vôlei nas Olimpíadas de Paris estão programadas para começar no dia seguinte à Cerimônia de Abertura, em 26 de julho de 2024.

Os eventos ocorrerão na Arena Sul, em Paris, e se estenderão até 11 de agosto, completando quase todo o calendário olímpico.

Outra alteração é no processo de classificação e agrupamento das equipes. Em vez dos tradicionais dois grupos de seis equipes cada, agora haverá três grupos de quatro equipes cada.

As duas melhores equipes de cada grupo, juntamente com os dois melhores terceiros colocados, avançarão para as quartas de final, seguidas de um play-off para determinar o campeão.

Veja também: Destaque do Flamengo, Brie King explica diferença do vôlei no Brasil para o Canadá

Menos partidas

Olimpíadas de Paris terão mudanças no vôlei e na maneira de classificação
Icon Sports

Essa mudança no formato reduzirá o número de partidas, tendo como base uma adaptação semelhante que foi realizada no basquete dos Jogos Olímpicos anteriores.

Assim, as equipes que avançarem para a rodada de medalhas jogarão um total de seis partidas, em comparação com as oito disputadas até os Jogos de Tóquio 2020.

Atualmente, cinco vagas para Olimpíadas de Paris ainda estão em disputa, e a classificação final será determinada pela fase regular da Liga das Nações de Voleibol (VNL), que se encerrará em 23 de junho.