Ninguém consegue parar! O ano de 2023 foi de longe um dos melhores da Seleção Brasileira de natação paralímpica. Fazendo história nos mais diversos lugares do mundo, a delegação agora acabou de conquistar mais um título para o currículo.

Com um total de 16.085 pontos conquistados ao longo do torneio, o Brasil se sagrou campeão do World Series 2023. O pódio foi completado por Grâ-Bretanha, com 15.691 pontos, e a Itália, com 15.576.

Carol Santiago bate recorde mundial para a natação paralímpica

Créditos: LCB Esportes

Brasil conquista o World Series 2023

Neste fim de ano, o Brasil provou mais uma vez a força que tem dentro do esporte paralímpico. Um dos países mais fortes na modalidade, a delegação brasileira fez bonito novamente e agora conquistou o 1º lugar do World Series 2023.

O campeonato que é divido em etapas ao longo do ano, viu a equipe Canarinho ter o seu melhor desempenho na edição de Sheffield, na Inglaterra. Na ocasião, os brasileiros conquistaram 19 medalhas, sendo sete de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

Além disso, vários recordes foram quebrados, como quando Samuel de Oliveira bateu a incrível marca que pertencia a Daniel Dias desde 2013. Vale lembrar que no World Series as provas são disputadas no formato multiclasses, com a premiação definida pelo Índice Técnico da Competição (ITC).

Além de Sheffield, a Seleção do Brasil também fez excelentes campanhas na natação paralímpica no Mundial da modalidade, realizado em Manchester, também no Reino Unido, e nos Jogos Pan-Americanos, que aconteceram em Santiago, capital do Chile.

Você ama outros esportes além de natação? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Avaliação do comandante

Técnico-chefe da Seleção Brasileira de natação paralímpica, Leonardo Tomasello falou sobre a importância da preparação da equipe para a disputa de grandes eventos. Além disso, revelou parte da estratégia adotada para os torneios.

O World Series é muito importante na preparação da Seleção para os grandes eventos. Esse ano foi para o Mundial de Manchester.

Utilizamos a estratégia de disputar duas etapas em sequência, simulando o período competitivo que encontramos no Mundial, para poder testar o descanso, a manutenção da forma física e o programa de provas.

Os atletas que aproveitaram essas oportunidades acabaram conquistando grandes marcas.

Diante deste cenário, está mais do que claro que o Brasil caminha a passos largos, se preparando para entregar grandes apresentações no Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na França.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: