Tipos de falta, dimensões da arena, objetivos do jogo e mais: conheça as regras básicas do hóquei no gelo e entenda o esporte

Hoje é dia de conhecer as principais regras do hóquei. O esporte praticado sob o gelo, que foi jogado pela primeira vez em 1875, não faz tanto sucesso no Brasil como basquete, futebol americano e até mesmo baseball, mas tem o seu lugar ao sol.

Compilamos os detalhes básicos do regulamento seguido pela NHL, a liga norte-americana de hóquei, para que você entenda as mecânicas do jogo. Reunimos informações como dimensões da arena, principais objetivos, faltas e equipamentos de trabalho.

Ficou curioso? Então venha conosco! O guia tá imperdível (e com GIFs para ilustrar algumas jogadas manjadas). Compartilhe o texto com seus amigos e venha conhecer este amplo universo que o hóquei tem a oferecer!

Quantos jogadores tem um time de hóquei

Quantos jogadores tem um time de hóquei
Jogadores de linha em uma partida de hóquei

Um time de hóquei no gelo é formado por seis atletas: um goleiro e cinco jogadores de linha. Eles se movimentam na arena com patins, tacos em formato de L e equipamentos de proteção. A meta é empurrar o disco para o fundo do gol adversário e marcar pontos.

Na NHL, as franquias contam com elencos de até 20 jogadores. Eles podem atuar em cinco posições diferentes. Vejamos a seguir:

Posições do hóquei

  • Goleiro (goalie): fica entre as traves e defende o gol;
  • Defensor (defensman): atua atrás defendendo o perímetro do goleiro;
  • Ala-direito (right wing): atua no lado direito do ataque;
  • Ala-esquerdo (left wing): atua no lado esquerdo do ataque;
  • Central (center): atua no centro do ataque e coordena as jogadas ofensivas.

Qual a duração de uma partida de hóquei

Qual a duração de uma partida de hóquei
Relógio de uma partida de hóquei

Continuamos nosso guia de regras do hóquei com a duração das partidas. Na NHL, o jogo é dividido em três tempos de 20 minutos cada, com intervalos de 20 minutos entre os períodos.

Ao final do cotejo, caso as duas equipes estejam empatadas em pontos, joga-se uma prorrogação de cinco minutos, que funciona no formato morte súbita. O primeiro time a marcar no overtime, vence o duelo.

Se ninguém marcar e o empate persistir, a partida termina empatada. A única exceção são os playoffs da liga. Caso os times cheguem no jogo sete empatado em número de vitórias, a prorrogação é disputada até que alguma equipe anote um ponto.

Qual o objetivo do hóquei no gelo

Qual o objetivo do hóquei no gelo
Jogadores lutando pelo disco

O objetivo do hóquei no gelo é marcar pontos colocando o disco de borracha no fundo do gol adversário. Cada gol equivale a um ponto.

Para isso, os jogadores utilizam tacos em formato de L para manipular o disco, enquanto se movimentam na arena de gelo através dos patins. Para construir jogadas, é possível tocar o disco para companheiros ou simplesmente conduzi-lo individualmente.

Ao fim do jogo, vence quem tiver marcado mais pontos.

O hóquei é um dos esportes coletivos mais rápidos, intensos e violentos do mundo. Os atletas se deslocam de um lado para o outro o tempo inteiro, lutam pelo disco usando a força física e sempre estão se empurrando contra o muro de proteção.

Qual o tamanho da quadra do hóquei

Qual o tamanho da quadra do hóquei
Estrutura de uma quadra de hóquei

A quadra de hóquei, na verdade, é uma pista de gelo. Ela foi desenhada especialmente para o esporte e possui formato retangular, mas com bordas arredondadas nas extremidades. Na NHL, a arena tem 61x23m de dimensão.

Dois muros envolvem a pista, com o objetivo de não deixar o disco cair para fora. Exatamente no centro, existe uma linha vermelha chamada red line. Ela é usada para o pontapé inicial e para demarcar impedimentos/icings (veremos a seguir).

Há também duas linhas azuis com distância de 8,5m da linha vermelha, uma em cada lado da quadra. Elas dividem a arena em três partes: zona de defesa (defensive zone), zona neutra (neutral zone) e zona de ataque (offensive zone).

As balizas, ou seja, os gols do hóquei, ficam localizadas nas extremidades da pista. Suas dimensões na NHL são de 1,2m de altura e 1,8m de comprimento. São entre essas traves que os jogadores precisam empurrar o disco para marcar pontos.

Por fim, existem nove pontos de faceoffs espalhados por diversos setores da quadra. São nesses pontos que os jogadores disputam a posse do disco quando o jogo é paralisado ou está voltando de um intervalo.

Leia mais sobre esportes americanos:

Quais são as faltas no hóquei

tipos de falta hockey
Conheça os tipos de falta no hóquei

Continuamos nosso guia de regras do hóquei com as infrações. Não pense que, só porque a porradaria come solta, não existem limites no esporte.

Antes de explicarmos cada falta separadamente, precisamos diferenciar os três graus de punição. Quando a infração é marcada, o árbitro indica qual foi a intensidade:

  • Minor penalty: quem comete a falta fica dois minutos fora da partida;
  • Double minor penalty: quem comete a falta fica quatro minutos fora da partida;
  • Major penalty: quem comete a falta fica cinco minutos fora da partida;
  • Misconduct: quem comete a falta fica dez minutos fora da partida.

O time que sofreu a infração ganha o powerplay (PP), uma espécie de cobrança de falta. Já o time que cometeu a falta se defenderá no penalty kill (PK). Se o time marcar um ponto no PP, o jogador que foi mandado temporariamente pra fora de quadra pode retornar.

Dependendo da infração cometida, o jogador pode ser expulso da partida. São os casos de atitudes como: xingamentos preconceituosos, gestos obscenos, agressão a árbitros, torcedores ou membros da comissão técnica, tentativa intencional de provocar uma lesão no adversário, sair da área de infração antes do tempo previsto, entre outras.

Tipos de falta no hóquei

  • Hooking
  • Tripping
  • Cross-checking
  • Holding
  • Interference
  • High sticking
  • Boarding
  • Slashing
  • Fighting
  • Game misconduct
  • Elbowing

Hooking

hooking hockey
Hooking

Quando o jogador evita a progressão do adversário fazendo um gancho com o taco, com as mãos ou até mesmo pernas, mas não ao ponto de derrubá-lo.

Tripping

tripping hockey

Quando o jogador derruba o adversário fazendo uma espécie de rasteira com o taco, mãos ou pernas.

Cross-checking

Cross-checking
Cross-checking

Quando o jogador, com as duas mãos no taco, dá uma paulada no adversário, com a intenção de empurrá-lo para alguma direção.

Holding

holding hockey
Holding

A famosa segurada pra frear a movimentação do adversário. Os jogadores costumam segurar alguma parte do corpo ou até mesmo os equipamentos.

Interference

interference
Interference

É quando se atrapalha a progressão de um jogador que não está com a posse do disco. Isso pode ser feito utilizando o taco ou dando uma porradinha. A interferência também pode ser marcada quando um adversário entra na zona do goleiro e acerta ele.

High sticking

High sticking
High sticking

Quando o jogador, com o taco, acerta o adversário na altura do ombro, gerando, na maioria das vezes, algum tipo de contusão.

Boarding

boarding hockey
Boarding

Uma das faltas mais sujas do hóquei. É quando o jogador atinge o adversário por trás e o lança em direção à mureta da arena. Costuma gerar contusões sérias.

Slashing

slashing nhl
Slashing

Outra falta muito suja. Utilizando o taco, o jogador dá uma paulada no adversário, mas fazendo um movimento de cima pra baixo, semelhante à uma fatiada. Essa falta já proporcionou diversas fraturas sérias.

Fighting

Fighting
Fighting

É a falta mais recorrente: quando dois adversários simplesmente começam a brigar na arena. Os árbitros interferem quando a coisa fica séria ou alguém cai no chão.

Game misconduct

Game misconduct
Game misconduct

Quando o jogador reclama agressivamente de um adversário ou árbitro. Também pode ser marcada quando um atleta não obedece as ordens do juiz ou tenta começar uma briga.

Elbowing

Elbowing
Elbowing

A tradicional cotovelada no colega de trabalho.

O que é offside no hóquei

O que é offside no hóquei
Exemplo de offside no hóquei

Dando sequência às regras do hóquei, chegou a hora de te explicar o offside – que tem nada a ver com o impedimento do futebol.

Nas quadras de gelo, offside é quando um jogador ultrapassa a linha azul do adversário antes do disco. Isso não pode rolar. Quando acontece, a partida é paralisada e os times disputam faceoff na zona neutra mais próxima à infração.

O que é icing no hóquei

icing hockey
Icing no hóquei

O icing é outra infração conhecida no hóquei. É basicamente quando um time tenta rifar o disco nas seguintes condições:

  • O disco atravessa três das cinco linhas sem tocar no adversário;
  • O disco tem que ser tocado primeiro pelo time que tentou a ação.

A equipe que praticou o icing sofre duas punições:

  • Não troca de linha
  • Disputa faceoff no seu campo de defesa

Pronto! Agora você conhece as principais regras dó hóquei. Gostou deste guia? Deixe seu feedback nos comentários e nos ajude a crescer! Um grande abraço e até a próxima.

*Última atualização feita em 28 de março de 2021

Salvar