No cenário do futebol dinamarquês, as paixões fervem nas arquibancadas, refletindo a intensidade e a fervorosidade das maiores torcidas da Dinamarca.
Num país onde o futebol é mais do que um esporte, é uma tradição enraizada na cultura, os clubes de destaque, como Copenhague, Brøndby, Aalborg, Aarhus e Midtjylland, lideram o caminho não apenas em campo, mas também nas bancadas.
Essas torcidas não só proporcionam um espetáculo vibrante durante os jogos, mas também desempenham um papel crucial na identidade e na história do futebol dinamarquês.
Neste texto, exploraremos as características distintivas e a influência dessas gigantes torcidas, mergulhando no coração pulsante do fervor futebolístico dinamarquês.
Qual a maior torcida da Dinamarca?
A maior torcida da Dinamarca é a do Copenhague. O número de torcedores da equipe é de 950 mil. Veja agora quais são as outras equipes entre as maiores torcidas da Dinamarca.
Maiores torcidas da Dinamarca
- Copenhague
- Brøndby
- Aalborg
- Aarhus
- Midtjylland
Midtjylland (5º)
O Midtjylland abre o ranking das maiores torcidas da Dinamarca, com 200 mil torcedores.
O FC Midtjylland, sediado em Herning, Dinamarca, foi fundado em 1999 da fusão do Ikast FS e do Herning Fremad. Competindo na Superligaen, venceu o campeonato três vezes.
Fundado por Johnny Rune e Steen Hessel, o clube surgiu para unir dois rivais locais sem destaque no cenário dinamarquês.
Promovido à Superligaen em 2000, quebrando recordes de pontuação na Primeira Divisão, o clube também fez história em 2020 ao se classificar pela primeira vez para a fase de grupos da UEFA Champions League.
Com seu próprio estádio desde 2004, o Midtjylland é conhecido por sua academia de futebol e parceria com o FC Ebedei da Nigéria.
Os Black Wolves são o fã-clube oficial do clube, que tem rivalidades destacadas com Viborg FF, Silkeborg IF e Aalborg. O derby com o Viborg FF é considerado o segundo maior da Dinamarca, depois do embate entre FC København e Brøndby IF.
Aarhus (4º)
Seguindo com as maiores torcidas da Dinamarca, vem o Aarhus, que aparece em quarto lugar. O clube conta com 310 mil adeptos.
O Aarhus é um clube de futebol da Dinamarca, com sede na cidade de Århus. Fundado em 26 de setembro de 1880, manda seus jogos no Aarhus Idrætspark.
Competindo atualmente na Superliga dinamarquesa, o mais alto nível profissional do futebol no país, o clube é um dos mais antigos da Dinamarca e também se envolve em outras modalidades esportivas, como ginástica e esgrima.
O AGF possui um histórico impressionante, com cinco títulos de campeonato dinamarquês e um recorde de nove copas dinamarquesas. O Aarhus foi um dos participantes da primeira edição da Copa dos Clubes Campeões Europeus em 1955.
Em 1961, o AGF alcançou as quartas de final da Copa dos Clubes Campeões Europeus e, em 1989, repetiu o feito nas quartas de final europeias, desta vez na Recopa Europeia. As cores tradicionais do clube são camisa branca, calção e meias azul-marinho.
Aalborg (3º)
O terceiro clube entre as maiores torcidas da Dinamarca é o Aalborg, que tem, ao todo, 400 mil torcedores.
O Aalborg é um clube de futebol profissional dinamarquês localizado em Aalborg. Fundado em 1885 como um clube de críquete, o AaB mudou seu foco para o futebol em 1902.
Até o momento, conquistou quatro títulos do Campeonato Dinamarquês e três troféus da Copa da Dinamarca. Em 1995, tornou-se a primeira equipe dinamarquesa a participar da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA.
O AaB tem uma forte base de torcedores, com o AaB Support Club sendo um dos fã-clubes mais antigos da Dinamarca.
Seu maior rival é o AGF, com quem disputa o “Den Jyske Klassiker” (O Clássico da Jutlândia), embora a rivalidade tenha diminuído nos últimos anos devido a novas rivalidades locais.
Brøndby (2º)
Em segundo lugar no ranking das maiores torcidas da Dinamarca está o Brøndby, com 700 mil torcedores.
O Brøndby IF é um clube de futebol profissional com sede em Brøndbyvester, Brøndby, nos arredores de Copenhague, Dinamarca.
Conhecido em países de língua alemã como Brøndby Copenhague, foi formado em 1964 após a fusão de dois clubes locais de Brøndby.
Desde sua ascensão à primeira divisão dinamarquesa de futebol em 1981, conquistou 11 títulos nacionais e sete Copas nacionais dinamarquesas.
Desde a criação do FC Copenhague em 1992, os dois times da capital têm travado uma rivalidade intensa, competindo na New Firm e atraindo grandes multidões no futebol dinamarquês.
Entre 1985 e 2021, o clube conquistou o campeonato em 11 ocasiões e, desde 1985, terminou fora dos três primeiros lugares apenas em quatro ocasiões.
Durante esse período, o Brøndby garantiu pelo menos um troféu ou medalha a cada temporada, com exceção de 1992, 2012 e 2013.
Copenhague (1º)
Entre as maiores torcidas da Dinamarca, o Copenhague ocupa a 1ª posição, com 700 mil torcedores apaixonados.
O Football Club Copenhague, sediado em Copenhague, Dinamarca, nasceu em 1992 da fusão entre o Kjøbenhavns Boldklub e o Boldklubben 1903.
Com 15 títulos de campeonato dinamarquês e nove copas nacionais, é o clube mais laureado da história do futebol dinamarquês.
Além disso, é uma presença constante na fase de grupos tanto da Liga dos Campeões da UEFA quanto da UEFA Europa League, sendo o único clube do país a alcançar a fase final da Liga dos Campeões.
O Copenhague atualmente lidera a lista de classificação de equipes escandinavas da UEFA. Apelidados de “Byens Hold” (O Time da Cidade) ou “Løverne” (Os Leões), disputam suas partidas no Telia Parken, palco também dos jogos da seleção nacional dinamarquesa.
Desde sua fundação, o FCK nutre uma rivalidade intensa com o Brøndby IF, cujos embates no derby de Copenhague são eventos que atraem multidões recordes no futebol dinamarquês.
Após conhecer as maiores torcidas da Dinamarca, quer saber quais são as maiores de outros países na Europa? Acesse nossos conteúdos:
- As maiores torcidas de Portugal
- As 10 maiores torcidas da França
- As 10 maiores torcidas da Alemanha
- As 10 maiores torcidas da Itália
- Saiba quais são as maiores torcidas da Inglaterra
- As maiores torcidas da Espanha
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.