No último domingo, o programa “Fantástico” da Rede Globo dedicou uma reportagem especial ao fisiculturismo, abordando desde seu crescimento no Brasil até questões polêmicas como o uso de anabolizantes.
A matéria, que durou 20 minutos, contou com a participação de três grandes atletas do esporte dentro do Brasil: Rafael Brandão, Ramon Dino e Francielle Mattos.
A forma como o programa foi conduzido permitiu um aprofundamento nos diversos pilares do fisiculturismo, falando sobre seu avanço no Brasil e explicando detalhes do esporte ao público geral.
Um dos focos centrais da discussão foi o uso de substâncias anabolizantes, um tema recorrente e controverso dentro do esporte.
Principais atletas do Brasil falam sobre o uso de anabolizantes em rede nacional
Ramon Dino foi o primeiro a comentar sobre o assunto. O atleta reconheceu os perigos associados ao uso dessas substâncias e ainda falou que quem ingressa nesse meio precisa estar ciente dos riscos para a saúde.
Já tem que entrar nesse meio sabendo que corre o risco de saúde. Para as pessoas que estão iniciando, a gente deixa a dica para não fazer isso se não for um atleta. É uma coisa muito séria, mexe com sua saúde.
Rafael Brandão, por sua vez, comentou partindo de uma visão similar com a de Dino. Ele admitiu o uso de anabolizantes, mas enfatizou que tudo é feito sob rigoroso acompanhamento médico.
Sim, eu assumo meus riscos, eu não vou chegar aqui e mentir. Mas eu vou falar para você que eu utilizo hormônio, mas tenho acompanhamento médico.
Brandão ainda frisou a importância da honestidade nesse debate, expressando seu desejo de não influenciar negativamente o público, ainda mais com seus mais de 2 milhões de seguidores.
Acho que a gente tem que ser honesto porque eu não ia conseguir deitar minha cabeça e dormir em paz sabendo que eu posso influenciar negativamente muitas pessoas.
Anabolizantes no fisiculturismo feminino
Francielle Mattos, atual top 1 do mundo, trouxe uma perspectiva direta sobre a realidade do fisiculturismo profissional entre as mulheres.
Ela afirmou que, no nível de competição em que se encontra, é impossível alcançar os resultados sem recorrer aos anabolizantes, mesmo se tratando do público feminino.
No nível que eu compito, no profissional, não (é impossível chegar sem anabolizantes). É impossível chega rnesse resultado natural, por exemplo.
A matéria do “Fantástico” esclareceu o uso de anabolizantes no fisiculturismo, além de conseguir ter aberto um diálogo sobre a ética e a saúde dentro do esporte. O que, de forma geral, impacta positivamente no crescimento da modalidade dentro do cenário nacional.
Ver essa foto no Instagram