Quando se trata dos melhores brasileiros do fisiculturismo na história e na atualidade, a lista contém grandes nomes.

Ao contrário do que muitos fãs que não acompanham atentamente o esporte podem achar, o Brasil é forte tanto no cenário masculino quanto no feminino.

Aliás, no feminino o buraco é ainda mais embaixo. Nomes como Angélica Teixeira e Francielle Mattos somam mais de dez títulos do Mr. Olympia, o campeonato mais importante do mundo.

Veja: Olympia: quantas vezes o Brasil já ganhou a Copa do Mundo de Fisiculturismo?

Porém, este artigo irá focar apenas nos melhores brasileiros do fisiculturismo, aqueles que se destacaram ao longo dos anos e ainda podem se alcançar novos patamares.

20 melhores brasileiros do fisiculturismo

Confira a lista, sem ordem de ranqueamento ou critério crescente, dos melhores brasileiros do fisiculturismo da história e atualidade abaixo.

1. Luiz Otávio de Freitas

Melhores brasileiros do fisiculturismo

Otávio de Freitas foi o primeiro fisiculturista do Brasil a conseguir chegar até o Mr. Olympia, o show mais importante do mundo.

2. Diogo Montenegro

Brazilian Bodybuilder - Confira quem são os melhores brasileiros do fisiculturismo em 2023 "É um dos únicos que podem ganhar de mim" - Diogo Montenegro revela principal rival no Brasil
Reprodução/ProFitness

Competindo pela Men’s Physique, Diogo Montenegro está na lista, pois colecionou dois top 3 do Olympia e promete continuar batalhando pelo legado.

3. Felipe Franco

O contrato oferecido pela Shark Pro ao Felipe Franco
Reprodução: rede social/fefrancooficial

De fato, Felipe Franco é um dos maiores nomes fitness do Brasil e tem seu lugar de respeito entre os melhores brasileiros do fisiculturismo.

4. Ramon “Dino” Queiroz

Brazilian Bodybuilder Poses da categoria Classic Physique - Conheça quais são
Reprodução/Ramon Dino

Este nome pouco precisa de explicação. Ramon “Dino” Queiroz é o atual top 2 do mundo e o vencedor do Arnold Classic Ohio 2023.

5. Eduardo Corrêa

Até Ramon surgir, Eduardo Corrêa era o único atleta do Brasil que tinha conseguido bater na trave no Mr. Olympia.

Corrêa tem seu nome marcado na história do esporte e é um dos mais respeitados até mesmo fora do Brasil.

6. Gabriel Zancanelli

Brazilian Bodybuilder
Reprodução/MagaClick

Gabriel Zancanelli, atleta que ficou no top 13 do Olympia 2022 e 2023, tem nome garantido na lista pelas suas três participações no Olympia e seu destaque no cenário.

Zanca conta com quatro títulos conquistados no cenário profissional e um começo de carreira que o coloca entre os maiores do país.

7. Rafael Brandão

Brazilian Bodybuilder
Reprodução/ William Neto

Outro nome que dispensa apresentações. Com 30 anos, Rafael Brandão é o melhor brasileiro na história da Open Bodybuilder ocupando a 10° posição no Olympia 2022.

8. Isa Pecini

“Esse show que vou participar é no…” - Isa Pecini revela próxima competição
Reprodução/Infocus Media

A Ms. Olympia 2019, Elisa Pecini, é uma das melhores do mundo e deve a voltar ao topo da Bikini em pouco tempo.

9. Francielle Mattos

Francielle Mattos no Mr. Olympia 2022 – Vai ganhar mais uma vez?
Reprodução/W.Wittmann

A atual tricampeã Olympia da Wellness, Francielle Mattos, é uma das melhores atletas do mundo e deve continuar com esse título por mais algumas temporadas.

10. Ângela Borges

Brazilian Bodybuilder
Reprodução/ Magaclick

Ângela é considerada uma rainha da Wellness. A atleta tem cogitado a aposentadoria, porém, é uma lenda do fisiculturismo nacional.

11. Nathália Coelho

Regras do Brazilian Bodybuilder- Conheça os critérios de julgamento no bodybuilding
Reprodução/ W.Wittmann

Coelho já possui um título Olympia na categoria Women’s Physique e deve perdurar no trono por mais alguns anos.

12. Fernando Sardinha

Melhores brasileiros do fisiculturismo

155 troféus, 133 medalhas e 11 títulos.  Pois é, não precisamos explicar muitos outros motivos que levam Fernando Sardinha para a lista dos melhores brasileiros do fisiculturismo.

13. Edson Prado

Melhores brasileiros do fisiculturismo

Muitos dizem que se Edson Prado tivesse no auge hoje em dia, ele seria um dos grandes favoritos no Olympia.

Com certeza, o baixinho tinha um físico que batia de frente com os maiores nomes da sua época e fez história no cenário do bodybuilding.

14. Paulo Lima

Melhores brasileiros do fisiculturismo

Para os amantes de fisiculturismo raiz, Paulo Lima é uma lenda. Afinal, na antiga federação, Lima foi por muito tempo o maior representante do país.

Vale destacar que, além da carreira como atleta, seu nome é constantemente lembrado como um dos melhores coaches de fisiculturismo até hoje.

15. Fernando Noronha Maradona

Além do já citado Corrêa, Maradona também foi um dos poucos atletas do Brasil, até 2020, a pisar no Olympia pela categoria 202, até então.

16. Angélica Teixeira

Precursora da Bikini no cenário brasileiro, Angélica Teixeira deixou um legado na categoria dentro do Olympia com dois títulos conquistados. Não há como deixá-la de fora dos melhores brasileiros do fisiculturismo.

17. Juliana Malacarne

Melhores brasileiros do fisiculturismo

Juliana é inegável nessa lista. Afinal, a brasileira praticamente fundou a Women's Physique no Mr. Olympia com quatro títulos do show.

18. Júlio Balestrin

Melhores brasileiros do fisiculturismo

Hoje, um fenômeno por conta das redes. Mas a carreira de atleta de Júlio Balestrin é composta por Arnold Classic, caminho inédito no profissional e um físico inegavelmente histórico.

19. Nathalia Melo

Seguindo a lista dos melhores brasileiros do fisiculturismo, outra representante nacional que conseguiu conquistar o título do Olympia na Bikini, no ano de 2012.

20. Tamer el Guindy

Melhores brasileiros do fisiculturismo

Por fim, encerraremos a lista dos melhores brasileiros do fisiculturismo com um nome histórico para o cenário esportivo do país.

Tamer, por mais que não tenha sido um atleta que marcou era no Olympia, é o grande responsável por trazer a MuscleContest para o Brasil e merece ser citado nessa lista.